quarta-feira, 4 de abril de 2012

Câmara realizará audiência pública para discutir qualidade do abastecimento de água em Catarina




1ª Nota.

Na última sexta feira (30 de março) o Presidente da Câmara Antonio Chagas de Oliveira em reunião com os vereadores, sugeriu que fosse realizada audiência pública entre a população, representantes da Companhia de água e esgoto do Ceará (CAGECE) e membros de associações do municipio para debater a qualidade do abastecimento de água em Catarina. Segundo reclamação de populares a qualidade tem deixado muito a desejar e tem prejudicado a qualidade de vida das familias, além de causar prejuiso ao comércio local. O orgão que cuida do abastecimento será notificado e em breve divulgaremos a data da audiência. 


2ª  Nota

Marcada para quarta feita dia 11 de março no plenário da Câmara Municipal. Audiência Pública na qual será discutida entre a população, Membros da companhia de água e esgoto do Ceará (CAGECE) e autoridades locais, a qualidade do abastecimento de água e tratamento de esgoto. A Câmara através do seu Presidente Antonio Chagas de Oliveira (Valmir do Monte Alegre), já oficiou a CAGECE e enviou convites a autoridades municipais além de estar veiculando uma chamada em rádio convidando à população a se fazer presente na Audiência. A assessoria de comunicação da Câmara também está convidando os munícipes através de blogs e redes sociais. É a camara municipal de Catarina exercendo a Cidadania e honrando o lema "Independência e Harmonia" 

FONTE: SITE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CATARINA
www.camaracatarina.ce.gov.br

Demóstenes Torres pede desfiliação do DEM e diz que partido fez “prejulgamento público”


O senador Demóstenes Torres (GO) pediu a desfiliação do DEM no começo da tarde desta terça-feira (3) após uma série de acusações de seu envolvimento com o empresário do ramo de jogos Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. O ofício foi encaminhado ao presidente do partido, José Agripino Maia (RN). Assim, o processo de expulsão aberto ontem (2) pelo DEM deixa de existir. Com a decisão, Demóstenes permanece no Senado, mas sem partido.
Em resposta à cúpula do DEM, que lhe enviou um ofício avisando sobre a abertura do processo de expulsão, Demóstenes escreveu em seu pedido de desfiliação que discorda “frontalmente da decisão” e que o partido fez “um prejulgamento público” do seu caso.
Agripino nega que tenha havido pré-julgamento. Segundo ele, foi dado a Demóstenes prazo de uma semana para defesa. “Coisa que ele nunca fez”, afirmou o presidente da legenda. “Para nós isso é um assunto superado e agora o Conselho de Ética do Senado que vai tratar disso”, disse Agripino Maia.
“O Democratas mostra assim que é um partido diferente dos outros, que não passa a mão na cabeça de ninguém. Agimos com rapidez e fica o exemplo: nenhum membro do partido que for pego em situação semelhante terá condescendência”, completou o líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA). “O partido está aliviado com decisão.”
Segundo análise do colunista Fernando Rodrigues, a saída espontânea de Demóstenes do partido foi um ato calculado “milimetricamente” para minimizar seus danos políticos no atual processo. Se tudo der certo, o senador eleito por Goiás em 2010 poderá se candidatar novamente a algum cargo nas eleições de 2014.

Relembre o caso Demóstenes

A relação entre Demóstenes e Carlinhos Cachoeira começou a ser divulgada pela imprensa dias após a deflagração da Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, que resultou na prisão de Cachoeira e mais 34 pessoas no final de fevereiro. Inicialmente, Demóstenes foi acusado de receber presentes caros de Cachoeira em seu casamento, mas negou conhecer as atividades ilegais do empresário.
Vazamento de interceptações telefônicas colhidas pela Polícia Federal mostraram, no entanto, que além de conhecer a atuação de Cachoeira, Demóstenes também participava do esquema, interferindo a favor do empresário em assuntos políticos e obtendo em troca o repasse de dinheiro resultante da exploração do jogo ilegal em Goiás.
Com as acusações, Demóstenes se recolheu em seu gabinete. Em seu microblog Twitter, o senador disse que não integrava nenhuma “organização ilegal”.
Com o risco de ser cassado, o senador estuda a hipótese de renunciar ao mandato, mas retarda sua decisão por receio de perder a prerrogativa de foro privilegiado –renunciando à cadeira no Senado, o inquérito não seria mais julgado pelo STF. Além disso, caso seja cassado ou renuncie ou mandato, Demóstenes corre o risco de ficar inelegível até 2017.
Fonte: Uol

Ex-vereadora ameaça de morte diretor de escola no Ceará, diz polícia


Uma ex-vereadora de Juazeiro do Norte, no Sul do Ceará, ameaçou de morte um diretor de escola da cidade na manhã desta terça-feira (3), de acordo com a Polícia Civil. Segundo o delegado Washington Pedro, a ameaça ocorreu porque o diretor da escolas fez críticas ao filho da ex-vereadora, que atualmente é vereador em Juazeiro do Norte.
"É uma questão de desavença política. 
Ela tem um filho que é vereador e era criticado pelo diretor", diz o delegado Washington Pedro. De acordo com a Polícia Militar de Juazeiro do Norte, a diretora entrou no colégio por volta das 10 horas da manhã desta terça-feira e sacou uma arma de fogo. Nenhum tiro foi disparado.
O diretor da escola, segundo a Polícia Militar, fugiu do local e prestou depoimento em seguida na delegacia municipal de Juazeiro do Norte. Ainda de acordo com a Polícia Militar, houve correria entre os alunos da escolas quando souberam da ameaça de morte.
FONTE: G1

