terça-feira, 23 de novembro de 2010

Audiência pública em Aiuaba para debater a segurança.

Reportagem - Diomar Araújo

Além dos vereadores presentes, empresários, comerciantes e o povo em geral irão se manifestarem, falando da indignação pelos constantes homicídios, roubos, furtos, arrombamentos e assaltos a mão armada que vem ocorrendo, com frequência diária, naquela pequena cidade.

Ouça aqui a participação do radialista Diomar Araújo, direto da região dos Inhamuns para o Programa Verde Vale Noticias, (Rádio Verde Vale 570 AM Juazeiro do Norte)


http://blogdodiomararaujo.blogspot.com/


.

5ª reunião do IBGE será amanhã dia (24), em Catarina.

Reportagem e foto - Diomar Araújo

www.blogdodiomararaujo.blogspot.com

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) realizará nesta quarta-feira (24), as 09hs, na Câmara de Vereadores de Catarina, a 5ª reunião Ordinária da Comissão Municipal de Geografia e Estatísticas (CMGE), referente ao encerramento dos trabalhos do censo no município e apresentação dos resultados da coleta do Censo 2010.

De acordo com o presidente da comissão municipal Sr. Walter Leite, o município de Catarina apresentou crescimento sendo um dos poucos municípios da região a apresentar crescimento em números de habitantes. Em 2009, a população de Catarina era de 17.028 (dezessete mil e vinte e oito) habitantes, no recenseamento deste ano, Catarina apresenta um crescimento significativo. A população de Catarina já ultrapassa 18.300 (dezoito mil e trezentos) habitantes, disse.

O prefeito municipal Dr. Jefferson Paes de Andrade Rodrigues, disse a nossa reportagem que esse crescimento significa muito para o desenvolvimento do município, para ele, o aumento em mais de 1.300 (mil e trezentos) habitantes relativo ao Censo 2009, demonstra a qualidade de vida e os investimentos aplicados pela atual administração em todos os setores. Enfatizou.


Posto de Coleta do IBGE de Catarina
Avenida José Alves de Castro, 497, Centro, Catarina
Fone: (88) 8821 0783.

Unidade Estadual do IBGE no Ceará

Avenida 13 de Maio, 2901 – Bairro Benfica – Fortaleza, Ceará.

Fone: (85) 3464 5342


http://blogdodiomararaujo.blogspot.com/


.

CRIMES EM IGUATU Negados pedidos da defesa do ex-PM

O ex- capitão Daniel Bezerra é acusado de matar dois jovens em Iguatu FOTO: HONÓRIO BARBOSA

O juiz titular da Primeira Vara da Comarca de Iguatu, José Batista de Andrade, indeferiu, ontem, o pedido de nova perícia solicitada pela defesa do ex-capitão da Polícia Militar, Daniel Gomes Bezerra, acusado de ter assassinado, a tiro, os irmãos Leonardo e Marcelo Moreno Teixeira, ambos acadêmicos de Medicina. O duplo homicídio ocorrei em 2007. Desde então, Bezerra é mantido na cadeia, nesta Capital, e, por decisão do governador Cid Gomes, já foi expulso das fileiras da PM.

Segundo a Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, a defesa do acusado havia pedido que fosse realizada uma perícia na camisa que o ex-militar usava no dia do crime. Queria com isto provar que, entre o ex-capitão e as vítimas, houve uma luta corporal antes de serem efetuados os tiros que mataram os irmãos.

O juiz já havia, anteriormente, negado o pedido da defesa para que fosse realizada a perícia, assim como também negou o pedido de reconstituição do crime. "Considerando a ação deletéria do tempo sobre a memória dos fatos, que datam de quase quatro anos, entendo não ser razoável o acolhimento do pleito", declarou o juiz ao indeferir o pedido da reconstituição.

O magistrado, no entanto, aceitou o pedido para que a camisa do réu seja novamente anexada ao processo. Porém, no mesmo despacho ordenou a redução no número de testemunhas arroladas pela defesa, de oito para, no máximo, cinco. O advogado terá cinco dias para relacionar as testemunhas.

http://diariodonordeste.globo.com/


.

Política Política RACHA NA BANCADA TUCANA Deputados dispostos a mudarem de partido

O atual presidente do PSDB cearense, ontem, conheceu a insatisfação de alguns dos deputados com a posição da sigla

A direção estadual do PSDB cearense tomou conhecimento, ontem, na reunião com os deputados estaduais eleitos para a próxima legislatura, que Rogério Aguiar e Osmar Baquit estão querendo sair da agremiação, descontentes com o rompimento do partido com o Governo Cid Gomes (PSB).

