quarta-feira, 15 de agosto de 2012

SDA divulga Gabarito da Prova de Seleção para Agente Rural


A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) divulga o gabarito das provas de bolsistas para o Programa Agente Rural. As provas foram realizadas em seis cidades, no último domingo (12). Foram aplicados dois tipos de avaliação, sendo uma para nível médio e outra para nível superior.

As provas exigiram, conforme edital da seleção, conhecimentos sobre os projetos da Secretaria do Desenvolvimento agrário, Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRSS) e sobre o Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para agricultura familiar e reforma agrária (PNATER).
De acordo com o coordenador de Planejamento e Gestão da SDA, Cristiano Goes, houve um bom índice de comparecimento dos candidatos e o processo seletivo transcorreu com perfeita normalidade. A seleção foi acompanhada por servidores da SDA e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).
Conforme Cristiano Goes, durante essa semana será divulgado o resultado provisório da seleção. “A expectativa é que divulguemos este resultado até sexta-feira (17)”, ressaltou. Em seguida, haverá a convocação dos aprovados para apresentação da documentação comprobatória do currículo apresentado.
O coordenador informou também que a questão de número 30 de nível médio foi anulada por ser idêntica a de número 28, com todos os candidatos recebendo a respectiva pontuação.
Confira o gabarito oficial da seleção clicando no link abaixo:
http://www.sda.ce.gov.br/index.php/downloads/file/340-gabarito-agente-rural
WWW.DIFUSORATAUA.COM.BR

CE tem o melhor índice na educação básica


Estado ainda precisa melhorar a formação dos professores e criar o tempo integral inteligente

O Ceará é o Estado do Nordeste com maior crescimento no cálculo que mede a qualidade da educação. É o que aponta a pesquisa do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para as séries iniciais do ensino fundamental no ano de 2011, divulgada, na tarde de ontem, pelo Ministério da Educação (MEC). Com nota 4,9, o Ceará superou em quase 1,0 ponto a meta estabelecida, de 4,0. O indicador avaliou a qualidade de ensino do País levando em consideração as taxas de aprovação e do desempenho de escolas, municípios e Estados na Prova Brasil.


O Ideb avaliou a qualidade de ensino do País, considerando as taxas de aprovação e desempenho das escolas, municípios e Estados na Prova Brasil. O Ceará conquistou a nota de 4,9, superando em um ponto a meta estabelecida FOTO: ALEX COSTA

Em segundo lugar no Nordeste, está o Piauí, com 4,4 pontos, seguido de Pernambuco e Paraíba, ambos com 4,3, em seguida a Bahia, com 4,2, Maranhão, Sergipe e Rio Grande do Norte, cada um com 4,1 pontos, e na última colocação, o Estado de Alagoas, com 3,8 pontos.

No ranking nacional, o Ceará ocupa a oitava posição. O Ideb teve como média nacional, em 2011, o total de 5,0 pontos, valor acima da meta estabelecida para o período, que foi de 4,6, assim como, também, a proposta para o ano de 2013, de 4,9 pontos. O objetivo foi alcançado por todos os Estados. Minas Gerais foi o destaque, com 5,9 pontos, seguido de Santa Catarina, com 5,8.

Indicador

O indicador foi criado em 2005 e, desde então, metas foram estabelecidas para serem atingidas a cada dois anos. É atribuída uma nota diferenciada para três etapas da educação básica: os anos iniciais do ensino fundamental, que compreende do 1º ao 5º ano; os anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, e o ensino médio.

Apesar das unidades terem alcançado as metas em relação aos primeiros anos do ensino fundamental, o resultado mostrou que, em relação às séries finais, sete Estados não tiveram índices satisfatórios, ficando abaixo das expectativas para o período. São eles Rondônia, Roraima, Pará, Amapá, Sergipe, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

A titular da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), Izolda Cela, considera bastante positivo o resultado do indicador, pois, segundo analisa, mostra o efeito de uma política prioritária do governo com o objetivo de oferecer um serviço público de ensino de melhor qualidade.

Ela aponta como destaque a política de expansão do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), que tem como objetivo refazer a base escolar, promover uma alfabetização bem feita, e, como consequência, uma melhor sequência nos anos iniciais. "Esse é um sinal evidente que nosso investimento no Programa está resultando em uma melhoria vigorosa. Só vamos dar conta da educação básica quando tivermos essa base escolar bem feita", comenta.

