sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ATERRO SANITÁRIO DE CATARINA VIRA LIXÃO A CÉU ABERTO


O “Aterro Sanitário de Catarina”, encontra-se um verdadeiro lixão a céu aberto.

Na minha missão Vereador que é fiscalizar o município e devido as constantes cobranças de moradores que vivem próximo do local que era pra ser destinado a um aterro sanitário em Catarina, me dispus  a ir até o local comprovar um verdadeiro desrespeito com a população e com o meio ambiente. O que era para ser um aterro sanitário, na verdade é um lixão a céu aberto, onde o mal cheiro eclode e espalha-se por toda a vizinhança, causando transtorno para quem mora na região, principalmente na parte da noite.

O que é um aterro Sanitário?

Aterro sanitário é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nele são dispostos resíduos domésticos, comerciais, de serviços de saúde, da indústria de construção, e também resíduos sólidos retirados do esgoto.
A base do aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados (chorume) acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade - PEAD, sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos. O chorume deve ser tratado e/ou recirculado (reinserido ao aterro) causando assim uma menor poluição ao meio ambiente.
Seu interior deve possuir um sistema de drenagem de gases que possibilite a coleta do biogás, que é constituído por metano, gás carbônico(CO2) e água (vapor), entre outros, e é formado pela decomposição dos resíduos. 
Sua cobertura é constituída por um sistema de drenagem de águas pluviais, que não permita a infiltração de águas de chuva para o interior do aterro. No Brasil, usa-se normalmente uma camada de argila.

Em Catarina no local destinado ao aterro sanitário, o lixo encontra-se totalmente descoberto, vários dejetos prejudiciais a saúde, carcaças de animais em estado de putrefação, sendo que grande parte destes resíduos está sendo queimada e a fumaça tóxica está sendo respirada por quem ali passa e por quem mora na região. Em conseqüência disto aparecerão problemas de saúde, citando também que tal ato está em total desconformidade para com o meio ambiente. Isso é o que podemos chamar de aterro sanitário descontrolado, ou seja, um verdadeiro lixão a céu aberto.

Fica aqui a minha indignação como também de todos os moradores da região circunvizinha ao ‘aterro sanitário’ e espero desde já que imediatamente sejam tomadas providências pelo Senhor Prefeito Municipal.
Abaixo Segue um vídeo do descaso do "Aterro Sanitário de Catarina."

AGRADEÇO A TODOS



Eu Antonio Chagas de Oliveira, conhecido por todos como Valmir do Monte Alegre, venho a público agradecer aos familiares, amigos, militantes e companheiros que junto comigo  lutaram e me ajudaram a se reeleger como vereador no Município de Catarina. Obtive 319 votos ficando assim na 9ª posição entre os 11 que vereadores que irão compor a Câmara Municipal de Catarina a partir de 2013.

A batalha foi difícil, foi árdua, mas com a ajuda de Deus nosso Senhor e de toda a militância acima descrita consegui me reeleger para dar continuidade a um serviço de qualidade e atuante de legislador feito por mim no município.

Irei fiscalizar ainda mais, vou me esforçar para dar o máximo do meu trabalho em serviço da população, para que nossa amada Catarina possa continuar nessa rota de Progresso pela Qual está passando.
Deixo aqui o meu cordial abraço a todos que me apoiaram como também aos colegas do meu grupo político que conseguiram se eleger. Vamos fazer desta Legislatura a mais atuante de todos os tempos de Catarina.

Atenciosamente,

Antonio Chagas de Oliveira (Valmir do Monte Alegre)

Agricultor luta contra onça e, no conflito, mata o animal



As cenas de um verdadeiro roteiro de filme ou de um bom cordel são reais e aconteceram no município de Tauá, Região dos Inhamuns, onde um agricultor enfrentou e lutou com uma onça suçuarana, saiu ferido e acabou, ao final do conflito, matando o animal.


