sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Presidenta da Câmara Municipal de Saboeira faz visita de cortesia ao presidente da Câmara Municipal de Catarina

Reportagem - Diomar Araújo

Foto – Wilame Nogueira

A presidenta da Câmara Municipal de Saboeiro vereadora Joana Darc Rodrigues (PMDB), esteve na manhã desta quinta-feira (06), em Catarina, fazendo uma visita de cortesia ao presidente da Câmara Municipal vereador Valmir do Monte Alegre (PMDB).

Joana Darc parabenizou o vereador Valmir pela conquista da presidência do poder legislativo municipal para o biênio 2011/2012. Durante a visita a vereadora visitou as dependências da Câmara Municipal local que passa por uma verdadeira reforma.

O presidente da câmara municipal de Catarina convidou a presidenta da Câmara Municipal de Saboeiro e os demais vereadores daquele município para participarem da primeira seção ordinária da Câmara Municipal de Catarina que será realizada na primeira quinzena de fevereiro. A vereadora Joana Darc retribuiu o convite e disse que entraria em contato com o mesmo.

NOMES ANUNCIADOS Werisleik comandará a PM

O coronel Werisleik Ponte Matias, atual comandante do Ronda do Quarteirão, deixará o cargo nos próximos dias e terá uma missão ainda maior. Vai chefiar sua corporação, a Polícia Militar do Ceará, que, atualmente, conta com um efetivo aproximado de 18 mil homens.


O nome de Werisleik foi confirmado no meio da tarde de ontem, durante uma reunião do novo secretário da Segurança Pública do Estado do Ceará, coronel PM Francisco Bezerra, com o governador Cid Gomes. Em seguida, o oficial foi chamado à Casa Militar do Governo onde Bezerra também definia os demais titulares do segundo escalão da SSPDS.

Escolhidos

Além de Werisleik Pontes Matias, também foram escolhidos os nomes do coronel João Vasconcelos de Sousa (atual comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará/CBM) para o cargo de secretário-adjunto da Pasta (será o ´vice´ de Bezerra); e o coronel Josileno Vitoriano para substituir Vasconcelos no CBM. Na Superintendência da Polícia Civil, o delegado Luiz Carlos Dantas acabou mantido no cargo por mais quatro anos.

O encontro do secretário com seus auxiliares não pôde ser registrado pela Imprensa. Na última terça-feira, Bezerra havia informado, por meio de sua assessoria, que as indicações para o cargo de titular das vinculadas somente iriam ocorrer no fim do mês. Porém, decidiu mudar de ideia após reunião com Cid.

LEIA MAIS http://diariodonordeste.globo.com/

Infraero aponta riscos no Aeroporto do Cariri

Os riscos relacionados à ocupação irregular da área que envolve o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, neste Município, foram debatidos, ontem, no I Seminário sobre Área de Segurança Aeroportuária (ASA), do Aeroporto Regional. Vários alertas foram feitos relacionados ao rápido processo de urbanização da área e, de acordo com a explanação do superintendente regional da Infraero, Fernando Nicácio, até um colégio está dentro da área considerada irregular. O alerta serve para coibir que novos empreendimentos sejam construídos no local e, mais tarde, o Aeroporto possa até ser interditado.


Os riscos começam a se apresentar e o superintende afirma que esse trabalho, por meio de esclarecimentos técnicos da portaria 1.141, que determina a zona de proteção do Aeroporto, chega em uma boa hora, por conta do acelerado processo de ocupação. Alguns imóveis chegaram a ser construídos na área de risco, de forma irregular, e outros, segundo ele, que não tantos, devem ser indenizados pela municipalidade no futuro.

Há áreas, inclusive, segundo Nicácio, já loteadas na área irregular. Ele deverá ter uma audiência com o prefeito de Juazeiro, Manoel Santana, para explicar todo o processo e até a possível condição para a ampliação do Aeroporto, para que não haja um comprometimento futuro.

LEIA MAIS http://diariodonordeste.globo.com/


Dilma lança PAC de combate à pobreza

A presidenta Dilma Rousseff começa a preparar as primeiras medidas a serem tomadas visando a cumprir sua principal promessa de campanha: erradicar a pobreza extrema no País. A novidade foi anunciada ontem em reunião da presidente Dilma Rousseff com os ministros.


Segundo a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, será montado um programa que adotará modelo de gestão similar ao de Aceleração do Crescimento (PAC), com transparência e metas claras.

Ela aponta como principais frentes a inclusão produtiva, a ampliação da rede de serviços e a transferência de renda. "Vamos construir um modelo de gestão, como fizemos para o PAC, com metas e condições de monitoramento claras, para prestar contas à sociedade e à imprensa sobre o andamento dessa metas", disse a ministra.

LEIA MAIS http://diariodonordeste.globo.com/


Profetas populares preveem ´bom inverno´ para 2011

"Dessa vez a gente acerta". Quando se reunirem novamente amanhã pela manhã, no XV Encontro dos Profetas das Chuvas, Antônio Lima, Chico Leiteiro, Paroara, Paulo Costa e mais de 30 cientistas populares deverão anunciar no antigo Clube do Agrônomo de Quixadá a chegada de "bom inverno" este ano.


Na ultima edição do tradicional Encontro, a maioria havia apresentado boas perspectivas para a quadra chuvosa no Estado. Todavia, a média pluviométrica foi bem abaixo do esperado, provocando perdas de safra e frustração para quem tira o sustento do campo.

O profeta Renato Lino foi um dos poucos a contrariar os companheiros observadores do tempo. Havia motivo para a preocupação. As cascas de algumas árvores nativas, como a umarizeira e o sabiá, estavam caindo. Sinal ruim. A previsão pessimista foi ofuscada pelos aplausos a Erasmo Barreira, outro profeta da terra.

"Vai ter inverno dos bons", anunciava, erguendo o ninho de João-de-barro. Mas dessa vez, assegura o lavrador de Tapuiará que a previsão não vai contrariar o anseio da maioria. Afinal, as formigas estão se mudando para os altos, os inchuis subindo mais nos troncos das árvores. "Vem inverno por ai", acrescenta o profeta Lino. LEIA MAIS http://diariodonordeste.globo.com/

´MAINHA´ Polícia faz perícia no carro incendiado

O veículo de marca Citroën, preto quatro portas, de placa HVW-6304, ano 2004, supostamente usado pelos assassinos do pistoleiro Idelfonso Maia Cunha, o ´Mainha´, foi periciado ontem pela manhã no pátio da antiga Academia da Polícia Civil, no Bairro de Fátima, onde encontra-se apreendido.


Desde cedo, o perito Hélio Ribeiro, da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), analisou todos os detalhes que ainda podiam ser observados no veículo, encontrado totalmente queimado no Anel Viário da BR-020, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.

"Trata-se de um carro ´quente´, sem adulterações visíveis. O chassi não foi esmerilhado, está intacto", destacou o perito. O exame foi acompanhado pelo diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), delegado Jairo Pequeno. Segundo ele, o veículo foi adquirido em nome de uma mulher residente no Parque Albano, em Caucaia. "Não vamos divulgar o nome da pessoa porque a investigação está em andamento. Pode ser que ela tenha sido usada como ´laranja´ na compra do carro, por exemplo", destacou.

O endereço verificado na documentação do carro não existe. "É de uma casa abandonada", disse Jairo Pequeno. De acordo com o delegado, as investigações estão sendo processadas pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa(DHPP), em parceria com a Delegacia Metropolitana de Maranguape.

LEIA MAIS http://diariodonordeste.globo.com/