Ainda segundo a secretária, apesar de haver dificuldades, é possível obter melhorias quando existe uma coordenação eficaz, com metas claras, ações bem definidas de apoio e acompanhamento e avaliação dos resultados. "Com maior responsabilidade, a rede de ensino começa a se preparar para alcançar as metas, e isso faz com que os alunos aprendam mais", acrescenta.

Melhorias

O professor e mestre em Educação, Marco Aurélio de Patrício Ribeiro, considera a melhora na educação uma realidade. No entanto, segundo analisa, o Estado precisa melhorar na formação permanente dos professores, passando necessariamente por um investimento maior, e conseguindo, assim, melhores resultados na aprendizagem. "A meu ver, o grande projeto, hoje, é a criação do tempo integral inteligente, com aprofundamento de conteúdo, reforço escolar e que se façam presentes a arte, cultura, esporte e lazer", acrescenta.

SAIBA MAIS

Ceará 4,9 pontos
Piauí 4,4 pontos
Paraíba 4,3 pontos
Pernambuco 4,3 pontos
Maranhão 4,1 pontos
Rio Grande do Norte 4,1 pontos
Sergipe 4,1 pontos
Bahia 4,2 pontos
Alagoas 3,8 pontos

RENATO BEZERRA
ESPECIAL PARA CIDADE

DN ONLINE

Procuradoria Eleitoral pedirá cassação de diplomas dos eleitos com liminares


Procurador Márcio Lopes, em entrevista ao Jornal Alerta Geral, fala sobre ações para impedir candidato ficha suja
Por: Luzenor de Oliveira
A Procuradoria Regional Eleitoral vai pedir a suspensão do diploma dos candidatos eleitos no dia 7 de outubro que tiveram contas desaprovadas com improbidade administrativa e conseguiram liminares para se manter na disputa a prefeito, vice-prefeito e a vereador. O pedido de suspensão ou cassação do diploma dos eleitos foi revelado, em entrevista do procurador regional eleitoral, Márcio Torres, ao Jornal Alerta Geral (FM Canaã 104.3 - Grande Fortaleza).
A suspensão do diploma, segundo o procurador, é um dos últimos recursos para barrar a posse dos candidatos que venham a ser eleitos, mas que tiveram contas desaprovadas e foram enquadrados na lei da ficha limpa.

CEARÁ AGORA

Cerca de 350 pássaros mortos por envenenamento são encontrados em Iguatu


Ibama
Uma denúncia levou o Ibama ao sítio em Iguatu. FOTO: Iguatu.net
Um pouco mais de 350 pássaros silvestres foram encontrados mortos por envenenamento na plantação de arroz de um sítio localizado no município de Iguatu na manhã desta terça-feira (14), segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).
De acordo com o chefe do escritório do Ibama em Iguatu, Fábio Bandeira, um tipo de veneno era utilizado na plantação para evitar que os pássaros causassem danos à plantação e, em seguida, os animais eram queimados. “A gente conseguiu apreender 358 pássaros mortos, mas a balanço é que uma média de mil pássaros de diferentes espécies foram mortos desde o último domingo”, diz.
Bandeira afirmou que o responsável pelo crime ambiental já foi identificado e levado para a delegacia para a realização dos procedimentos necessários para a autuação. Além do pagamento de uma multa, a legislação prevê que acusado pode cumprir uma pena que varie de 6 a 12 meses.

JANGADEIRO ONLINE

PEC pode acabar com salários de vereadores em 90% dos municípios brasileiros


Proposta de Emenda Constitucional (PEC) pode acabar com os salários (subsídios) de vereadores em 90% dos municípios brasileiros. Nas cidades onde não haveria cortes, os salários de vereadores, que em média são de R$ 10 mil, podem ser reduzidos.

A PEC 35/2012 prevê o fim do pagamento da remuneração de vereador em municípios brasileiros com até 50 mil habitantes. A proposta, de autoria do senador Cyro Miranda (PSDB/GO), está em análise na Comissão de CCJ (Constituição, Justiça e Cidadania). Se aprovada, segue para plenário. Nas cidades com mais de 50 mil habitantes, o pagamento seria escalonado.
Nos municípios de 50 mil a 100 mil habitantes, o vereador receberia 40% do subsídio de deputado estadual. Nas cidades com 100 mil a 300 mil moradores, a remuneração chega a 50%.
Se a população for de 300 mil a 500 mil, o salário será de 65% do subsídio de deputado estadual. Nas cidades com mais de 500 mil habitantes, o salário do vereador chega a 75% do salário do deputado estadual. Atualmente, o teto para os vereadores é de 75% do salário de deputado.
Segundo o autor da proposta, os vereadores passarão a assumir o cargo eletivo “em razão de sua condição cívica, de sua honorabilidade ou de sua capacidade profissional”.
Na justificativa da PEC, o senador também lembra que a própria Constituição Federal permite aos vereadores ocupantes de cargo público acumular outras funções no caso de compatibilidade de horários.
Cyro Miranda ressalta ainda que, na maioria dos municípios, os vereadores reúnem-se duas ou três vezes por mês, o que viabiliza a manutenção de outras atividades profissionais por parte dos parlamentares.
O fim do pagamento da remuneração de vereador em municípios com até 50 mil habitantes é o objetivo de proposta de emenda à Constituição (PEC) em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). De autoria do senador Cyro Miranda (PSDB-GO), o texto foi subscrito por outros 30 parlamentares. Se aprovada pelo Congresso Nacional, a proposição deverá atingir cerca de 90% das câmaras municipais do país.

Além disso, a PEC limita o total da despesa das câmaras de vereadores dessas cidades a no máximo 3,5% da arrecadação municipal.

“Estamos seguros de que sua adoção causará impactos positivos consideráveis, tendo em vista que 89,41% dos municípios brasileiros possuem até 50 mil habitantes. Dessa forma, pouco mais de 600 municípios brasileiros continuarão a remunerar seus vereadores”, argumenta o senador.

Com essa medida, acredita ele, os vereadores passarão a assumir o cargo eletivo “em razão de sua condição cívica, de sua honorabilidade ou de sua capacidade profissional”. Portanto, para o senador, serão selecionados candidatos comprometidos com a ética, o interesse público e o desenvolvimento local.

O senador avalia que a proposta, se aprovada, trará um impacto positivo para os cofres públicos dos pequenos municípios. Ele lembra que o número de vereadores no país pode superar a marca de 59 mil nas eleições de 2012. Quase sete mil a mais do que o número de eleitos para as câmaras municipais em 2008, o que representa, conforme assinala Cyro Miranda, “um aumento significativo nos gastos públicos municipais”.

Na justificativa da PEC, o senador também lembra que a própria Constituição Federal permite aos vereadores ocupantes de cargo público acumular outras funções no caso de compatibilidade de horários. Cyro Miranda ressalta ainda que, na maioria dos municípios, os vereadores reúnem-se duas ou três vezes por mês, o que viabiliza a manutenção de outras atividades profissionais por parte desses parlamentares.

A proposta, que tramita no Senado como PEC 35/12, aguarda a designação de relator na CCJ e, se aprovada pela comissão, segue para análise do Plenário.


Agência Senado

Governo entrega equipamentos para beneficiar as comunidades rurais na região do estado


“Elas servem para a bateção de 1,5 mil quilos de mamona por hora, e essa produção é comprada pela Petrobrás”.

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza nesta terça-feira (14), solenidade para entrega de projetos e equipamentos para a agricultura familiar. O evento acontece a partir das 9 horas da manhã, no Parque de Exposições César Cals.
A Coordenadoria de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária (Coape) entregará 10 Tanques de Resfriamento de Leite equipados com kits de análise do produto, cinco moto ensiladeiras e cinco kits de inseminação artificial. A entrega beneficiará 20 associações com investimento superior a R$ 162 mil, contemplando em torno de 400 famílias.
A Coordenadoria da Agricultura Familiar (Codaf) fará entrega de 13 medidores de energia do Projeto Horo Sazonal (kit de medidor de dupla tarifa), beneficiando 13 famílias de sete municípios com recurso de R$ 9,1 mil. Também será entregue o projeto de uma Casa de Farinha no distrito de Jaibaras, em Sobral. O investimento é de R$ 50 mil e vai beneficiar 56 famílias.
Também serão beneficiadas comunidades dos municípios de Quixadá, Santa Quitéria e Tauá com máquinas batedeiras de mamona. “Elas servem para a bateção de 1,5 mil quilos de mamona por hora, e essa produção é comprada pela Petrobrás para o programa do Biodiesel”, afirmou Carlos Alberto Farias, técnico da Codaf. O investimento no equipamento é de R$ 69 mil para beneficiar 300 famílias.
Já a Coordenadoria do Desenvolvimento Agrário (Codea) entregará projetos de construção e reformas em três assentamentos rurais de Canindé, Quixeramobim e Jaguaribara. Serão beneficiadas 48 famílias com investimento total de R$ 419 mil. “Estes projetos melhoram a gestão dos assentamentos, que está associada à qualidade na aplicação dos recursos públicos”, ressaltou o coordenador da Codea, Castro Júnior.
Na ocasião, o secretário Nelson Martins entregará a representantes dos movimentos quilombolas um documento com o perfil básico das comunidades quilombolas do Ceará. O documento foi elaborado pela Codea, com o apoio do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) e Instituto Agropolos. Ele traça o perfil socioeconômico dessas comunidades e identifica atividades que podem ser desenvolvidas por elas e as políticas públicas para atendê-las. “As comunidades foram reconhecidas pelo Governo do Estado e agora nós vamos identificar quais as políticas públicas que serão implantadas para atendê-las a partir de agora”, informou o secretário.
A Agência de Defesa Agropecuária (ADAGRI) receberá novos veículos (viaturas L200), através de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para fiscalização do programa de sanidade animal. Cada veículo custou R$ 96,5 mil cada, totalizando investimento de R$ 772 mil.
Para o presidente da ADAGRI, Augusto Júnior, a agência vai poder utitlizar os novos veículos para a fiscalização das barreiras (fixas e volantes), das exposições agropecuárias e o acompanhamento das campanhas de vacinação animal. “Nós temos carros mais potentes que vão servir para agilizar o trabalho dos fiscais e para alcançar as metas exigidas pelo MAPA”, afirmou.
Serviço
Solenidade de Entrega de Projetos e Equipamentos para as comunidades rurais e agricultores familiares
Horário: 9 horas
Local: Auditório do Parque de Exposições Governador César Cals.
Avenida Sargento Hermínio 2677 – São Gerardo

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

NOVA VIDA E TRANSPARÊNCIA NA CÂMARA MUNICIPAL DE CATARINA!



Na sua gestão como Presidente o Vereador Valmir do Monte Alegre, deu nova vida e transparência a Câmara Municipal. Os trabalhos que em outras gestões eram feitos as escondidas, até nas Sessões Ordinárias não havia sequer a divulgação em imprensa local, foram transformados.


Nova Sede 


No inicio de 2011 o Vereador Valmir achou por melhor mudar a Sede da Câmara Municipal para um prédio mais apropriado e mais seguro já que o que abrigava a Câmara até aquele período havia desabado em parte, o que colocava assim em risco a integridade Física dos Vereadores, Assessores e populares que adentrassem no Recinto Legislativo.



Com a Nova Sede, veio à estruturação, um design moderno. O Vereador Valmir e sua equipe de Assessores abriram as portas da Casa do Povo para a População, com serviços de consultas via internet, Assessoramento Jurídico, Xeróx, Fax e diversos outros serviços prestados a população, estando sempre de portas abertas para atender os Catarinenses e os visitantes.

O Plenário Vereador José Rodrigues Irmão, é o espaço totalmente aberto as repartições e ao povo, para reuniões e debates, sempre abrigou na sua gestão, além das Sessões Ordinárias, muitas reuniões, Audiências Públicas, Solenidades, Cursos e Diversos Encontros.

Divulgação


Outro benefício para a população criado na Gestão do Vereador Valmir como Presidente, foi à ampla divulgação dos Trabalhos do Legislativo, levando assim os acontecimentos até a população. Foi criado o Site da Câmara Municipal, onde você pode acompanhar todos os Trabalhos e Serviços Prestados pela Câmara, além de dar transparência as finanças daquela Casa Legislativa no quadro ‘Transparência Municipal’, onde você encontra todos gastos do Executivo e do Legislativo.

As Sessões Ordinárias que antes eram regidas por chefes do Executivo, que escondiam os trabalhos hoje são amplamente e antecipadamente Divulgadas, transmitidas via Rádio e Internet para que toda população fiquem sabendo o verdadeiro papel do Legislativo, trazendo assim a Independência de fato para a Câmara e fazendo valer o Seu Slogan: “Câmara Municipal de Catarina: Independência e Harmonia!”