Ceará Agora

Aposentado de 70 anos acusa o Prefeito de Arneiroz de agressão. Monteiro Filho nega



Aposentado Geraldo Alves Alencar, 70 anos, disse que foi pego pela camisa, empurrado e expulso da Prefeitura de Arneiroz pelo Prefeito Monteiro Filho. Foto: Sheldo Gomes.
O aposentado Geraldo Alves Alencar, 70 anos, que reside na Localidade de Planalto, Município de Arneiroz, procurou a Delegacia Regional de Polícia Civil de Tauá na tarde desta quarta-feira, 18, para registrar um Boletim de Ocorrência contra o Prefeito de Arneiroz, Monteiro Filho, PMDB, a quem acusa de agressão e maus tratos.
Segundo a vítima, em entrevista concedida à RÁDIO/TV NOVA DIFUSORA, o fato aconteceu pela manhã no próprio Gabinete do Prefeito, quando se dirigiu à Prefeitura em busca de assistência jurídica para resolver o problema de uma filha que sofre de uma deficiência física. O aposentado foi informado que o profissional não se encontrava e quando se dirigia à saída, foi chamado para entrar no Gabinete do Prefeito, onde teria havido a agressão.
Geraldo Alves Alencar afirmou que o Prefeito Monteiro Filho o agarrou pela camisa e o empurrou pra fora do prédio da prefeitura dizendo que não tinha mais nada pra ele lá, devido não ter votado nele no último dia 07 de outubro. O aposentado disse ainda que várias pessoas que estavam na sala presenciaram os maus tratos sofridos.
Após registrar o B.O, o aposentado foi orientado pela Delegacia Regional de Polícia Civil a procurar o Ministério Público do Município de Arneiroz. Segundo o Delegado, Dr. Osmar Berto, a princípio, o Prefeito Monteiro Filho não será chamado a prestar depoimento porque de acordo com as informações preliminares, o que teria ocorrido foi uma expulsão do aposentado do prédio da Prefeitura, mesmo agarrado pela camisa e empurrado para fora.
Acesse o link a seguir e veja as acusações feitas pelo aposentado Geraldo Alves.
Prefeito se defende e nega agressão
Prefeito Monteiro Filho negou as acusações, mas admitiu que mandou o aposentado se retirar do prédio da Prefeitura.
Devido à repercussão que o caso ganhou, o Prefeito de Arneiroz, Monteiro Filho fez uma ligação telefônica para a RÁDIO DIFUSORA no Programa REVISTA DIFUSORA, apresentado pelos locutores Assis Araújo e Lindon Jonhson, quando apresentou sua versão para o caso. Segundo ele, o aposentado faltou com a verdade ao acusá-lo de agressão e acrescentou que o Sr. Geraldo Alves Alencar foi muito bem tratado.
O Prefeito de Arneiroz atribuiu esse fato a questões políticas e disse que os advogados pagos pela Prefeitura não atendem a casos de particulares. Visivelmente nervoso, o Prefeito Monteiro Filho queixou-se da emissora por ter divulgado o fato e bateu boca com o radialista Assis Araújo.
Ainda na entrevista, o Prefeito de Arneiroz admitiu que anda nervoso nesses últimos dias, mas disse que o problema era dele.
Monteiro Filho foi reeleito para mais 4 anos à frente da Prefeitura de Arneiroz no último dia 07 de outubro, com 2.822 votos, 451 a mais do que seu concorrente, Antonio Filho.
Acesse o link abaixo e ouça a versão apresentada pelo Prefeito de Arneiroz sobre esse caso.
Vereadores agendam entrevista
Um grupo de vereadores integrantes do bloco de oposição na Câmara Municipal de Arneiroz agendou entrevista ao PROGRAMA REVISTA DIFUSORA, que vai ao ar a partir do meio-dia desta sexta-feira, 19, quando farão uma avaliação do processo eleitoral do Município e os acontecimentos pós-eleição. Segundo eles, muitas revelações importantes virão a tona sobre o comportamento da administração municipal depois do pleito do último dia 07 de outubro.
Repórter Wilrismar Holanda
SITE DA RÁDIO DIFUSORA DOS INHAMUNS

Relator vota por condenar 11 réus


O revisor Lewandowski, entretanto, absolveu todos os 13 réus e disse que não houve formação de quadrilha

Brasília Os votos do ministro revisor Ricardo Lewandowski e o relator Joaquim Barbosa foram mais uma vez divergentes no julgamento da Ação Penal 470, que ficou conhecida como processo do mensalão.