Além de várias reclamações sobre a desatenção da direção partidária com os seus candidatos à Assembleia, no último pleito, o presidente do partido, deputado Raimundo Gomes de Matos também foi informado de que o deputado Fernando Hugo não tem interesse em ser líder da agremiação, exatamente pelo de fato de a maioria da bancada estar disposta a apoiar a administração Cid Gomes.

O deputado Rogério Aguiar foi o único dos deputados eleitos que não compareceu ao encontro de ontem, um almoço com o deputado Marcos Cals, que foi candidato a governador nas últimas eleições e o deputado Raimundo Gomes de Matos, mas um dos presentes informou que o deputado havia comunicado a sua ausência e a disposição de não mais continuar no PSDB.

Amizade

O deputado José Teodoro foi muito claro em dizer da sua relação de amizade com o governador Cid Gomes e seus irmãos, os deputados Ciro Gomes (federal) e Ivo Gomes, estadual, ficando implícito que ele não fará oposição ao Governo. Por seu turno, o deputado Moésio Loiola, embora não escondesse o seu descontentamento com algum posicionamento da agremiação, no período eleitoral, reafirmou sua decisão de permanecer nos quadros tucanos.

A direção do PSDB disse aos deputados que, em razão das ações de infidelidade partidária registradas no primeiro turno das eleições, com alguns tucanos não sufragando o nome do candidato a governador, Marcos Cals, foi editada uma Resolução exigindo fidelidade para com a candidatura de José Serra à Presidência da República.

Leia mais http://diariodonordeste.globo.com/

.

Quadrilha resgata 5 detentos em Itaitinga

Cerca de dez bandidos usaram fuzis, escopetas e revólveres para abrir fogo contra a guarda e dar fuga aos comparsas

Um preso morreu, outro foi recapturado ferido e outros cinco conseguiram fugir. Este foi o resultado da ação violenta de uma quadrilha fortemente armada que, na madrugada de ontem, atacou a Casa de Privação Provisória da Liberdade Professor José Jucá Neto, denominada de CPPL III, localizada no Município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O grupo atacou a Casa de Custódia por volta de 2h32. Na hora em que os criminosos passaram a atirar de fuzil, escopetas e revólveres contra a guarda da cadeia, 13 presos estavam na cela número 18 da ´rua´ C, já prontos para escapar. Sete deles decidiram permanecer no xadrez, mas outros seis aproveitaram a oportunidade para fugir. Mais tarde, um dos seis foragidos acabou sendo capturado próximo a uma olaria, na localidade de Riachão.

Tiros

A quadrilha estava fortemente armada e ocupava, pelo menos, dois veículos. Como a CPPL não possui muralha, mas apenas uma cerca metálica, os fugitivos não tiveram dificuldade de escapar, enquanto os comparsas mantinham a troca de tiros com os policiais militares.

Na ocasião, fugiram os seguintes detentos: Francisco Martins Silva de Sousa, Jéfferson da Silva Carvalho, Sandoval Mendes de Sousa, Wederson Leal da Silva, Elias Barbosa Galvão e Francisco Jonas de Abreu.

A troca de tiros foi intensa e mobilizou, a princípio, três viaturas do Ronda do Quarteirão, das cidades de Aquiraz, Itaitinga e Guaiuba. Logo depois, chegaram ao local patrulhas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e do Comando Tático Motorizado (Cotam), ambos do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque).

Nas buscas iniciais no entorno da CPPL, os policiais encontraram o preso Francisco Jonas de Abreu. Ele estava baleado e sangrava muito. Foi atingido com um tiro no braço direito. Dali, foi levado de ambulância para o IJF-Centro.

LEIA MAIShttp://diariodonordeste.globo.com/

.

Soldado preso acusado de participar de assaltos a bancos trabalhava na Vila Trussu em Acopiara

Reportagem - Diomar Araújo

O comandante do 2° BPM de Juazeiro do Norte, o catarinense, Cel. Gomes Filho, concedeu na manhã desta segunda-feira (22), entrevista ao radialista Diomar Araújo.

Gomes Filho repudiou o envolvimento do policial militar Mário Kênnio Victuriano Bezerra, ele trabalhava na Vila Trussu, distrito de Acopiara e foi preso durante a

Operação Dezoito, desencadeada pelas policias Federal e Militar nas regiões Inhamuns e Centro Sul do Estado.

Segundo o coronel, os trabalhos de investigação foram iniciados ainda quando ele era comandante da 2ªCIA/2°BPM de Iguatu.

