segunda-feira, 18 de junho de 2012

Tauá inova no uso da energia solar


 A experiência começou com três luminárias, mas a perspectiva é ampliar o uso para outros pontos da Cidade

Foto - O Município instalou iluminação pública no Parque da Cidade, área central de lazer com três luminárias públicas. O equipamento capta a energia solar durante o dia e ilumina à noite, num projeto piloto na cidade. SILVÂNIA CLAUDINO

Tauá. Aqui, neste Município, onde há a maior radiação solar de todo o país, o calor, que racha a terra e enche de apreensão o agricultor nesses tempos de estiagem, traz como consolo a possibilidade de criação de emprego e renda a partir da geração de energia elétrica. E a partir desse calor, uma das fontes geradoras de energia alternativa, a solar, começa a ser utilizada de forma pioneira no Estado.

O Município acaba de instalar iluminação pública, no Parque da Cidade, área central de lazer. Três luminárias são o passo inicial nesta matriz energética, numa iniciativa pioneira e cheia de expectativa pela população local para que o sucesso do empreendimento seja garantido.

Segundo a Prefeitura, a proposta é que, a partir do experimento, outros pontos do Município em breve recebam a nova iluminação pública. Há a possibilidade de instalação de uma fábrica de energia solar no Município, que já possui a primeira usina solar do país.

As luminárias já vêm com uma placa solar inserida, que durante o dia capta os raios solares e a noite ilumina as ruas, praças e vilas do Município. Além da iluminação o equipamento traz câmeras de monitoramento. Novas luminárias poderão ser instaladas em outros logradouros públicos de Tauá.

"A experiência está sendo feita com a instalação das primeiras luminárias e a meta é ampliar para outros pontos da cidade e Município com um todo", afirma o secretário de Infra Estrutura, Renê Erlis.

A colocação das luminárias é resultado da visita de empresários israelenses em janeiro ao Município, a convite dos representantes políticos do Município. A diretoria da Globe Light & Water Systems Incorporation, anunciou que o Município foi escolhido para sediar o projeto piloto na área de energia solar. Israel utiliza a tecnologia e chega ao Brasil para realizar investimentos e implantar uma fábrica de luminárias para sistemas de iluminação pública sem o uso da energia elétrica convencional.

Vantagens

As vantagens da energia solar são muitas e os números relevantes. Não é poluente. Não influi no efeito estufa. Não precisa de turbinas ou geradores para a produção de energia elétrica. Em um ano, a Terra recebe pelos raios solares o equivalente a 10.000 vezes o consumo mundial de energia ao longo do mesmo período.

É uma energia praticamente inesgotável, disponível diariamente, que requer pouca manutenção e que não polui nem causa impactos ambientais significativos. Essa energia do sol pode ser aproveitada de forma passiva (utilizando materiais escuros para absorver o calor, por exemplo) ou de forma ativa, transformando em energia térmica ou elétrica. Há basicamente dois dispositivos de captação de energia solar que podem ser utilizados nos projetos arquitetônicos: os aquecedores solares e os paineis fotovoltaicos, que são instalados junto aos postes.

Investimento

Vários países investem na tecnologia de utilização das fontes renováveis de energia e em todas as partes do mundo, há esforços cada vez maiores e mais rápidos para transformar as "energias limpas" na bola da vez. E, nesse sentido, números positivos não faltam para alimentar tal expectativa. Organismos internacionais apontam que o mundo precisará de 37 milhões de profissionais para atuar no setor de energia renovável até 2030, e boa parte deles deverá estar presente no Brasil. Isso se o País souber aproveitar seu gigantesco potencial, já que é um dos países com maiores níveis de radiação solar no mundo.

Segundo o Estudo Prospectivo para Energia Fotovoltaica, desenvolvido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), o dever de casa no país passa, em termos de energia solar, por exemplo, pela modernização de laboratórios, integração de centros de referência e investimento em desenvolvimento de tecnologia para obter energia fotovoltaica a baixo custo. A energia solar pode ser aproveitada em diferentes níveis em todo o mundo.

Quanto mais perto do equador, mais energia solar pode ser captada. Os desertos que se encontram relativamente perto de zonas de maior consumo em regiões desenvolvidas têm a sofisticação técnica necessária para a captura dessa matriz. Os principais países produtores, curiosamente, estão situados em latitudes médias e altas, como Japão, Alemanha e os Estados Unidos.

Mais informações:

Prefeitura Municipal de Tauá Centro Administrativo
José Fernandes Castelo , 322
Telefone: (88) 3437.2068


SILVÂNIA CLAUDINO
REPÓRTER

DN ONLINE

Vereador de Tabuleiro do Norte sofre acidente e enteado morre


Uma colisão entre um carro de passeio e um caminhão vitimou Issac, 7 anos, enteado do vereador de Tabuleiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, Rafael Maia Barros e deixou três pessoas feridas. O acidente aconteceu na BR-116, no município de Chorozinho, Região Metropolitana de Fortaleza, na noite desta sexta-feira (15).