Na análise do último capítulo do processo Supremo Tribunal Federa (STF), o relator votou pela condenação por formação de quadrilha de 11 réus dos chamados núcleos político, financeiro e operacional. Já o revisor votou por absolver todos os 13 réus.

Os votos do relator Joaquim Barbosa e do revisor Ricardo Lewandowski foram completamente destoantes FOTO: NELSON JR/SCO/STF


Entre eles estão o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro Delúbio Soares, o empresário Marcos Valério, seu advogado Rogério Tolentino, seus sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, sua funcionária Simone Vasconcelos, além de réus ligados ao Banco Rural Kátia Rabello, Vinicius Samarane e José Roberto Salgado.

Todos já foram condenados por outros crimes no processo. O relator entendeu que eles se associaram para cometer os crimes do mensalão. Os ministros entenderam que o esquema desviou recursos públicos da Câmara e do Banco do Brasil, que misturados a empréstimos fictícios do Rural, foram utilizados para a compra de apoio político no Congresso nos primeiros anos do governo Lula (2003-2010).

O tribunal realizou ontem a 38ª sessão do mensalão, com 25 condenados em quase três meses de julgamento. A conclusão dessa parte deve ocorrer na segunda-feira, com os votos dos outros ministros.

Segundo o relator, não há como negar que os réus "de forma livre e consciente, associaram de maneira estável, organizada e com divisão de tarefas para o fim de praticar crimes contra a administração pública e contra o sistema nacional, além de lavagem de dinheiro".

Essa associação, disse Barbosa, enquadra-se "perfeitamente na descrição do crime de quadrilha" e descartou a caracterização da coautoria.

Já para Lewandowski, a quadrilha do mensalão só existiria se os acusados tivessem se reunido para "viver" da prática de crimes indeterminados.

Ao votar, o revisor fez críticas ao trabalho da Procuradoria-Geral da República, que afirmou existir uma quadrilha chefiada por Dirceu com o objetivo de comprar apoio político no Congresso Nacional.

Para Lewandowski, no entanto, o Ministério Público fez uma "miscelânea", ao misturar conceitos diferentes do direito penal, considerando-os todos como a mesma coisa.

Segundo Lewandowski, juízes que trabalham na área penal têm verificado, ultimamente, que toda vez que há denúncia contra quatro ou mais pessoas, "automaticamente já se imputa aos acusados a formação de quadrilha". "Nós juízes precisamos separar o joio do trigo", disse.

Empates

O revisor da ação reverteu ontem seu voto em relação a cinco réus, elevando para seis o número de empates quanto à condenação, sem que a Corte tenha definido como agir nestes casos. Lewandowski reverteu o voto condenatório por formação de quadrilha do deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP); do ex-deputado Pedro Correa (PP); o ex-assessor do PP João Cláudio Genu; do ex-tesoureiro do extinto PL Jacinto Lamas, e de Enivaldo Quadrado, então sócio da corretora Bônus Banval, que teria sido usada para lavar dinheiro do suposto esquema.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, vai insistir no pedido de prisão imediata dos condenados no julgamento do mensalão. Mas o ministro Celso de Mello, adiantou que prender réus antes do trânsito em julgado da ação é inconstitucional.

Gurgel argumentou que os recursos possíveis nesse caso não teriam o poder de inverter o resultado do julgamento. Terminado o julgamento, o tribunal precisa providenciar a publicação do acórdão com todos os votos proferidos pelos ministros. Isso pode demorar meses. Somente depois disso é aberto o prazo para que os advogados recorram. E o julgamento desses recursos deve ocorrer somente em 2013. 

