sexta-feira, 11 de maio de 2012

MP apura ilegalidade em 31 abatedouros de Juazeiro


Clique para Ampliar
Denúncias apontam que carnes sem inspeção sanitária estariam sendo vendidas junto aos produtos legalizados nos pontos de venda
FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS
Clique para Ampliar
Fac-símile do Caderno Regional, que publicou matéria exclusiva sobre o levantamento feito pelo Conselho Regional nos abatedouros do Interior
Moradores fazem abaixo-assinado para denunciar o abate clandestino de animais em bairros do Município

Juazeiro do Norte O grande número de abatedouros clandestinos neste Município, levou o Ministério Público a instaurar procedimento, com a finalidade de apurar as irregularidades, que inclui a comercialização indevida dos produtos de origem animal em mercados públicos e frigoríficos. Foram identificados, a partir de denúncias, 31 locais onde estão ocorrendo os abates sem licença de funcionamento e condições sanitárias adequadas.

A denúncia inicial partiu de um local de abate clandestino de aves, numa comunidade do Município. A comunidade moveu um abaixo-assinado, por estar se sentindo prejudicada, inclusive com danos ambientais.

No próximo dia 14 de junho será realizada uma audiência pública, com a presença dos proprietários desses locais, órgãos públicos envolvidos nos processos de fiscalização e a população. A finalidade é que seja elaborado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), para inibir o problema na cidade.

Mesmo com o abate clandestino de animais de grande porte como os bovinos, a maior parte dos abatedouros ilegais é de animais como suínos, caprinos e aves. Tanto que o Ministério Público chegou a solicitar dos órgãos de fiscalização no Município, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), a fiscalização nos locais identificados.

Segundo o veterinário da Vigilância Sanitária, Uedo Gonçalves, já foram inspecionados pelo órgão cinco locais, dos denunciados ao MP. Mas, a titular dos Juizados Especiais de Juazeiro do Norte, promotora Efigênia Coelho Cruz, afirma que, até o momento, a informação que foi repassada ao Ministério Público pela fiscalização municipal é que três locais passaram por vistoria. A solicitação é que todos sejam averiguados.

Ele afirma que o trabalho com o Ministério Público é indispensável nesse momento, como forma de agilizar o processo de conscientização quanto aos abates clandestinos, principalmente de animais de pequeno porte, a exemplo dos suínos.

Ciro Gomes irá realizar palestra em Iguatu

       O presidente da Associação Comercial Industrial e Agrícola-ACIAGI, empresário Henrique Bezerra Neto, confirmou na manhã desta sexta-feira, 11, em entrevista ao repórter Alex Santana que no dia 28 de junho o ex-governador Cid Gomes estará em Iguatu.
O irmão do governador do Ceará irá realizar uma palestra falando sobre a potencialidade econômica da região Centro-Sul. “ Estamos vendo qual o local do encontro, possivelmente será no ginásio do SESC, mas o que podemos confirmar é a vinda do nosso ex-governador, Ciro Gomes no dia 28 de junho”, disse Henrique Bezerra.
O presidente da ACIAGI destacou que este é um evento que dará o início às comemorações dos 90 anos de fundação da entidade, “ será o ponta a pé inicial de uma grande comemoração de 90 anos da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Iguatu, iremos fazer muitas ações ainda até o final do ano, mas daremos início com a vinda do nosso Ciro Gomes a Iguatu”, destacou.
O encontro é uma realização da Associação Comercial Industrial e Agrícola e da Federação Comercial do Ceará.
Mais informações na Rádio Iguatu.net e Liberdade AM

IGUATU.NET

Ação do PT proíbe prefeitura de Fortaleza de contratar professores temporários


A prefeitura de Fortaleza está proibida de contratar professores e pessoal de apoio para atendimento temporário na rede de ensino fundamental e infantil. A decisão foi tomada nesta quinta-feira, 10, pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) após apreciação da ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pelo Partido dos Trabalhadores (PT). O partido é o mesmo da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins.
A ação é de 1999, quando Luizianne Lins era vereadora de Fortaleza pelo PT. Luizianne tinha sido eleita em 1996 e foi reeleita em 2000.
De acordo com informações do Tribunal de Justiça, o PT requereu a declaração de inconstitucionalidade da Lei Municipal Complementar 11/98, que autorizava a prefeitura a contratar professores temporários. 