Alem da quadrilha que foi presa na ultima quarta-feira (17), quando estaria indo assaltar o Banco do Brasil de Catarina, e com a prisão do policial militar

Victuriano e do comparsa, um outro policial militar que não teve o nome divulgado, está sendo caçado pela Policia Federal.

Ouça a entrevista do comandante do 2° BPM em Juazeiro do Norte, Cel. Gomes Filho clicando

aqui.http://blogdodiomararaujo.blogspot.com/


.

Número de mortos após tumulto em ponte do Camboja passa de 300

Um tumulto em uma ponte superlotada de pedestres em Phnom Penh, capital do Camboja, deixou 339 mortos nesta segunda-feira (22), informou o premiê do país, Hun Sen, já na madrugada desta terça. Segundo ele, há 329 feridos, e o número de vítimas ainda pode aumentar. A maior parte das vítimas morreu por afogamento ou esmagadas no tumulto.

O acidente ocorreu enquanto milhões de pessoas ocupavam as ruas da cidade para comemorar o último dia do Festival da Água. Pelo menos 240 das vítimas são mulheres, segundo uma reportagem da TV Estatal, que indicou mais cedo haver 278 mortos. Na TV estatal, o primeiro-ministro pediu desculpas pelo desastre, apresentou condolências às famílias de vítimas e disse que as causas da tragédia ainda são desconhecidas.

Os corpos foram colocados fora da ponte, que liga Phnom Penh a Diamond Island, uma pequena ilha onde eram realizadas festividades para marcar o final dos três dias do festival anual. Muitas pessoas caíram no rio Tonle Sap durante a confusão, segundo testemunhas.
Cambojanos empurram-se durante tumulto sobre ponte na capital nesta segunda-feira (22). Cambojanos empurram-se durante tumulto sobre ponte na capital, Phnom Penh, nesta segunda-feira (22). (Foto: AFP)
Saiba mais
Dezenas de pessoas estavam reunidas na porta do hospital Calmette da cidade, onde vários feridos eram atendidos. Muitos dos que participavam do festival estavam em lágrimas, afirmou um jornalista da France Presse que acompanhava a celebração.Testemunhas relatam que a confusão começou na ponte mesmo. "Estávamos cruzando, quando as pessoas começaram a empurrar do outro lado", disse Kruon Hay, de 23 anos. "Havia muitos gritos e pânico, as pessoas começaram a correr, e caíam uns sobre os outros. Eu também caí. Se sobrevivi, foi porque alguém me levantou. Muitos pularam na água", disse. "É a maior tragédia que já vimos", disse Sok Sambath, governador de Daun Penh, o distrito em que ocorreu o incidente.

Milhares de pessoas se reuniram na capital nos últimos três dias para participar das regatas anuais, de shows e para assistir à queima de fogos de artifício. O festival anual, um dos maiores e mais exuberantes do Camboja, marca a inversão do fluxo entre os rios Tonle Sap e Mekong. Também é visto como uma forma de agradecer ao rio por ter dotado o país de terras férteis e abundância de peixe. O premiê disse que uma comissão vai ser criada para investigar as causas do acidente.

http://www.maisfm.org.br

.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Nova mesa da Câmara Municipal de Catarina

Foi protocolada no último sábado a chapa que concorrerá a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Catarina, a eleição será no dia 11 de Dezembro, mas a chapa já foi anunciada para que a população não tivesse dúvida quanto aos novos membros da mesa, que é composta por vereadores do bloco de oposição dentre eles o vereador Lourival Chaves (PRB) Reginaldo (PV) e Tatá (PT), e o Vereador Valmir (PMDB) que atualmente é lider do Prefeito Jefferson (PMDB), mas que teve a habilidade de compor com a oposição inclusive com o vereador Evandro (PRB) que retirou o seu nome da disputa para dar o apoio a chapa.

O vereador Valmir será o novo Presidente do Legislativo Catarinense e promete dar um avanço no Poder Legislativo, iniciando uma nova fase na política do nosso município.

Por Lourival Chaves


.

Acidentes automobilísticos marcaram o Plantão Policial do final de semana em Tauá e Região.

Acidentes automobilísticos marcaram o Plantão Policial do final de semana em Tauá e Região. Na BR 020, altura do Bairro Alto Brilhante, uma colisão entre um carro e uma moto, por volta do meio dia deste domingo, (21), deixou gravimente ferido, o diarista Francisco Iderlan da Silva, 24 anos, residente na Cohab. Ele sofreu fratura exposta na perna esquerda e perda de tecido, sendo transferido para o IJF após dar entrada na emergência do Hospital de Tauá. A vítima guiava a moto Yamaha de cor lilás placa BVY 2227 – Tauá.