Ainda nas Sessões Ordinárias, ampliou as Sessões Itinerantes nas Comunidades, saindo do Recinto da Câmara e levando o trabalho do Legislativo até o Povo, atendendo as solicitações das Localidades e levando as cobranças até o Executivo.

Hoje os vereadores são atuantes, criam projetos, debatem, solicitam ao Executivo, graças a esse sistema de Independência Legislativa implantado pelo Vereador Valmir. 



Pra Continuar fazendo, servindo e ajudando a população, 14123, Valmir do Monte Alegre de Novo, o Líder Comunitário a Serviço do Povo.

Abaixo a Nova Câmara de Vereadores, na gestão do Atual Presidente, Vereador Valmir do Monte Alegre.

Valmir do Monte Alegre eleito novo Diretor Executivo de Associação Estadual de Comunicadores!

       Em Recente eleição ocorrida na ACEJI (Associação Cearense de Jornalistas do Interior), Antonio Chagas de Oliveira (Valmir do Monte Alegre) foi eleito o novo Diretor Executivo desta respeitada entidade e Comunicadores que recentemente realizou um encontro de mídia estadual aqui em Catarina.




        Na foto acima Valmir do Monte Alegre com toda a Comitiva da ACEJI que vieram até Catarina no ultimo dia 04 de  Agosto, parabenizá-lo por ter sido eleito Novo Diretor Executivo da Associação. Neste Momento palestravam o Presidente da ACEJI, João Ferreira, que demonstrou o prazer por ter o Vereador Valmir fazendo parte da Diretoria da Associação de Comunicadores e agradeceu ao Vereador Valmir por todas as vezes que os acolheram sem nunca pedir alguma coisa em troca, mostrando assim ser um homem ético e digno de ocupar a Diretoria Executiva da ACEJI. Logo após o Vereador Valmir agradeceu a todos que o elegeram Diretor e que acreditam no seu trabalho, citando que buscará fazer um belo serviço junto com esta nova Chapa de Diretoria que vem mostrando sua força em Mídia Regional e Estadual.

Valmir do Monte Alegre, no Caminho Certo, no Caminho do Bem.

        Bem, como todos sabem, sou Antonio Chagas de Oliveira (Valmir do Monte Alegre), Vereador no Município de Catarina e atual Presidente da Câmara. Sou candidato pelo partido PTB a reeleição pela coligação, Catarina no Caminho Certo, no Caminho do Bem, que tem como candidato a Prefeito pelo PSB o Coronel Gomes Filho e Sua Vice Celina.

         Irei mostrar o meu trabalho desenvolvido na Câmara e no Município de Catarina, para que todos possam saber o esforço e o trabalho de uma Liderança Comunitária a Serviço do Povo!


Maioria dos eleitores do CE tem baixo grau de instrução


O eleitorado cearense tem baixo grau de instrução. As estatísticas do eleitorado, apresentadas pelo Tribunal Superior eleitoral (TSE), indicam que mais de 60% dos eleitores do Estado não chegaram a completar o ensino fundamental. As estatísticas do TSE são feitas com base nas informações prestadas pelos eleitores no ato de inscrição ou transferência do domicílio eleitoral.


Os dados revelam que, dos 6.192.371 eleitores do Estado, 9,5% são analfabetos. Dentre estes, 54% são do sexo masculino e 45% do sexo feminino. As informações do TSE revelam ainda que 23% do eleitorado estadual apenas lê e escreve. Com o ensino fundamental incompleto, são 28,8%. Essas três faixas (analfabeto, lê e escreve e ensino fundamental incompleto), somadas, atingem um índice de 66,9%.


Escolaridade


Com ensino superior completo, existem 130.652 eleitores, o que revela um índice de 2,110%. Nessa faixa de grau de instrução as mulheres representam 61% e os homens 38,8%. Com ensino superior incompleto, o total do Estado representa 1,5% do eleitorado, sendo 54,3% do sexo feminino e 45,5% do masculino. Em Fortaleza, o grau de escolaridade dos eleitores é melhor que o do Estado, pois a soma de analfabetos e dos que apenas sabem ler e escrever e também com os que têm o ensino fundamental incompleto chega a 40,9%.


Somente os analfabetos atingem uma porcentagem de 3%. Uma diferença interessante em relação ao Estado é que, na Capital, o índice de mulheres analfabetas é maior que no Estado, chegando a 56,676% contra 42,907%. Os classificados na faixa de ensino lê e escreve chegam a 11,388% do eleitorado da Capital, e os que estão inseridos na faixa de ensino fundamental incompleto chegam a 27,545%.

DN ONLINE

Mensalão: Brasileiros não acreditam que réus serão condenados






Segundo um levantamento divulgado pela Datafolha, 73% da população acredita que os acusados de participar do escândalo do mensalão devem ser condenados. No entanto, apenas 11% acreditam que os réus serão presos.
Já em relação à hipótese de absolvição dos réus, apenas 5% votam para que eles sejam inocentados e 43% estão certos de que este será o resultado do julgamento.
Do total de entrevistados, 14% querem a condenação dos réus, e 37% não defendem a pena de prisão para os acusados.
Caso o Supremo Tribunal Federal julgue os acusados culpados, eles poderão ser condenados à prisão ou à prestação de serviços comunitários. Também existe a hipótese de os réus serem condenados à prisão em liberdade, caso os crimes já estejam prescritos.
De acordo os dados da pesquisa, 82% dos brasileiros acreditam que o mensalão envolveu o uso de dinheiro público para comprar votos no Congresso e apenas 7% confiam na linha de defesa dos réus, que negam a prática de corrupção e sustentam que houve apenas caixa dois de campanha.
O julgamento não deverá influenciar nas eleições deste ano, afirmam 50% dos entrevistados. Outros 41% dizem que o resultado terá alguma influência.
Segundo o nível de informação sobre o caso, 81% dos brasileiros tem conhecimento do mensalão, mas apenas 18% se consideram bem informados.
A opinião sobre a cobertura da imprensa está dividida: 45% a consideram completa, e 42%, incompleta. Para 46%, o trabalho dos meios de comunicação é parcial. Para outros 39%, é imparcial. Já 46% consideram a cobertura “séria” e 38%, “sensacionalista”.
O Datafolha entrevistou 2.562 pessoas. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Fonte: O Estado CE

Professores fazem plebiscito para decidir sobre fim da greve, no CE


Os professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) decidem nesta segunda-feira (13) e terça-feira (14), em plebiscito, se aceitam ou não a proposta do governo federal e encerram a greve. As urnas de votação estão espalhadas pela unidades acadêmicas das duas instituições, das 8h às 17h. O resultado do plebiscito será homologado em Assembleia Geral na próxima quinta-feira (16).
O presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará, Marcelino Pequeno, confirmou a realização do plebiscito e disse que terá o resultado em mãos nesta terça-feira (14), por volta das 23h. “Como na quarta é feriado, homologaremos o resultado na quinta (16)”, afirma. Sobre o posicionamento dos professores em relação ao plebiscito, Marcelino preferiu se manter imparcial. “Não queremos fazer prognóstico, mas estaremos prontos, na quinta-feira para homologar e fazer valer o resultado que vem das urnas”, explica.
Os professores decidiram nesta quarta-feira (8) em assembleia no Restaurante Universitário, no campus do Pici, pela realização do plebiscito. A assembleia contou com a participação de 623 professores, segundo o sindicato. Os docentes das universidades federais do Ceará estão em greve desde o dia 12 de junho de 2012.
Entenda a greve
As principais reivindicações dos servidores são o aumento do piso salarial em 22,8% e a correção das pendências da carreira desde 2007. O piso atual é de R$ 1.034. O Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) ofereceu 15,8% de reajuste salarial até 2015.
O Ministério da Educação enviou na última quinta-feira (9) uma nova circular para os reitores das universidades e institutos federais reiterando que as negociações com os professores em greve está encerrada e de que não há qualquer possibilidade de reabertura.
G1 Ce

Obras do centro histórico de Barbalha finalizam neste mês


O intuito é promover uma padronização das áreas mais antigas da cidade, com valorização desses espaços

Barbalha As obras de revitalização do centro histórico deste Município deverão ser finalizadas até fim deste mês. A segunda etapa dos serviços começa nos próximos dias, com a sinalização das 20 ruas que estão recebendo nova pavimentação em paralelepípedo. O intuito padronizar as áreas mais antigas da cidade, com valorização desses espaços.