DN ONLINE

Caatinga da fazenda Triunfo no município de Ibaretama será fonte de projeto nacional














As pesquisas do Projeto Biomas, parceria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, a CNA, com a Embrapa, já estão em andamento nos seis biomas brasileiros. “Avançamos com o projeto que vai mostrar que é possível produzir com sustentabilidade, ampliando o uso da árvore nas propriedades rurais”, afirma satisfeita a coordenadora executiva do Projeto Biomas pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Claudia Rabello.
O coordenador nacional do Projeto Biomas, Dr. Gustavo Curcio, também comemora. “Acabamos de escolher a última propriedade rural no Bioma Pantanal. Estamos muitos motivados com o andamento do projeto. Neste momento, são mais de duzentos pesquisadores em todo o país envolvidos em pesquisas com a árvore na propriedade rural brasileira.”
Em novembro, começam a ser implantados os experimentos no Cerrado e na Mata Atlântica e nos outros quatro biomas, a partir do ano que vem.
As pesquisas nos biomas:
Caatinga
O Projeto Biomas ultrapassou a fase de análise de solos e da vegetação da propriedade onde as pesquisas da Caatinga vão acontecer nos próximos anos – a fazenda Triunfo, de Francelino Gomes Cavalcante, no município de Ibaretama, no Sertão central cearense
“Dentro das áreas experimentais a gente busca fazer um mapa de distribuição das fisionomias da vegetação e tenta definir quais são as espécies que mais frequentemente ocorrem em cada uma dessas fisionomias”, explica o Dr. Alexandre Uhlmann, da Embrapa Florestas.
Cerrado
A rede de pesquisadores também já fez o mapeamento de solos e da vegetação na propriedade sede do bioma Cerrado, a fazenda Entre Rios, de José Brilhante Filho, a 60 quilômetros de Brasília.
“O projeto com essa proposta de trazer a árvore para o ambiente rural, tem como consequência toda essa informação em um nível básico de mostrar a importância da árvore, a importância da água, a importância da integração lavoura-pecuária e árvore. Acho que é o principal componente que a gente pode trazer para a sociedade. Porém, isso leva tempo”, afirma o Dr. Felipe Ribeiro, pesquisador da Embrapa Cerrados e coordenador do Projeto Biomas no Cerrado.
Sobre o Projeto Biomas
O projeto é uma parceria entre Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os estudos já estão sendo desenvolvidos em cinco dos seis biomas brasileiros. Os pesquisadores buscam soluções para a produção sustentável de alimentos, a partir da reintrodução da árvore nas propriedades rurais do Brasil.

IGUATU.NET

Ibope mostra empate técnico entre Roberto e Elmano


Pesquisa, contratada pela TV Verdes Mares, foi divulgada na edição desta sexta-feira pelo Jornal Diário do Nordeste
Por: Mário Silva
O empate técnico marca o resultado da primeira pesquisa do Ibope/TV Verdes Mares, neste segundo turno, da disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Os númeos mostram que, se as eleições fossem hoje, Roberto Cláudio, do PSB, somaria 41% dos votos e, Elmano de Freitas, 29%.
A oito dias da eleição, o número de eleitores que diz votar em branco ou anular o voto soma 14%, enquanto 6% se mantem indecisos, de acordo com a pesquisa. O Ibope ouviu 805 eleitores entre os dias 15 e 17 deste mês, a pesquisa tem uma margem de erro de três pontos para mais ou para menos, e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Os números do Ibope são um pouco diferente do cenário traçado pelo Instituto Datafolha na pesquisa publicada pelo Jornal O POVO na edição desta quinta-feira. Segundo o Datafolha, Elmano tem 42%, e Roberto, 37%. Pelo Datafolha, 86% dos eleitores já tem o voto definido. 
As duas pesquisas mostram um quadro de indefinição e a última semana que antecede ao pleito do dia 28 será marcada por uma campanha mais agressiva, com verdadeiros exércitos de militantes das duas candidaturas à procura de conquistar o voto dos eleitores indecisos.