Na época, o PT defendeu que o município deveria realizar concurso em “virtude do caráter permanente da demanda de ensino infantil e fundamental”, conforme prevê o artigo 154, II, da Constituição do Estado. 

Ao analisar o caso, o desembargador Francisco Sales Neto destacou que “a Lei Municipal impugnada institui hipóteses abrangentes e genéricas de contratação temporária, sem especificar a contingência fática que evidenciaria a situação de emergência, além de extrapolar o prazo de contratação, até trinta meses, desfigurando o caráter de temporariedade”.

Com esse entendimento, o Órgão Especial julgou parcialmente procedente a ação para declarar inconstitucionais os artigos 3º, IV, e 5º da Lei complementar Municipal nº 11/98.

Prefeitura
A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que ainda não tomou conhecimento da decisão do TJCE e que irá se pronunciar após análise de ação. Mas alertou que os professores temporários representam a minoria no quadro da prefeitura. Seriam, segundo dados da SME, pouco mais de mil temporários entre os cerca de 11 mil professores.
Além disso, divulga a assessoria da pasta, o último concurso para professor, realizado em 2009, ainda está em vigor. Foram convocados mais de 2,5 mil profissionais. 

O POVO

Eunício pede esforço do Governo Federal para instalação de refinaria no CE


Por: Luciano Augusto
Durante pronunciamento na tarde desta quinta-feira (10), o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) fez um apelo ao Governo Federal para que seja feito esforço maior para o início das obras da Refinaria Premium II, no Ceará.

Ele informou que a Refinaria encabeça a lista de reivindicações da bancada federal e que para sua instalação, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente aguarda laudo da Fundação Nacional do Índio (Funai), com a autorização ambiental.
“Reitero o apelo ao ministro da Justiça, a cuja pasta está vinculada a Funai para que envide o melhor dos seus esforços em prol da imediata emissão do laudo. Sem esse laudo, o Estado não poderá expedir a licença ambiental para que comecem as obras da Refinaria Premium II”, solicitou.
Na oportunidade, Eunício informou que o Ceará será beneficiado, em 2012, com obras e investimentos da ordem de R$ 5 bilhões. Segundo ele, os investimentos foram anunciados durante reunião do governador Cid Gomes e todo seu secretariado.
Eunício também citou a inauguração, nesta semana, do trecho da rodovia de 53,8 Km, que liga os municípios de Quixeramobim e Madalena, no Sertão Central.
O parlamentar acrescentou que em breve serão iniciadas as obras do Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central, no interior do estado. O empreendimento terá 252 leitos e atenderá mais de 600 mil habitantes de 19 cidades diferentes.
Ainda de acordo com Eunício Oliveira, serão construídos no Ceará ainda este ano 18 centros odontológicos e 48 unidades de pronto atendimento 24 horas.

CEARÁ AGORA

CMF aprova Ficha Limpa na Capital


Clique para Ampliar
No plenário da Câmara, 30 parlamentares votaram pela aprovação do projeto que impede a nomeação de fichas sujas pela Prefeitura
FOTO: RODRIGO CARVALHO
Por unanimidade, os vereadores decidiram estender a Lei para a nomeação de cargos comissionados

A Câmara Municipal aprovou, em primeira discussão, na manhã de ontem, a Emenda à Lei Orgânica do Município que estende as determinações da Lei da Ficha Limpa para a nomeação de cargos comissionados na administração municipal. A proposta, de autoria do vereador Salmito Filho (PSB) e subscrita pelos 40 outros vereadores, foi aprovada de forma unânime, com voto de todos os 30 parlamentares presentes na Casa.