As 20 ruas recebem novo calçamento e sinalização para fortalecer o turismo. Rua Neroly Filgueira tem o asfalto substituído por paralelepípedo FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

Barbalha tem o patrimônio arquitetônico mais preservado da região, com 44 casas inventariadas, formando um conjunto de edificações que foi incluído há cerca de dois anos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) das cidades históricas, do Governo Federal, mas, até o momento, não houve liberação por meio desse projeto para aplicar no centro. A obra está desenvolvida por meio da Secretaria das Cidades, em parceria com o Banco Mundial, com investimentos de mais de R$ 1,3 milhões.

Iniciada em março deste ano, a previsão era de entregar as ruas calçadas e com a sinalização em 120 dias. De acordo com o secretário de Infraestrutura e Obras da cidade, Magno Silva Coelho, o inverno foi o principal motivo do atraso. A previsão, segundo ele, era entregar todas as ruas pavimentadas e sinalizadas até a tradicional Festa de Santo Antônio, realizada em junho.

Terceira etapa

De acordo com o secretário, a meta agora é partir para uma terceira etapa da obra. Ele afirma que esta não estava inserida nessas primeiras etapas. A padronização das calçadas e a inclusão de acessibilidade para os deficientes, com rampas, deverá ser realizada pelo menos na Rua do Vidéo, uma das mais antigas da cidade de Juazeiro. O andamento das obras no centro acabou gerando vários transtornos para os moradores e quem trafegava pelo local. Magno Coelho afirma que, para minimizar esses problemas, foi realizada uma campanha de conscientização junto aos moradores, com a equipe da Ação Social.

"Tentamos dialogar com o povo e acredito que serviu para minimizar esse constrangimento junto a maioria das pessoas, que devem compreender essa situação", afirma ele. Entretanto, nem todas as pessoas ficaram satisfeitas com o encaminhamento e afirmam que não houve um planejamento mais eficaz para que a população não fosse tão atingida.

Transtorno

Um dos moradores da cidade, o ex-segurança Fernando Vieira, deficiente físico, teve que sair nos braços dos trabalhadores para chegar até um cartório da cidade. Disse que, pelas suas condições, não tinha como transitar em vários pontos da cidade e que, se tentasse passar, poderia sofrer um acidente. "Ainda bem que já estão terminando, mas é necessário pensar mais na população antes de realizarem uma obra desse porte", afirma.

Já o mototaxista José Roberto Félix da Silva fala que a obra de revitalização trará benefícios para a cidade, mas que teve que passar por vários transtornos, em virtude de seu trabalho no centro. "É importante que se restaure o centro, mas a cidade como um todo também precisa de um melhor tratamento", diz ele.

Mesmo com várias edificações históricas, Barbalha tem apenas dois prédios tombados pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Ceará (Copac), o Casarão Hotel, na Rua da Matriz, no centro da cidade e o Palácio 3 de Outubro. Atualmente, o Casarão Hotel abriga a Secretaria de Cultura. O prédio deverá passar por uma reforma, com supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A cidade é detentora de um dos mais belos centros históricos da região. Seus casarões remontam à época do Império. O trabalho de conscientização para a preservação dos prédios tem sido permanente no local. A maioria dos prédios vem sendo preservada na cidade, por iniciativa dos seus próprios moradores. O Centro Histórico de Barbalha começa no Largo do Rosário, onde está a Igreja Nossa Senhora do Rosário, uma das mais antigas da cidade, que recentemente passou por uma recuperação, e vai até a Matriz de Santo Antônio e outras ruas da cidade.

As obras de recuperação envolve ruas como a Totonho Filgueira, Pero Coelho, Edmundo de Sá Sampaio, Neroly Filgueira, 14 de Maio, Padre Ibiapina, Umarizeira, Nézinho de Sá, Ruas 12, 13 e 14, Princesa Isabel, Santos Dumont, 7 de Setembro, Major Sampaio, Divino Salvador e Pátio da Igreja do Rosário, Rua do Vidéo, entre outras.

Fortalecimento

De algumas ruas inseridas no projeto, foi retirada a pedra tosca e, em outras, o asfalto, como é o caso da Neroly Filgueiras, uma das últimas a receber os serviços de requalificação. De acordo com Magno Coelho, esse projeto fortalece mais ainda os costumes da cidade, com a sua história, cultura, grupos de tradição, e um centro com uma padronização que valoriza o patrimônio edificado.