De acordo com a polícia, o vereador se deslocava pela rodovia sentido capital quando colidiu frontalmente. Além de Rafael e Issac, outros dois homens estava no veículo. O condutor do caminhão fugiu sem prestar socorro. Os feridos foram encaminhados para o Hospital de Chorozinho.
Jangadeiro Online via Blog do Alex Santana

Sertão Central é o mais visado, após RMF


Ficou em ruína e poeira o prédio da rua principal. Explosivos jogaram tudo pelos ares em plena madrugada. O estrondo deixou outro lastro de intranquilidade no lugar. Foi o quarto (e mas agressivo) ataque à agência do Banco do Brasil de Banabuiú entre janeiro de 2007 e junho de 2012. Aconteceu em 1º de março último.

O Sertão Central, onde o município está localizado, é a região cearense com o maior percentual de ações contra instituições financeiras depois da Grande Fortaleza. Dos 143 ataques registrados de janeiro de 2007 a junho deste ano no Ceará, 26 (18,18%) foram na região.

O Sertão dos Inhamuns aparece em terceiro lugar por ter 12,58% das ocorrências dos últimos cinco anos e meio. O ranking completa-se com a região do Cariri/Centro Sul (10,48%), Litoral Leste (7,69%), Litoral Oeste (também 7,69%), Baturité (6,99%) e Sobral/Ibiapaba (6,29%).

Fortaleza e seus 12 municípios do entorno (Região Metropolitana) registraram o maior índice de casos: 29,37%. Das 184 cidades do Ceará, 72 (39,13%) foram palco de ataques bancários desde 2007. O levantamento foi feito pelo O POVO (conheça a metodologia no quadro Saiba Mais).

Greve de professores e servidores de escolas técnicas é oficializada nesta segunda-feira


Será instalado o Comando Nacional de Greve, responsável pelas negociações com o Governo.
Por: Luciano Augusto
Será instalado nesta segunda-feira (18) o Comando Nacional de Greve, formado por representantes estaduais de servidores técnicos administrativos e professores dos institutos federais de educação tecnológica.
O órgão, liderado pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais de Educação Básica, Profissional e Tecnológica,  será o responsável pelas negociações da categoria com o Governo Federal.
O movimento atuará em conjunto à greve dos professores das instituições federais de ensino superior, parados há um mês. A categoria reivindica, entre outros pontos, a reestruturação das carreiras técnicas e dos docentes, a democratização das relações de trabalho e a aprovação da carga horária de 30 hora para os técnicos administrativos.
De acordo com a secretaria adjunta de Comunicação do Sinasefe, Eugênia Martins, a categoria vinha negociando com o governo para evitar a greve. Contudo, como não houve avanço nas tratativas, várias instituições de ensino técnico decidiram paralisar suas atividades na semana passada.
“O que está travando as negociações é que o governo está tratando de forma diferenciada os [servidores] administrativos e os professores. Além disso, o governo ofereceu uma proposta para os professores, que não atende às reivindicações, mas nenhuma para os servidores administrativos”, disse Eugenia à Agência Brasil.

CEARÁ AGORA

´Chefões´ do tráfico fora das ruas


Delegacia de Narcóticos fez uma ´faxina´ nas áreas onde o comércio de drogas avançava e desafiava a Polícia


Foto - Em uma das operações, os delegados apreenderam uma metralhadora com um traficante. Armas de grosso calibre são usadas pelos criminosos para manter o poder nos pontos de venda de drogas e matar usuários devedores. JOSÉ LEOMAR



Seis meses de operações de campo, investigações sigilosas e ´campanas´, levaram a Polícia Civil a prender os principais ´cabeças´ do tráfico de drogas na Grande Fortaleza. Doze homens e mulheres que vinham alimentando o comércio de pedras de crack, cocaína e maconha paraguaia em diferentes bairros da Capital cearense, desde áreas nobres, como a Praia de Iracema e o Porto das Dunas (em Aquiraz), aos bairros periféricos mais carentes e desassistidos pelo poder público, como o Pirambu e o Siqueira.



O resultado das prisões se refletiu diretamente na estatística das apreensões de drogas realizadas pela Delegacia de Narcóticos (Denarc). Do começo do ano até hoje, nada menos que 475 quilos de maconha (entre brasileira e paraguaia) foram apreendidas pelos inspetores da Especializada, contra 180 quilos de igual período do ano passado.



Isso representou um aumento da ordem de 263 por cento. Já as apreensões de crack subiram 59 por cento, passando de 14,8 quilos para 23,6 quilos.

Os envolvidos (clique para ver ampliado)




  



Bairros



A mesma progressão tiveram as apreensões de cocaína, de 26 quilos no primeiro semestre de 2011 para 43,9 quilos em 2012.