sexta-feira, 13 de abril de 2012

Pais de alunos temem acidentes com utilização de veículos pau-de-arara em Ibicuitinga


A precariedade no transporte escolar do município de Ibicuitinga, no sertão central cearense, tem prejudicado alunos que precisam se descolar de localidades distantes da sede do município.
É o caso de jovens e crianças da localidade de Furnas, onde o único transporte é feito através de veículo pau-de-arara, sem nenhuma segurança para os ocupantes, o que deixa os pais apreensivos.
"O carro é muito pequeno, e deixa as crianças em cima das outras. E quando chove não leva as crianças", desabafa a moradora Francisca idenar da Silva. Segundo ela, é comum os pais deixarem os filhos na escola à pé ou de bicicleta.
Em novembro de 2009, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) constatou irregularidades contábeis e administrativas em Ibicuitinga, após trabalho de Inspeção Ordinária realizada no município.
Segundo o documento, os veículos vistoriados destinados ao transporte escolar estavam em péssimo estado de conservação, com mais de 15 anos de uso, veículos tipo caminhoneta com bancada de madeira sem o cinto de segurança, sem extintores de incêndio, sem a pintura de faixa horizontal na cor amarela, contrariando as determinações do Código de Transito Brasileiro.
Ainda segundo o relatório do TCM, o transporte de alunos está sendo realizado em veículos do tipo pau-de-arara, contrariando a legislação.
Entre 2007 e 2012 o Tribunal de Contas do Estado aplicou multas a 28 prefeituras cearenses por transporte escolar irregular, em valores que somados chegam a R$ 99.700.
A produção do portal Ceará Agora entrou em contato com a Secretaria de Educação do Município de Ibicuitinga, mas os telefones disponibilizados não atenderam.
Os números do prefeito José Edmilson Gomes também não atenderam as ligações durante toda a semana. 
FONTE: CEARÁ AGORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário