quarta-feira, 16 de maio de 2012

Paralisação de obra deixa cidade isolada no Ceará


O tráfego em Porteiras está prejudicado, crianças não vão para a escola e há dificuldade de chegar alimento

Porteiras A paralisação de um dos trechos da obra da Transnordestina, entre a cidade de Brejo Santo e a estrada principal que dá acesso ao Município de Porteiras, está sendo motivo de constantes reclamações dos moradores. Centenas de pessoas que moram no sítio Lagoa do Mato tiveram a rotina modificada desde que foi iniciado o serviço. Há dificuldade de trafegar na área, mesmo de moto ou bicicleta, que são as únicas condições de transporte para algumas comunidades. Crianças estão sem frequentar escolas e existe a dificuldade de entrada de mercadorias na cidade.

A obra fica há 12 quilômetros do município de mais de 15 mil habitantes. Desde que os trabalhadores pararam os serviços, em dezembro do ano passado, prometendo voltar após as festas de fim de ano, os moradores ficaram apreensivos. A pouco metros da BR-116, uma das mais movimentadas do Brasil, a construção do túnel com uma ponte para dar passagem para a cidade de Porteiras motivou um desvio de mais de 2 quilômetros para ter acesso ao município. Mas a estrada se encontra em péssimas condições também e por pouco não ficou interditada, por conta das chuvas escassas do inverno deste ano.

Mas os riscos de acidentes para as pessoas da comunidade têm aumentado na medida que o terreno em volta do túnel cede. São barreiras altas que se formam e até os canos para drenagem estão descobertos. A área em cima da ponte, que ainda não foi concluída, está tomada pelo mato e uma placa à frente indica que homens estão trabalhando a 100 metros.

Polícia apreende mais de 1t de explosivos em Itaitinga


Em uma ação conjunta envolvendo a Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e a Delegacia de Roubos e Furtos, foram localizadas e apreendidas mais de 1 tonelada e meia de explosivos em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza. Além das dinamites, também foi localizado um farto material para detonação.
A polícia suspeita que o material bélico seria utilizado ou para um grande assalto a banco, ou para o resgate de presos em algum presídio.
A operação teve início na última terça-feira (15), com a prisão de duas mulheres, e deu continuidade na madrugada desta quarta-feira (16), quando foram localizados e apreendidos os explosivos.
Com informações de Fernando Ribeiro, editor do caderno Polícia.
Mais informações em instantes.

DN ONLINE

Lei de Acesso à Informação entra em vigor a partir desta quarta-feira


Medida permite que o cidadão solicite informações aos órgãos da administração pública sobre aplicação de recursos.
Por: Luciano Augusto
A partir de hoje entra em vigor a Lei de Acesso à Informação (LAI), que permite a qualquer cidadão solicitar aos órgãos da administração pública informações sobre atividades, dados e aplicação de recursos.
A Lei é válida para os três poderes e abrande também as autarquias, fundações, empresas públicas e todas as entidades controladas pela União, Estados e municípios.
O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) já disponibiliza no site www.tcm.ce.gov.br espaço para consulta, manuseio, pesquisa, acompanhamento e controle social das contas públicas.
“O cidadão é quem decide o que quer e como chegar naquilo que lhe interessa no âmbito dos municípios – prefeituras e câmaras – e da gestão do próprio Tribunal”, informa o presidente da Corte, conselheiro Manoel Veras.
De acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU), responsável pelo acompanhamento da aplicação da lei no Executivo federal, mais de 300 servidores de todos os órgãos foram treinados para responder às solicitações. Embora a lei entre em vigor hoje, o decreto que a regulamenta só será publicado hoje no Diário Oficial.
CEARÁ AGORA

Canteiro de obras está esvaziado, diz Landim


O cronograma das obras que vinham sendo executadas pela construtora Delta no Ceará não está ameaçado apenas em Fortaleza. De acordo com o deputado estadual Wellington Landim (PSB), em Mauriti, no Cariri cearense, o lote 4 da transposição do Rio São Francisco, obra que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tem sofrido um esvaziamento no canteiro de obras. Fica a dúvida sobre como os impasses serão solucionados a fim de preservar os prazos estabelecidos.

Conforme Landim, vice-líder do governo Cid Gomes na Assembleia Legislativa, a maioria dos operários trabalha para empresas terceirizadas pela Delta. “Em algumas empresas, os trabalhadores não estão recebendo (pagamento) há meses. A Delta já estava com problema com o Governo Federal, que não estava aceitando o ‘replanilhamento’ dos preços das obras. Agora, a situação se agravou por causa das investigações”, afirmou.

A construtora Delta é pivô do escândalo envolvendo Carlinhos Cachoeira e comanda uma série de obras do PAC pelo Brasil. O escândalo está sendo investigado no Senado, por meio de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada no último dia 3.

Wellington Landim, que tem bases eleitorais na região de Mauriti, acrescenta que a situação está gerando revolta na comunidade. “A obra já está muito atrasada. Já tem mais de um ano que o cronograma não vem sendo cumprido”, ressaltou.

Gravidade
Landim destaca ainda que a desmobilização dos canteiros de obras é um problema gravíssimo. “Quanto mais houver atraso, mais cara a obra vai ficar”, alerta.

Ontem, a presidente Dil-ma Rousseff afirmou que a transposição é o maior empreendimento de infraestrutura hídrica que o Governo Federal está executando e já está com 36% das obras concluídas. Ela prometeu concluir a obra, nos trechos do Ceará, até o fim de 2014. “O Projeto de Integração vai levar água para a população urbana de 390 municípios do semiárido nordestino”, afirmou a presidente.

Procurada pela reportagem, por e-mail, a Delta confirmou apenas a rescisão do contrato com a Prefeitura de Fortaleza. Não foram respondidas questões sobre como a compra da Delta pela holding J&F repercutiria no Ceará nem sobre quem está hoje no comando da empreiteira no estado. A assessoria também não comentou sobre as obras no interior do Ceará.

O POVO tentou, sem sucesso, contato com a assessoria do Ministério da Integração Nacional.

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

A Delta é acusada de financiar suposto esquema de distribuição de propina e influência política, comandado por Carlinhos Cachoeira.E uma das responsáveis pelas obras da transposição do Rio São Francisco.

SERVIÇO 

Para obter mais informações sobre a Transposição do Rio São Francisco, acesse:
http://www.integracao.gov.br/projeto-sao-francisco1

O POVO

Sobram cinco mil vagas em escolas estaduais


As matrículas na rede estadual de ensino terminaram no último dia 4 de maio, mas sobraram cinco mil vagas nas escolas do Ceará.
Os dados da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), mostram quem em 2011 todas as 177 mil vagas da rede pública disponíveis para Fortaleza foram preenchidas. Este ano a oferta foi menor: 174 mil.
A articuladora da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza, Giovanna França,explica que a oferta foi menor devido ao planejamento de vagas com base nas necessidades do município e que algumas medidas são adotadas para evitar a evasão.
“Nós fazemos um trabalho na gestão das escolas, que é de acompanhamento da evasão através da Superintendente Escolar”, esclarece.
Reflexo no futuro
Para o especialista em educação, Arnaud Cavalcante, estar fora da escola é um prejuízo não somente para o sistema de ensino, mas para a vida do aluno. “Deixar de ocupar esses espaços traz um prejuízo muito grande no campo pessoal e econômico, da intelectualidade, de compreender e de criticar”, enfatiza.
JANGADEIRO ONLINE

TCM amplia acesso à informação


O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) colocará à disposição dos cidadãos, a partir desta quarta-feira, para consulta, manuseio, pesquisa, acompanhamento e controle social das contas públicas, novo e amplo leque de dados, informa o presidente do órgão, Manuel Veras. A medida segue o que manda a lei federal Nº 12.527/2011, conhecida como “Lei de Acesso às Informações Públicas”.
Na data determinada pela lei e tendo como via de acesso o endereço eletrônico www.tcm.ce.gov.br, com desenho, links e conteúdo totalmente reformulados, a página principal do TCM na internet adotou mecanismos de interação que tornam mais objetivas e fáceis as consultas que venham a ser feitas. “O cidadão é quem decide o que quer e como chegar naquilo que lhe interessa no âmbito dos municípios -– Prefeituras e Câmaras – e da gestão do próprio Tribunal”.
A Lei de Acesso à Informação ainda precisa ser regulamentada no âmbito dos Estados e Municípios, mas o TCM, acrescenta Veras, “optou por cumprir integralmente tudo aquilo que já está definido na norma federal, face aos compromissos assumidos e que procura manter com uma política de transparência claramente identificada em atos e fatos. O nosso discurso está ancorado na prática e assim tem sido avaliado pela sociedade”.

Fonte: O Povo

terça-feira, 15 de maio de 2012

POSTO DE SAÚDE DA VILA DE RETIRO ESTÁ PRONTO!



                          Mais uma obra para o Município de Catarina está concluída. Trata-se do Posto de Saúde da Localidade de Retiro, a 09 km da Sede de Catarina. 



                  Ao passar por lá nesse fim de semana pude perceber a  conclusão desta importante obra, faltando apenas os retoques finais. A população de Retiro não mais precisará se deslocar até a sede pára receber os atendimentos básicos de saúde.

            Parabéns a todos que lutaram por esta obra, Parabéns Administração, Executivo e Legislativo de Catarina e parabéns Vila de Retiro que agora poderá usufruir deste grande feito!


        Na Sessão Ordinária passada o Sr. Prefeito Dr. Jefferson Paes de Andrade Rodrigues falou que em 15 (quinze) dias mais um Posto de Saúde estará concluído, citando o Posto de Saúde do Bairro Lagoinha, outra importante obra para Catarina.


VEJA TUDO SOBRE A SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CATARINA, DESTE DIA 12 DE MAIO DE 2012.


A Câmara Municipal de Catarina realizou neste dia 12 de maio de 2012 a 7ª Sessão Ordinária onde foram aprovados  vários projetos de interesse da população, como também as Contas da Prefeitura Municipal de Catarina, Exercícios Financeiros de 2008 e 2009 de Responsabilidade do Sr. Jefferson Paes de Andrade Rodrigues. 


Vejam os Projetos Aprovados:
• PARECERES N°. 001/2012 E 002/2012 DA COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO, RELATIVO AOS EXERCICIOS FINANCEIROS DOS ANOS DE 2008 E 2009 DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CATARINA DE RESPONSABILIDADE DO SENHOR JEFFERSON PAES DE ANDRADE RODRIGUES;
• PROJETO DE LEI N° 02/2012 - AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A CONTRIBUIR COM ENTIDADES ESTADUAIS;
• PROJETO DE LEI N°. 03/2012 – DÁ NOVAS REDAÇÕES AS LEIS QUE INSTITUI O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE;
• PROJETO DE LEI N°. 05/2012 – INSTITUI O DIA EVANGÉLICO E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS;
• PROJETO DE LEI N°. 06/2012 – REAJUSTE SALARIAL DOS PROFESSORES DO MUNICIPIO;
• PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº. 05/2012 – AUTORIZA A CÂMARA MUNICIPAL DE CATARINA A CONCEDER HONRARIAS E HOMENAGENS (VEREADOR PRESIDENTE JOSÉ RODRIGUES IRMÃO 'In Memória') ÀS PESSOAS, FAMILIAS E ASSOCIAÇÕES QUE PRESTARAM RELEVANTES SERVIÇOS AO MUNICÍPIO;
• PROJETO DE RESOLUÇÃO N°. 01/2012 – ONDE A MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CATARINA RESOLVE ADEQUAR OS TRAJES DOS SENHORES VEREADORES NAS SESSÕES ORDINÁRIAS;
• PROJETO DE INDICAÇÃO N°. 04/2012 – INDICA AO SENHOR PREFEITO A IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INCENTIVO AOS JOVENS DE CATARINA QUE ESTUDAM FORA DO MUNICÍPIO.


O Plenário Vereador José Rodrigues Irmão, o qual também será homenageado com Comendas e Medalhas oferecidas à Pessoas, Associações e Famílias que prestaram relevantes serviços a Catarina, esteve lotado durante as 04 horas de Reunião.


Todos os Vereadores parabenizaram o Exmo. Sr. Prefeito pelas Contas aprovadas e pela transparência nas ações.

O Exmo. Sr. Presidente da Câmara, Antonio Chagas de Oliveira (Valmir do Monte Alegre), parabenizou o gestor pelo esforçado trabalho e pela revolução da maneira de administrar que o prefeito Dr. Jefferson implantou em Catarina, parabenizando-o também pelas suas contas que vieram com o parecer favorável a aprovação pelo TCM e que também foram aprovadas por unanimidade pelos senhores vereadores.


Veja a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Catarina:
PARTE 1



PARTE 2



PARTE 3



OBS: ALGUMAS PARTES DA SESSÃO FORAM PERDIDAS DEVIDO A QUEDA DE INTERNET

Trabalhadores do MST acampam em frente à agência do BNB de Quixeramobim


Segundo um dos lideres do movimento, é a liberação de R$12 mil para os pequenos agricultores.

Centenas de Trabalhadores rurais do município de Quixeramobim, liderados pelo Movimentos dos Sem terra -MST, voltaram a protestar na manhã desta segunda-feira, 14, pelas Ruas da cidade.
Os manifestantes estão acampados em frente à agência do Banco do Nordeste da cidade e tentam chamar a atenção dos órgãos públicos e dos governantes no intuito de apressarem na implementação das ações de socorro por conta da estiagem. Algumas das reivindicações, segundo um dos lideres do movimento, é a liberação de R$12 mil para os pequenos agricultores, os manifestantes também querem uma nova audiência com o prefeito Edmilson Junior e com o secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins.
Barracas estão sendo montadas para a permanência do grupo no local, pois os manifestantes prometem permanecerem acampados até que as reivindicações sejam atendidas. O trecho da Rua Cônego Aureliano Mota, que fica próximo às agências do BNB e Caixa Econômica, foi interditado por tratores. Durante a manhã, alguns clientes tentaram entrar na agência do BNB, mas foram impedidos pelos manifestantes.

IGUATU.NET

Número de assassinatos no Ceará aumenta 24%


Os números lembram cenário de guerra. Entre janeiro e abril deste ano, 1.095 pessoas foram assassinadas no Ceará, uma média de nove por dia. Comparando com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 878 homicídios, houve um aumento de 24% no número de casos. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Em Fortaleza, o percentual de aumento foi semelhante: 23%. A Capital registrou 507 homicídios nos quatro primeiros meses de 2012 contra 409 no mesmo período do ano passado. Os bairros com maior número de assassinatos este ano foram Jangurussu/Conjunto Palmeiras, com 33 casos, e Barra do Ceará, com 27 ocorrências (ver quadro).

O ranking dos bairros mais violentos foi feito pelo O POVO a partir de dados disponibilizados no site da SSPDS. A reportagem também consultou os registros das ocorrências na Coordenadoria de Medicina Legal - o antigo IML - e constatou que não houve um único dia de 2012 sem assassinatos no Estado. “Há pesquisadores que denominam essa situação (número elevado de homicídios) como uma pandemia, ou seja, um problema estrutural que foge do controle do poder público”, explica o sociólogo Ricardo Moura, do Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O comandante geral da PM no Ceará, coronel Werisleik Matias, diz que o aumento no número de homicídios é por “um problema atípico”. Ele cita que houve um pico de assassinatos em janeiro de 2012, quando os militares estiveram em greve. “Os números despontaram de uma maneira ruim por causa disso. Mas o ano ainda não acabou. A gente quer terminar com redução (no índice de homicídios)”.

Os dados divulgados pela SSPDS mostram que houve aumento no número de assassinatos em todos os meses de 2012, tanto na Capital quanto no Estado. “Aumentou por conta das execuções vinculadas ao tráfico de drogas”, afirma o comandante. Ele estima que 75% dos homicídios tiveram essa motivação.

Segundo o coronel, a PM pretende investir mais no trabalho de inteligência para tentar reduzir os homicídios. Ele também promete incrementar as equipes do Raio (Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas) com mais 100 motos. “Vamos intensificar o número de abordagens nas ruas”, comenta Werisleik, acrescentando que a Polícia tem apreendido mais armas.

O diretor-adjunto da Divisão de Homicídios, Franco Pinheiro, reconhece que o trabalho na unidade está sobrecarregado por causa do crescimento no número de homicídios. “Agora, não basta o trabalho policial. O problema é bem mais complexo, passa por outras medidas, como programas sociais”.

ENTENDA A NOTÍCIA

Reduzir o número de assassinatos no Ceará é um desafio para a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, que, até então, só vinha divulgando dados positivos sobre esse tipo de crime.

NÚMEROS

1.095

É o número de homicídios no Ceará este ano (até abril)


507

É o número de homicídios em Fortaleza este ano (até abril)


O POVO

Obras param e Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes vira símbolo de atraso

Falta de materiais para finalizar o Módulo Operacional (MOP) gera mais desconforto aos passageiros.
Por: Luciano Augusto
A falta de materiais para finalizar o Módulo Operacional Provisório (MOP) gera mais desconforto aos passageiros.
A estrutura metálica já está pronta, mas os produtos para o revestimento das pareces ainda não chegaram.
O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes se transformou em referência de gargalo para desenvolvimento da região.
Leia a reportagem completa na edição desta semana do Jornal do Cariri.
CEARÁ AGORA

Carência de médicos estende filas de espera

A precariedade no atendimento resultou, inclusive, em tumulto e tiros no Gonzaguinha da Barra do Ceará


Em meio ao surto de dengue que vem lotando de pacientes as unidades de saúde da Capital, nas últimas semanas, gestores dos hospitais públicos atribuem a superlotação à falta de orientação das pessoas, que não estariam procurando atendimento nos postos de saúde. Na verdade, os pacientes até recorrem à atenção primária, mas não conseguem ser atendidos. O jeito é procurar os Gonzaguinhas e Frotinhas, que já sofrem com a ausência de médicos.



Na emergência do Gonzaguinha da Barra do Ceará, por exemplo, são horas de espera. Faltam assentos para tanta gente. A maioria, com sintomas da dengue, espera de pé ou até mesmo no chão, como o serigrafista Rafael Carvalho dos Santos. "Estou com muita dor de cabeça e no corpo. Cheguei às 7h, já são 11h e ainda estou aguardando", diz.



Na noite do último domingo, usuários invadiram a emergência do hospital para protestar contra a precariedade no atendimento. Tiros foram disparados do lado de fora. "Eu estava aqui e vi quando a confusão começou. As pessoas reclamavam da demora e da falta de médicos. Arrombaram o portão para quebrar as cadeiras, mas a Polícia chegou em seguida", relata a costureira Diana Ramos.



O diretor clínico do Gonzaguinha da Barra do Ceará, Wagner Freire, nega que a invasão aconteceu como forma de protesto. "As pessoas tiveram medo quando escutaram os tiros. O tumulto foi por conta disso", justifica. Ele diz que só um clínico geral trabalhou no período diurno de domingo, mas, à noite, eram dois.