Sem muita discussão e quaisquer discordâncias, a proposta, que tramita na Câmara desde junho de 2011, foi aprovada com apenas uma emenda. Apresentada pelo vereador João Alfredo (PSOL), a alteração prevê adequações da Ficha Limpa Municipal à legislação federal, ampliando o número de casos considerados como passíveis de vedação no âmbito de Fortaleza.

Prazo

Com a aprovação do projeto, que agora tem prazo de até dez dias para ser votado em segunda discussão, fica proibida a nomeação de pessoas condenadas em decisão de colegiados de pelo menos dois juízes para cargos comissionados na administração de Fortaleza.

"Se nem ao povo, que é soberano e detentor de todo o Poder, lhe é permitido autorizar o retorno dos chamados "ficha suja" ao comando político, vedação ainda maior se justifica a quem exerce poder de forma delegada", declara Salmito Filho, justificando a proposta. "É uma votação histórica, que mostra que a Câmara está fazendo a sua parte", completa o vereador.

No mês passado, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou emenda constitucional no mesmo sentido, proibindo a nomeação de "fichas suja" para cargos comissionados nos três poderes da administração Estadual. Ambas as medidas seguem as determinações da lei da Ficha Limpa federal, que veda a candidatura de pessoas condenadas por colegiados de dois ou mais juízes a cargos eletivos.

"O tema é atual e urgente. Com a aprovação da Lei Federal e a confirmação de sua constitucionalidade pelo STF, renovou-se a luta de combate à corrupção e à improbidade administrativa", assevera João Alfredo, relator da proposta.

Na ocasião, também foi aprovada Emenda à Lei Orgânica que modifica a redação do Conselho da Cidade (Concid). A proposta inclui o Concid, órgão colegiado que prevê maior participação popular no planejamento urbano do Município, entre as instituições populares previstas na Lei.

DN ONLINE

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Termina nesta quarta prazo para obter ou regularizar título de eleitor


Termina nesta quarta-feira (9) o prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor para as eleições municipais de outubro. Eleitores que tiverem interesse devem procurar o cartório eleitoral de sua região. O Tribunal Superior Eleitoral afirmou que cartórios eleitorais de cada cidade vão decidir se atenderão em horário especial.

Segundo a legislação, devem pedir a regularização do título os eleitores que não votaram nem justificaram a ausência nas últimas três eleições (cada turno conta como uma). Quem não regularizar a própria situação terá o título cancelado, ficando proibido, por exemplo, de obter passaporte e renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficiais. Caso seja funcionário público, fica sem receber salário até o acerto da situação.

Lindomar Rodrigues

RESULTADO DO CONCURSO PUBLICO DO MUNICIPIO DE CATARINA

Foi divulgado pela empresa SERAP, o resultado do Concurso Publico realizado no Municipio de Catarina no dia  01 de Abril de 2012.

Abaixo segue a lista de aprovados, classificados e desaprovados, como também comunicados sobre a capacitação física e comunicado sobre a prova de títulos.

LISTA DE APROVADOS NÍVEL SUPERIOR NO LINK ABAIXO:

LISTA DE APROVADOS NO NIVEL MÉDIO NO LINK ABAIXO

COMUNICADO SOBRE A PROVA DE CAPACITAÇÃO FISICA

COMUNICADO SOBRE A PROVA DE TITULOS


Parabéns a todos os aprovados, a todos os classificavéis e a todos os que prestaram este importante Concurso Publico Realizado em Catarina.

Escolas cearenses recebem R$ 10,7 milhões do PDDE

As escolas do Estado do Ceará receberam, ao todo, o valor de R$ 10,7 milhões referentes ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A verba é disponibilizada diretamente nas contas correntes das instituições beneficiadas, e o Ceará se tornou o segundo Estado a receber mais recursos, disponibilizados desde ontem.

De acordo com o FNDE, os valores, que são repassados diretamente para as escolas, devem ser destinados para pequenos reparos e na manutenção da estrutura das unidades de ensino. O recurso pode ser utilizado também para a aquisição de material de consumo e de bens permanentes, como geladeiras e fogões. Além disso, o PDDE financia a educação integral.

As escolas municipais do Estado de São Paulo receberam a maior quantidade dos R$ 96,4 milhões distribuídos pelo Ministério da Educação. De acordo com o FNDE, R$ 15,2 milhões foi o valor transferido para as escolas paulistas. O Ceará vem em segundo lugar, e a Bahia, com o valor de R$ 10,1 milhões, ocupa a terceira colocação. Ainda conforme o Fundo, o orçamento do Programa para o ano de 2012 é de R$ 1,9 milhão. No ano passado, mais de 137 mil escolas foram beneficiadas com um repasse total de R$ 1,5 bilhão.

Objetivo
O Programa Dinheiro Direto na Escola foi criado em 1995 com o objetivo de prestar assistência financeira, de forma suplementar ao orçamento previsto para a educação, às instituições da rede pública de educação básica e às escolas privadas de educação especial que são mantidas por entidades sem fins lucrativos.

Além de melhorias na estrutura das unidades de ensino, a finalidade é, segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, dar assistência para melhorar o sistema pedagógico das instituições e incentivar a autogestão escolar.

Ajuda137 mil escolas do País foram beneficiadas, no ano passado, com o repasse de mais de R$ 1,5 bilhão, de acordo com informações do FNDE


Lindomar Rodrigues

Cid Gomes suspende agenda por recomendação médica após passar mal


O governador sofreu uma indisposição motivada por uma queda de pressão decorrente do uso de medicamentos.
Por: Renata Paiva
O governador Cid Gomes suspendeu a agenda desta quarta-feira (9) por recomedação médica. Ele foi internado na noite nesta terça-feira (8) no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), após ter passado mal no município de Quixeramobim. 

De acordo com o diagnóstico dos médicos, Cid sofreu uma indisposição (síndrome vasovagal) motivada por uma queda de pressão em decorrência do uso de medicamentos que vem utilizando devido a uma cirurgia ocular realizada recentemente. Cid Gomes recebeu alta na madrugada desta quarta-feira (9).
O HGF divulgou ainda nesta terça-feira (8) o estado de saúde de Cid Gomes. A equipe médica - formada por Dr. Augusto Guimarães (cardiologista), Dr. João José de Carvalho (neurologista) e Dr. José Morano ( Diretor Médico do HGF) - informa ainda que o paciente realizou exames de rotina que não revelaram nenhuma anormalidade.
Cid passou mal ontem à noite no município de Quixeramobim durante a solenidade onde acompanhava a inauguração de rodovia pavimentada, no trecho entre as CE-166 e CE-265. Cid foi transferido de helicóptero para o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) com sintomas de cansaço físico. 
FONTE: CEARÁ AGORA

Ciro diz que PSB terá candidato a prefeito


Clique para Ampliar
Ciro Gomes é taxativo ao afirmar que o seu partido está preparando um candidato para disputar as eleições deste ano em Fortaleza
FOTO: KELLY FREITAS
Para ontem, estava marcado um encontro com dirigentes do PSB de Fortaleza para discutirem a pesquisa

A pesquisa encomendada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), no fim do mês de abril, revelou que 60% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar nas eleições de outubro próximo. A informação foi dada pelo ex-ministro Ciro Gomes, durante palestra que proferiu, ontem, para os jovens da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Ciro afirmou que o PSB terá nome para disputar a Prefeitura de Fortaleza, "independente de quem seja o candidato do PT". Ele voltou a fazer críticas à administração municipal e enfatizando que nenhum nome da lista do PT agrada a sua agremiação.

A pesquisa, conforme informou, revelou que a sociedade ainda não está interessada na sucessão municipal, e isso é retratado, principalmente, quando ao entrevistado era indagado sobre quem, em sua opinião, seria o melhor nome para assumir a Prefeitura da Capital. De acordo com Ciro, o candidato que teve mais votos, com cinco e sete pontos, sequer é um nome com força para vencer as eleições.

