segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

CALENDÁRIO DAS SESSÕES DA CÃMARA MUNICIPAL DE CATARINA

UVC inicia encontros regionais nesta sexta

A União dos Vereadores do Ceará (UVC) vai realizar uma série de encontros regionais, este ano, para fortalecer a entidade e dar uma nova dimensão ao trabalho do vereador na sua área de atuação. Nesta sexta-feira, o primeiro evento contará com a participação do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Manoel Veras, e a partir da segunda quinzena de fevereiro será desenvolvido um calendário de eventos que envolve a realização de encontros regionais e um fórum de presidentes de câmaras com reuniões mensais.

Para o encontro desta sexta, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade, Manoel Veras fará uma exposição sobre as metas estabelecidas pelo TCM, devendo destacar a realização de ações preventivas para evitar o desperdício de recursos e fiscalização.

DECISÕES JUDICIAIS Posse na AL ainda suscita dúvidas

A posse dos deputados eleitos para a próxima legislatura será no dia 1º de fevereiro, contudo a Assembleia Legislativa do Ceará tem algumas dúvidas em relação a lista dos parlamentares diplomados no último dia 15 de dezembro pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Uma delas é em relação ao nome de Stanley Leão (PTC), que chegou a ser diplomado, mas no dia seguinte, já não era mais considerado deputado eleito.

O atual presidente da Assembleia, deputado Francisco Caminha (PHS), acredita que quem tomará posse no dia primeiro do próximo mês será Stanley, porém diz não ter certeza. "Tudo é possível", avisa, pontuando que em todo País há uma insegurança em relação aos resultados da última eleição.

Já o procurador Regional Eleitoral, Alessander Sales, assegura que a pendência em relação ao caso de Stanley Leão já foi resolvida com a última determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deixando claro que Stanley Leão não deve ser empossado na Assembleia, mas sim Danniel Oliveira (PMDB).

Isso porque o TSE determinou por último, que os votos dos candidatos considerados "ficha-sujas" não seriam contados para o partido ou coligação partidária. Com isso, o diploma dado a Stanley Leão foi invalidado e ele perdeu a vaga para Danniel Oliveira, pois o PTC não alcançou o quociente eleitoral após a retirada desses votos.

Conforme o procurador, a única pendência existente hoje na lista dos deputados a assumirem seus cargos a partir do dia primeiro de fevereiro, é do deputado Neto Nunes (PMDB). Alessander Sales explica que o peemedebista entrou com um pedido junto ao TRE para que seja feita a contagem dos seus votos.

Caso o TRE acate o pedido de Neto Nunes, Alessander Sales explica que terá de ser refeito o cálculo do quociente eleitoral para definir qual parlamentar terá que abrir mão de sua vaga para que o peemedebista possa ser empossado. Conforme o procurador, o TRE já retomou suas sessões semana passada.

Leia mais...http://diariodonordeste.globo.com

Cirurgia em Shaolin foi bem-sucedida

O estado de saúde do humorista Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, internado desde o dia 21 de janeiro no Hospital das Clínicas, em São Paulo, após sofrer um grave acidente de carro, permanece estável, disse ontem seu assessor Ricardo Santos.

Ricardo afirmou que a cirurgia realizada no braço esquerdo do humorista, que teve múltiplas fraturas expostas, foi bem sucedida. "Foi um trabalho muito bem feito pelos médicos", disse. Ele explicou que a evolução do quadro clínico de Shaolin é muito lenta, e é preciso ter paciência. "Os médicos tiraram o sedativo para ver se ele acordava, mas isso não aconteceu, então os sedativos voltaram após a cirurgia", disse.

O assessor desmentiu ontem a informação, divulgada em um programa de TV, de que Shaolin havia piorado. "Não dá pra dizer que houve uma piora, o quadro é estável. O que aconteceu foi que tiraram os sedativos e ele não saiu do coma", explicou.

Shaolin sofreu um acidente de carro no dia 18 de janeiro em Campina Grande, na Paraíba. Segundo informações do Hospital Regional da cidade, o artista deu entrada na unidade com traumatismo craniano.

Cerca de uma hora depois dos primeiros atendimentos, Shaolin foi transferido para o Hospital Antônio Targino, e passou por uma cirurgia que durou cerca de três horas. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente envolveu um caminhão que estava vazio e o carro conduzido por Shaolin, que seguiam pela mesma via (BR-230), em sentidos opostos. Os veículos se chocaram lateralmente. O motorista do caminhão fugiu, mas depois foi identificado. O humorista estava sozinho no automóvel, que ficou bastante danificado.

Câmara e Senado elegem presidentes

Marco Maia, na Câmara, e José Sarney, no Senado, devem ser reconduzidos ao cargo nas Casas Legislativas

Brasília. Congressistas eleitos em outubro tomam posse amanhã, formando base de apoio ao governo maior do que no governo Lula. Dos 513 deputados e 81 senadores, 461 (ou 77,6%) integram partidos aliados de Dilma Rousseff.

Logo depois de empossados, os novos congressistas terão a missão de escolher seus presidentes, em eleições que não devem trazer grandes surpresas. Os eleitos comandarão o Congresso pelos próximos dois anos.Principal aliado de Dilma e com a maior bancada no Senado, o PMDB presidirá a Casa. O partido lançou José Sarney (PMDB-AP) como candidato único -já ocupado por ele há dois anos. Na Câmara, o candidato Marco Maia (PT-RS) é favorito por ter apoio de Dilma, de partidos de base e oposição.

PT e PMDB, com as maiores bancadas, respectivamente, fecharam acordo para alternância na presidência da Casa. A ideia é que Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) suceda Marco Maia nos dois últimos anos da legislatura.

Também na base aliada, Sandro Mabel (PR-GO) lançou sua candidatura à revelia do Planalto e de seu próprio partido. Aposta as fichas em deputados de pouca expressão que podem mudar o voto, que é secreto, na hora H. "Os deputados não querem uma nomeação, querem uma eleição. Esse embate é bom para o processo e a Casa só tem a ganhar com isso", afirmou.

Leia mais... http://diariodonordeste.globo.com