O outro veículo envolvido no acidente foi um Pólo de cor preta, placas NQZ 4061 – Tauá-CE, dirigido pelo contador Yuri Emerson Andrade Dias, 38 anos. Após a colisão, o carro capotou e ficou com os 4 pneus pra cima. O contador não se feriu no acidente.

Ônibus de Transporte Escolar capota em Parambu

Um ônibus que faz transporte de alunos no Município de Parambu, capotou neste domingo na BR 020 e caiu dentro de uma lagoa. Segundo o CB Airton, da 2ª CIA de Polícia Militar, o acidente foi causado por um animal na pista. O motorista Damião Gomes da Silva tentou desviar, perdeu o controle do coletivo desceu um barranco de aproximadamente 4 metros e caiu dentro de uma lagoa a altura da Localidade de Sarandi.

O PM disse que não havia passageiros no coletivo e ninguém se ఫెరిఉ.

difusorataua.com.

.

Tasso participa de reunião para decidir rumo do PSDB no governo Dilma

A executiva nacional do PSDB se reúne na próxima quarta-feira (24), às 11h, em Brasília, para definir a posição do partido no governo da presidente eleita Dilma Rousseff. O senador cearense Tasso Jereissati, que não alcançou a reeleição, deve participar do encontro.

Também estarão presentes o governador eleito Marconi Perillo (GO) e o deputado Mendes Thame (SP), atual presidente da legenda em São Paulo. Serão traçadas as estratégias de crescimento da sigla para os próximos anos. No Ceará, o clima é de tensão entre os tucanos. O diretório estadual já anunciou que irá avaliar os casos de infidelidade, o que pode resultar na diminuição do partido.

O último encontro do PSDB aconteceu nesta quinta-feira (18). A legenda, que representa a principal oposição ao PT, elabora um plano de reestruturação. Tasso está entre os principais nomes para composição da equipe. Além do cearense, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o senador eleito Aécio Neves e o ex-governador José Serra, recém derrotado nas urnas, dividirão a missão.

culturaam960.com

.


Dilma: ministro terá perfil técnico

A presidente eleita, Dilma Rousseff disse no último sábado, que o próximo ministro da Saúde terá o perfil técnico. A declaração foi feita durante almoço com médicos e especialistas da área de saúde, na capital paulista. A petista garantiu essa intenção a pelo menos cinco convidados presentes no evento e destacou que credenciais políticas não são suficientes para qualificar alguém para o posto, que, segundo ela, demanda também experiência na área.

A presidente eleita participou de encontro com 26 especialistas e professores da área de saúde, evento promovido na residência do cardiologista Roberto Kalil Filho, do Hospital Sírio-Libanês. O médico coordenou a equipe que tratou Dilma Rousseff de um câncer linfático, no ano passado, e é cotado para assumir o Ministério da Saúde. Dilma foi ao almoço acompanhada pelo deputado federal Antônio Palocci (PT-SP), outro nome cogitado para a pasta.

A presidente eleita discutiu com os presentes, em tom informal, propostas na área de saúde e ouviu sugestões nas áreas de financiamento e gestão. Os convidados comentaram na saída do evento que a petista mostrou bastante interesse pelo tema e teria sinalizado que a saúde seria uma das prioridades de sua gestão à frente do Palácio do Planalto. Dilma recebeu elogios até mesmo da titular da Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Linamara Batisttella, indicada para o posto pelo ex-adversário da petista na disputa presidencial, o ex-governador José Serra (PSDB). A secretária negou que a presidente eleita tenha falado em nomes para o Ministério da Saúde durante o almoço, mas salientou que todos os presentes no evento gostariam que Roberto Kalil Filho fosse o indicado para o cargo.

O almoço durou três horas e contou com as presenças, entre outros, do presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS), Maurício Ceschin, o médico cancerologista Drauzio Varella, o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), José Luiz Gomes do Amaral, e o presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz d´Ávila, além do presidente do conselho diretor do Instituto do Coração de São Paulo (Incor-SP), a médica Noedir Stolf.

A presidente eleita cumpriu promessa que teria sido feita durante a campanha eleitoral a Roberto Kalil de ser reunir com especialistas da área de saúde, caso fosse eleita, para discutir políticas a serem adotados em sua gestão

diariodonordeste.globo.com

.