O questionário avalia ainda que mais de 60% dos pesquisados, não tem candidato quando a pergunta é feita, e depois de induzido, vem à memória aqueles que concorreram nas eleições passadas.

A pesquisa encomendada ao Ibope já pode ser publicada e trás questionamentos, como a importância do apoio do governador Cid Gomes ao candidato à Prefeitura, classificação da administração Luizianne Lins e do Governo do Estado, perguntas sobre o retrocesso ou desenvolvimento da cidade nos últimos sete anos e até o desempenho da presidente Dilma Rousseff.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

SABOEIRO REALIZOU O 10° ENCONTRO DE JORNALISTAS, RADIALISTAS E BLOGUEIROS

Aconteceu neste dia 5 de maio de 2012, na Cidade de Saboeiro o 10° Encontro de Jornalistas, Radialistas e Blogueiros do Estado do Ceará, realizado pela ACEJI (Associação Cearense de Jornalistas do Interior.


No encontro foi debatido a perseguição política a blogueiros e radialistas no Brasil, que sofrem frequentemente perseguições e ameaças.



Na Mesa de honra fizeram parte o Prefeito de Saboeiro, Marcondes Ferraz, o Presidente da ACEJI, João Ferreira, o Deputado Federal Antônio Balhmann e Seu Chefe de Gabinete o conterrâneo Ubiratan Teixeira, o Coronel Gomes Filho, o Deputado Duquinha, o Empresário Zenir movéis, o Secretário Estadual de Saúde, Arruda Bastos, 1ª Dama Tania Ferraz, o Presidente da Câmara Municipal de Catarina, Antonio Chagas de Oliveira (Valmir), Ari Cosmo de Oliveira representando o Prefeito de Catarina, Jefferson Paes de Andrade Rodrigues, vereadores do municipio de Saboeiro, entre outras muitas autoridades.


Os trabalhos da Reunião foram magnificamente conduzidos pelo Jornalista e Radialista Helvécio Martins de Oliveira.

Segundo João Ferreira, Presidente da ACEJI, o encontro, a modelo dos antecedentes, teve foco no aprimoramento, dos comunicadores, da mesma forma que desempenhou papel fundamental na qualidade das missões jornalísticas dos jornalistas, radialistas e blogueiros.
No encontro diversas autoridades foram homenageadas com a Comenda Jornalista Dutra de Oliveira, como também no final da reunião houve a solenidade de entrega de Titulos de Cidadão Saboeirense à pessoas que prestaram serviço aquela terra.

Antonio Chagas de Oliveira (Valmir do Monte Alegre) recebendo a Comenda Jornalista Dutra de Oliveira

O prefeito Marcondes Ferraz, salientou que os comunicadores prestam relevante papel no meio social, cultural e intelectual na transformação do levantamento de opinião pública. "A cidade é pequena, mas o coração do Saboeirense é enorme, desejou boas vindas o prefeito.

No dia do evento também foram inauguradas obras de unidades básicas de saúde,onde o Prefeito Marcondes Ferraz falou sobre a revolução na área da saúde em Saboeiro.

Como se não bastasse o Deputado Federal Antonio Balhmann já ter concedido para Catarina quase um milhão de reais em verbas para obras, agora libera também um valo quase que equiparado para a cidade vizinha de Saboeiro investir em sua infraestrutura.



Na noite anterior ao encontro houve uma seresta para recepção dos comunicadores e convidados, com o cantor romântico Danraus.

Vários Catarinenses estiveram presentes na reunião para prestigiarem todos os atos deste importante evento.