Aproximadamente 80% das obras de requalificação já estão prontas. O projeto é uma das ações do Programa Cidades do Ceará - Cariri Central (Cidades I). A sinalização turística, conforme informa o secretário, facilitará o fluxo dos visitantes e mobilidade urbana na cidade. Uma das metas é levar os turistas que vão ao Município seu centro histórico, onde estão atrativos como, por exemplo, as principais igrejas e praças da cidade.

Mais informações:

Hospital do Coração de Sobral Padre José Linhares
Avenida Geraldo Rangel, 715 Bairro Derby. Sobral - Ceará
Telefone (88)3677- 8500

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

DN ONLINE

MP notifica Prefeitura e BMG por denúncias de irregularidades em contratos


A Prefeitura de Fortaleza e o Banco BMG têm um prazo de até quinze dias para se pronunciarem em relação à notificação feita pelo Ministério Publico do Ceará que investigará as denúncias feitas pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), que acusa o órgão municipal de omissão em relação a uma lista de supostas irregularidades feitas pela instituição financeira na concessão de empréstimos consignados aos servidores municipais.
De acordo com o presidente em exercício do Sindifort, Eriston Lima, desde 2006,  as tarifas de empréstimos liberados só são  descontados na folha de pagamento dos servidores quando essa transação é pedida junto ao  BMG, pois a Prefeitura mantém um contrato de credenciamento com essa instituição. Ele lembra que o Sindicato já entrou com uma ação contra esse acordo por achar  que havia um monopólio, mas não houve mudança.
Lima explica que a principal denúncia dos servidores em relação ao caso se deve aos chamadosrefinanciamentos unilaterais firmados em contratos. “A folha dos servidores só pode ter um desconto de até 30% por empréstimos consignados e, em muitos casos, o BMG aumentou o número de parcelas  para o financiamento dos empréstimos liberados sem consultar os servidores”, esclarece.
Parcelamento
A maior quantidade de parcelas, porém, provocou o aumento do valor cobrado, fazendo com que houvesse uma ampla diferença entre os empréstimos financiados e liberados. “Em um caso que a gente divulgou até o nome da servidora  houve um aumento de R$ 8 mil no valor total da dívida”, diz. O Sindifort afirmou que a denúncia contra a Prefeitura se deve à omissão do órgão em relação a esse tipo de refinanciamento.
Eriston Lima afirmou que o sindicato pediu autorização para ter acesso aos contratos da Prefeitura com o BMG e aos documentos que mostrassem detalhes na negociação dos servidores com a instituição financeira, mas não obteve resposta. “É um negócio obscuro e sem transparência. Nunca tivemos acesso a esses contratos. Por isso entramos com essa ação no Ministério Público”, completa.
O Jangadeiro Online tentou entrar em contato com a Secretaria de Administração Municipal (SAM).

JANGADEIRO ONLINE

Quadrilha tinha apenas 6 e não 17 homens, revela coronel Hervano


52 policiais militares estão realizando a ação de caçada aos bandidos.
Por: Marcela de Freitas

O grupo que levou terror, medo, fez reféns clientes e assaltou a agência do Banco do Brasil, nesta segunda-feira, era composto por apenas seis homens.
A revelação foi feita pelo coronel Hervano Macedo, comandante do Policiamento do Interior (CPI), em entrevista ao Jornal Alerta Geral, na manhã desta terça-feira (14).
Os jornais trouxeram, na edição desta terça-feira, que, entre 16 e 20 homens, participaram da ação criminosa. Segundo coronel Hervano, o acompanhamento de uma gravação feita por um popular mostrou a quantidade de homens integrantes do banco que tirou a tranquilidade dos municípios de Morada Nova.
Hervano se encontra em Morada Nova, de onde concedeu entrevista ao jornalista Luzenor de Oliveira, e afirmou que 52 policiais militares o acompanham nas ações de caçada aos bandidos. 

CEARÁ AGORA

O BLOG ESTÁ DE VOLTA!


Comunico a todos os meus amigos e leitores visitantes, do Blog do Vereador Valmir, que durante o período de Recesso Legislativo deixei de atualizar o meu blog para fazer algumas viagens pela região, mas a partir de hoje 14 de agosto voltarei a fazer as publicações para que todos possam acompanhar o meu trabalhos, como também acompanhar noticias de nossa Catarina, do Ceará, do Brasil e dom Mundo.

Atenciosamente,



Antonio Chagas de Oliveira (Valmir do Monte Alegre)