CEARÁ AGORA

Ibope mostra empate técnico entre Roberto e Elmano


Pesquisa, contratada pela TV Verdes Mares, foi divulgada na edição desta sexta-feira pelo Jornal Diário do Nordeste
Por: Mário Silva
O empate técnico marca o resultado da primeira pesquisa do Ibope/TV Verdes Mares, neste segundo turno, da disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Os númeos mostram que, se as eleições fossem hoje, Roberto Cláudio, do PSB, somaria 41% dos votos e, Elmano de Freitas, 29%.
A oito dias da eleição, o número de eleitores que diz votar em branco ou anular o voto soma 14%, enquanto 6% se mantem indecisos, de acordo com a pesquisa. O Ibope ouviu 805 eleitores entre os dias 15 e 17 deste mês, a pesquisa tem uma margem de erro de três pontos para mais ou para menos, e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Os números do Ibope são um pouco diferente do cenário traçado pelo Instituto Datafolha na pesquisa publicada pelo Jornal O POVO na edição desta quinta-feira. Segundo o Datafolha, Elmano tem 42%, e Roberto, 37%. Pelo Datafolha, 86% dos eleitores já tem o voto definido. 
As duas pesquisas mostram um quadro de indefinição e a última semana que antecede ao pleito do dia 28 será marcada por uma campanha mais agressiva, com verdadeiros exércitos de militantes das duas candidaturas à procura de conquistar o voto dos eleitores indecisos.

CEARÁ AGORA

Grupo armado assalta casa da prefeita de Paraipaba


Cerca de cinco homens armados invadiram, na tarde desta quinta-feira (18), a casa da prefeita do município de Paraipaba, no Bairro São João do Tauape, em Fortaleza.
Joana Batista não estava em casa no momento da ação. Os acusados renderam a empregada da residência e roubaram vários objetos, dentre eles, dois cofres, e fugiram em seguida.

JANGADEIRO ONLINE

Associação lança plano para preservar mascote da Copa


A ameaça de extinção do tatu-bola mobiliza órgãos públicos e setores privados pela conservação da espécie

Crateús A Associação Caatinga, em parceria com a ONG The Nature Conservancy e a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), desenvolveu o projeto de conservação intitulado "Tatu-bola e a Copa do Mundo da Fifa 2014 - Juntos marcando um gol pela sustentabilidade".

Guias treinados fazem trilha na Serra das Almas, na região dos Inhamuns, com visitantes, lugar onde é habitat natural do tatu- bola. Se não forem tomadas ações imediatas, a extinção poderá acontecer nos próximos 50 anos FOTO: SILVÂNIA CLAUDINO

O foco principal desta iniciativa é reduzir o risco de ameaça de extinção que o tatu-bola sofre através da mobilização da Fifa, dos patrocinadores, participantes e principalmente dos torcedores da Copa do Mundo 2014.

O projeto já conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Esporte e será apresentado ao Comitê Local de Organização da Copa em novembro e à própria Fifa em dezembro, segundo informações da Associação.

A entidade, que gerencia a Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), localizada neste município quer chamar a atenção de todos que atuarão e assistirão ao evento para a preservação ambiental da mascote. Com a visibilidade dada à espécie surge a oportunidade ímpar de sensibilizar a sociedade para a preservação do animalzinho símbola do torneio e da caatinga.

"O grau de ameaça, a grande carência de conhecimento sobre a espécie e a degradação dos ambientes naturais onde ela ocorre e as respectivas consequências ambientais, sociais e econômicas deste processo de degradação tornam relevantes as iniciativas de conservação contidas neste projeto", justifica a Associação, que desenvolverá o projeto na caatinga e cerrado dos estados do Ceará e Piauí, durante quatro anos.