Veja fotos do Encontro:


Iphan reforma três imóveis de famílias de baixa renda


Clique para Ampliar
Imóveis particulares tombados pertencentes a famílias de baixa renda já estão sendo reformados com recursos do Governo Federal
FOTOS: HONÓRIO BARBOSA
A medida cumpre determinação legal de restaurar bens quando os proprietários não contarem com recursos



Icó. A lei que regula a proteção e o tombamento de imóveis históricos prevê que quando a família proprietária do bem tombado não tiver recursos para realizar obras de conservação e reparação, esses serviços devem ser feitos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por conta de verba da União. O cumprimento da determinação legal está ocorrendo pela primeira vez nesta cidade, após o tombamento nacional ocorrido em 1997.



Inicialmente, três famílias de baixa renda estão sendo beneficiadas com obras de restauração que devem ser concluídas até o fim deste mês. "Em dois imóveis havia risco de desabamento", disse o chefe do Escritório Técnico do Iphan, em Icó, Erick Mendes Rolim. "As famílias saíram e estão morando em casas de parentes". Os arquitetos do Iphan elaboraram o projeto e orçamento que foram incluídos no Plano de Ação do Instituto para este ano.



O arquiteto Erick Rolim adiantou que há outro projeto a ser liberado, cujo imóvel está muito deteriorado e necessita de restauração. "São obras simples, mas que incluem troca completa de coberta, instalações elétricas, hidráulicas, reboco, eliminação de fossas, novo piso, recolocação de peças sanitárias, pia, chuveiro e de esquadrias (portas e janelas). Pintura da fachada e a recuperação de calçadas também são incluídas.



As intervenções nos imóveis variam de acordo com a situação de cada imóvel. Em uma das casas, havia risco do telhado desabar porque as linhas estavam corroídas pelo cupim. As casas são bem estreitas e estão localizadas no sítio histórico. "Uma delas sequer dispõe de banheiro, mas esse tipo de serviço é feito pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em convênio com a Prefeitura", explicou Rolim.


Postos de combustível são ameaças em praças


 Por Thatiany Nascimento

thatynascimento@oestadoce.com.br

Posto de combustível funcionando em pleno espaço público. A situação, embora atípica e irregular, ainda ocorre em três praças de Fortaleza. Edificados há mais de quatro décadas, quando leis municipais ainda não tratavam da questão, os equipamentos, hoje, atuam mantidos por liminares judiciais. Nas Praças Paulo Ney, do Liceu do Centro, e do Cristo Redentor, a população continua exposta aos riscos iminentes da atividade, além de conviver com ocupações irregulares em espaço público.
Na esquina da avenida Senador Fernandes Távora com rua Miramar da Ponte, no Henrique Jorge, a principal praça do bairro é ponto de descanso, convivência e lazer. Não fosse o incômodo causado pela existência de um posto de combustível no local, o equipamento seria melhor, segundo o aposentado Johnson Pelim. Ele, que diariamente aproveita a sombra da Praça para ler e conversar com os amigos, teme a ocorrência de “algo sério” no espaço.
RISCOS E IMPACTOS
Johnson afirmou que, recentemente, houve um príncipio de incêndio em um veículo que estava estacionado no posto. “Eles empurraram o carro para o outro lado e jogaram água trazida em baldes. Quem tava na praça saiu correndo com medo de uma grande explosão”, contou.
O proprietário de uma banca de comida, que não quis se identificar, reafirmou as reclamações. Para ele, o posto é “uma bomba prestes a explodir”. Disse ainda que a venda e o consumo de bebidas e cigarros nas proximidades do equipamento ampliam a sensação de medo nos frequentadores da Praça. “Por ser antigo, muita gente acha que não tem perigo. Na verdade, a gente torce para que nada dê errado, porque risco a gente sabe que tem”, defendeu.
O temor não é a única lástima da população. Segundo o coordenador de fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), Alan Arrais, o exercício de tal atividade em uma área pública com potencial de aglomeração, além de perigoso, é irregular. Explosão é o grande risco, de acordo com ele, mas os vazamentos e a poluição do solo e dos lençois freáticos subterrâneos também integram a lista de perigos. “Sem falar na privatização do espaço público, que completa as irregularidades” acrescentou.
PELEJAS JUDICIAIS
Ações relativas aos casos mencionados tramitam na Justiça, segundo o procurador do Município, Antônio Osmídio. Ele explicou que, nas três situações, há o comprometimento do uso do espaço público, no entanto, o objeto dos processos são diferentes.