ASSEMBLEIA Novatos buscam espaço na Casa

Embora a posse do governador e do vice seja no dia 1º de janeiro, os novos deputados só assumem em fevereiro

Prestes a assumirem mandatos de parlamentares, alguns deputados estaduais eleitos este ano têm circulado constantemente pelo plenário da Assembleia Legislativa, desde o fim das eleições. Em busca de articulações em torno de cargos de visibilidade, eles tentam se aproximar de seus futuros colegas e já propõem acordos.

Na última semana foram os vereadores de Fortaleza, Roberto Mesquita (PV) e Mário Hélio (PMN) que estiveram, na mesma hora, na Assembleia Legislativa. Os dois parlamentares foram eleitos deputados estaduais em outubro deste ano e, além de visitarem a Casa, para conhecerem o funcionamento do local, tratam de acordos.

O tema mais debatido, por enquanto, é a busca por cargos na Mesa Diretora da Assembleia। Em conversas de bastidores ou formais, os deputados, novatos ou veteranos, ouvem propostas dos interessados na Presidência da Casa para avaliarem qual lado renderá mais benefícios. Como poderão votar no próximo presidente, em fevereiro de 2010, eles seguem dialogando sobre a questão...

LEIA MAIS diariodonordeste.globo.com
.

Poucos deputados vão com frequência à AL

Mais de 50% da Assembleia Legislativa é formada por duas bancadas: a do PSDB, composta por 14 deputados, atualmente, e o bloco governista, que une 16 parlamentares dos partidos PT-PMDB-PSB. Nos últimos dias, no entanto, os dois grupos têm mantido na Casa sempre os mesmos nomes, enquanto parte das duas bancadas prefere não estar em plenário.Desde o fim das eleições deste ano, o bloco governista, assim como o grupo de tucanos, tem visto diminuir na Assembleia Legislativa o número de seus membros nos debates e, como as duas bancadas são maioria, essa ausência acaba esvaziando grande parte das sessões ordinárias.

Na bancada tucana, os mais assíduos são os deputados Fernando Hugo, Moésio Loiola e Marcos Cals। São os três tucanos que costumam levantar, diariamente, críticas ao PT, à gestão Lula ou à presidente eleita, Dilma Rousseff।Além disso, são os mesmos tucanos que também têm apresentado, desde que romperam com o governador Cid Gomes (PSB), algumas reclamações referentes à gestão estadual, mas que nem sempre são levadas adiante, acabam ali mesmo no plenário, com o fim das sessões...Leia maias diariodonordeste।globo।com.


.

domingo, 21 de novembro de 2010

Acordo quebrado. Chapa lançada: vereador Valmir concede entrevista ao radialista Diomar Araújo

Reportagem e entrevista - Diomar Araújo / Foto Blog do Ver. Valmir

O atual vice-presidente da Câmara Municipal de Catarina, vereador Valmir do Monte Alegre, concedeu entrevista ao radialista Diomar Araújo, correspondente na região dos Inhamuns para as rádios Mais FM 106,1 Iguatu e Verde Vale AM 570 Juazeiro do Norte.

Durante entreviste, Valmir falou dos motivos que o levaram a montar um 'bloco' com a oposição para concorrer a presidência da Câmara Municipal, eleição que será realizada dia 11 de dezembro, para eleger a nova mesa diretora para o biênio 2011/2012.

Valmir tem o apoio dos quatro vereadores da oposição, numero suficiente para elegê-lo presidente da casa, já que são necessários cinco votos.

Ao ser indagado pelo radialista Diomar Araújo sobre a relação dele com o prefeito de Catarina Dr. Jefferson, Valmir foi claro e objetivo “tenho o apoio da oposição, mas sou situação. Voto em 2012 no candidato do Prefeito Dr.Jefferson”. O vereador Valmir disse que haverá mudanças na administração da Câmara.

Perguntado pela reportagem o porquê do registro da sua candidatura para concorrer a presidência da Câmara, o vereador Valmir disse que os vereadores de situação quebraram um acordo firmado.

“O acordo era para o vereador Tiê, presidisse a casa no biênio 2009/2010, e eu assumiria os dois anos restantes, 2011/2012. Só que esse acordo foi quebrado. Foi então que recebi o apoio da oposição e lancei, e registrei minha chapa que leva o nome de “Chapa da Renovação", mas isso não significa que eu sai do grupo do prefeito, estou do lado dele hoje e sempre”. Disse Valmir.

Ouça aqui a entrevista do vereador Valmir do Monte Alegre, concedida ao radialista Diomar Araújo.


.