De acordo com os ambientalistas, o projeto atende à estratégias previstas nas três Convenções das Nações Unidas respectivamente da Diversidade Biológica, das Mudanças Climáticas e do Combate à Desertificação. Atende também às diretrizes da IUCN e do governo brasileiro para a conservação de espécies ameaçadas de extinção.

Parceiros

Para Rodrigo Castro, secretário executivo da ONG, a expectativa é de que a Fifa apoie o projeto, dada a importância de preservação urgente da espécie e do seu habitat, a caatinga e o cerrado. Atuará diretamente nestes Estados e biomas e apoiará iniciativas de pesquisa e conservação nos outros estados de ocorrência do tatu bola.

"Esperamos contar com o apoio da Fifa, pois já temos parceiros fortes, como a The Nature Conservancy e a União Internacional para Conservação da Natureza e precisamos muito de parceiros porque o projeto é de longa duração e carece de recursos", afirma.

Segundo ele, serão dez anos de desenvolvimento do projeto e a primeira fase, com duração de quatro anos já começou, com a realização dos primeiros estudos de atualização da espécie e a busca de parcerias.

Nessa fase, as pesquisas mostrarão o grau de ameaça da espécie e o seu comportamento. Dados precisos serão coletados por meio de informações técnicas que atestarão a condição de vulnerabilidade das populações da espécie e a relação da comunidade com os fatores que levam a espécie à vulnerabilidade (perda de habitat, caça, espécies invasoras e demais pressões).

"Saberemos então a ocorrência do tatu-bola, ou seja, onde ele ainda existe e a sua população estimada, pois atualmente não temos dados precisos", afirma Castro.

Informações

Conforme o executivo, as informações atuais que se têm sobre o animal são graves. São provenientes do estudo anual que a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) produz sobre as espécies em extinção e quanto ao tatu-bola são preocupantes, pois indicam que o animal sofre o grande risco de ser extinto em 50 anos, caso não sejam feitas ações de preservação e conservação.

"Isso é muito preocupante e com os nossos estudos por meio do projeto teremos os dados precisos. Então poderemos preservar tanto ela como o seu habitat", destaca.

Ainda nessa primeira fase a Associação visa implantar na Reserva Natural Serra das Almas laboratório para as pesquisas de manejo, bem como estimular pesquisadores de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) para estudos de levantamento e etologia da espécie. Outra ação é realizar estudos voltados para conhecimento dos hábitos alimentares, reprodutivos e relações ecológicas.

Ao longo do projeto, a Associação prevê a realização de diversas ações voltadas para a conservação, educação ambiental, comunicação e desenvolvimento institucional. Participam também como parceiros The IUCN/SSC Anteater , Sloth and Armadillo Specialist Group (Asasg), The Nature Conservancy do Brasil (TNC Brasil), APProach, AD2M e R.Amaral Advogados.

FIQUE POR DENTRO

Tabu-bola desenvolveu sua autodefesa

Com a notícia do tatu-bola como mascote da Copa de 2014 a Associação Caatinga, ONG cearense que lançou a campanha no início de fevereiro, começou a trabalhar os desdobramentos da escolha, que leva o "animalzinho que vira bola" para o centro das atenções. A espécie, ameaçada de extinção, disputava com outros símbolos, como a onça pintada, a arara, o jacaré e o Saci Pererê. A Associação lançou o tatu-bola (Tolypeutes tricinctus) como mascote por ser um animal que só existe no Brasil e que tem a habilidade de curvar-se sobre si mesmo para se proteger quando ameaçado, ficando no formato de uma bola. É natural da caatinga e do cerrado. A expectativa é de que, com a visibilidade que se terá com o campeonato mundial, haja a transferência de recursos para projetos e investimentos na valorização, conservação e uso sustentável do bioma caatinga, em sua totalidade.

MAIS INFORMAÇÕES:

Associação Caatinga
Rua Instituto Santa Inês, 658
(88) 3691.8671 - Crateús ou (85) 3241.0759, na sede de Fortaleza

SILVÂNIA CLAUDINO
REPÓRTER
DN ONLINE