Segundo o procurador, o dilema dos postos em praças é antigo, pois os equipamentos foram edificados há mais de quatro décadas, quando nem o Código de Obras e Posturas do Município, a Lei de Uso e Ocupação do Solo e Lei dos Posto de Combustíveis tinham sido formuladas na Capital. Desta forma, quando instalados, os postos não infrigiam nenhuma legislação. Porém, hoje, apesar de configurarem riscos e irregularidades, seguem em plena atividade devido a imbróglios judiciais.


Há mais de 15 anos, a situação do posto na Praça Cristo Redentor é questionada judicialmente. Segundo Osmídio, na ação, o Município pede a retomada do espaço, para que ele retorme ao seu estado anterior à construção. Porém, uma decisão judicial a época, garantiu a posse do espaço ao proprietário do posto. Três anos depois, a ação foi julgada favorável ao Município, mas o proprietário recorreu. Hoje, a situação é de espera pela decisão do Tribunal de Justiça do Estado.

No Henrique Jorge, apesar das mesmas circunstâncias, o processo é diferente. A atividade do posto é aceita devido uma Parceria Público-Privada, estabelecida pelo decreto 12.659 de 2010. “O proprietário do posto garante a manutenção da praça. Isso fez com que ele possa permanecer lá”, explicou o procurador.

Em 2010, o Ministério Público Estadual contestou a existência do posto e entrou com uma ação contra o proprietário do equipamento e o Município. A ação, segundo Osmídio, ainda não foi apreciada e tramita na 7ª Vara da Fazenda Pública. “Caso seja expedida liminar de desocupação, o Município retoma a posse a qualquer hora, não tem problema”, garantiu.

O posto na Praça do Liceu também é questionado judicialmente, porém, até o fechamento desta edição, o procurador não souber precisar a atual situação do processo.

FONTE: JORNAL O ESTADO

Educação no trânsito é a área de menor investimento


Os gastos da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) com educação são os menores da planilha de valores aplicados pelo órgão anualmente em Fortaleza. Os dados foram repassados pelo Núcleo de Operacionalização de Trânsito (Nutran) do próprio órgão ao Ministério Público Estadual. O POVO teve acesso ao documento.

Em todo o ano de 2010, a pasta investiu R$ 1.720.193,66 no setor. Isso representa liberações mensais de R$ 143.349,47. Significa também 4,4% dos R$ 38.317.345,04 destinados ao item “Operações e fiscalizações” e 16% dos R$ 10.445.397,72 do campo “Engenharia/CTAFor”.

Em 2011, as estatísticas referem-se ao período de janeiro a julho. Foram R$ 508.549,66 em despesas de educação de trânsito (R$ 42.379,13 mensais). O montante é 3,04% do gasto com “Operação e fiscalização” (R$ 16.726.449,74) e 9,23% do desprendido para “Engenharia/CTAFor” (R$ 5.509.317,47).

O MP não dispõe dos balanços do segundo semestre de 2011 e do primeiro quadrimestre deste ano. O POVO também não teve acesso aos números ao solicitá-los à AMC durante a semana passada inteira. Pedidos foram feitos tanto por email quanto por telefone.

Segundo o promotor de Justiça responsável pelo Núcleo de Trânsito do Ministério Público, Gilvan Melo, os investimentos podem ser ainda menores. Ele contesta a inclusão no relatório de cifras destinadas ao Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset). “Colocam os 5% recolhidos das multas que devem ir para essa reserva. Não deveria contar, porque é obrigação”, explica.

Melo diz ter pedido ao Tribunal de Contas dos Municípios auditoria na AMC. “Desconheço investimento real em educação de trânsito no Município, Estado e União. As campanhas acontecem uma vez perdida e em meios que nem todos acessam. É só conversa fiada!”, acusa.