Escândalo dos banheiros – TCE vai investigar convênios de associação em Solonópole


Quase um ano após o início das denúncias e mesmo depois de dezenas de investigações já instauradas, o escândalo dos banheiros ainda rende novas suspeitas. Ontem, o Tribunal de Contas do Ceará (TCE) decidiu instaurar uma tomada de contas especial para apurar convênio de R$ 300 mil entre a Secretaria Estadual das Cidades e a Associação João Eneias da Silva, no município de Solonópole.

Além de suposta liberação irregular de dinheiro público e da não construção de parte dos 150 kits sanitários, há suspeitas de fraudes em documentos emitidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
Além do Governo do Estado e do próprio TCE, a Cagece é uma das responsáveis por fiscalizar os banheiros. De acordo com o relator do processo no Tribunal, auditor Paulo César de Souza, há indícios de que fotografias enviadas pela Companhia, supostamente correspondentes a kits sanitários em Solonópole, são falsas. A equipe técnica do Tribunal teria verificado que as imagens não se referem ao local onde os banheiros deveriam ter sido erguidos.
Segundo Paulo César, também há suspeitas de falsificações de assinaturas de supostos beneficiários do convênio. Isso sem contar com possíveis irregularidades na liberação da verba pela Secretaria das Cidades à Associação. De acordo com a Corte, uma segunda parcela do dinheiro foi liberada sem que tenha havido prestação de contas da primeira.
(O POVO)

Vereador Nelho Bezerra deixa Secretaria de Esporte e reassume mandato na Câmara Municipal de Iguatu


Vereador Nelho Bezerra reassume mandato.
 
O secretário de Esporte e Juventude da Prefeitura de Iguatu, Francisco Nelho Bezerra (PRB), pediu afastamento do cargo nesta segunda-feira (2) e voltou a assumir o seu mandato de vereador na Câmara municipal, na tarde desta terça-feira (3). 
 
A entrega da pasta foi motivada pela sua pré-candidatura a reeleição ao cargo no legislativo iguatuense. Durante um pouco mais de 12 meses frente à secretaria de Esporte, Nelho Bezerra contribuiu de forma decisiva para que o município de Iguatu se credenciasse a participar da 3ª divisão do campeonato cearense. "Deixo a pasta com a consciência do dever cumprido, pois fiz aquilo que esteve ao meu alcance", disse. 
 
Força da Lei 
 
De acordo com as normas da legislação eleitoral vigente, os secretários que desejam se candidatar às eleições de 2012 têm que deixar o cargo até o dia 6 de abril (sexta-feira), ou seja, seis meses antes do dia da eleição. 
 
Mudança no quadro do legislativo 
 
O vereador Francisco Benigno (PMDB) (Louro da Barra) pediu licença de 120 dias para tratamento de saúde. No seu lugar assumiu a vaga o vereador Bandeira Júnior (PMDB), que há mais de um ano vinha ocupando uma vaga na Câmara Legislativa no lugar do vereador Nelho Bezerra.
 
Iguatu Notícias

Valorização imobiliária chega a 300% em Juazeiro


Clique para Ampliar
O mercado de imóveis está entre os mais aquecidos na economia do Cariri
FOTO: CID BARBOSA
Clique para Ampliar
Feira de Ciência e Tecnologia realizada no Shopping Cariri. As universidades e o polo comercial são fatores que incrementam o desenvolvimento de Juazeiro, onde as construções dão novo ordenamento à cidade
FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS
Construções de empreendimentos públicos e privados em Juazeiro favorecem a valorização de áreas
Juazeiro do Norte Uma realidade imobiliária que a cada dia chama a atenção para novos investimentos. Em Juazeiro, áreas chegam a valorização de até 300% o metro quadrado em três anos. Esse valor envolve também a especulação diante dos novos empreendimentos implantados nos últimos anos, em áreas valorizadas do Município, principalmente os grandes investimentos no setor público. Áreas como os espaços comerciais no bairro Pirajá e no espaço do Triângulo Crajubar estão entre as mais valorizadas da cidade.
O delegado do Conselho Regional do Corretores Imobiliários (Creci – CE), em Juazeiro, Fagner Canuto Tavares, destaca as condições favoráveis na cidade para investimento no setor, mas ao mesmo tempo faz o alerta para as novas construções, propostas de financiamentos e principalmente a especulação na área. Várias campanhas tem sido feitas, segundo ele, no sentido de alertar o consumidor.
Financiamento
Um dos pontos que ele destaca tem sido os financiamentos de casas, por exemplo, em que muitos investidores se apressam em vender e entregar o imóvel em prazos recordes. Segundo afirma, é importante o cliente perceber o processo, desde a construção do empreendimento, os profissionais envolvidos, e, acima de tudo a qualidade da construção. Os preços, conforme o corretos, estão muitas vezes acima da realidade.
Atualmente, ele afirma que área nos bairros Limoeiro, Novo Juazeiro e São José, entre as cidades de Crato e Juazeiro do Norte, são as mais valorizadas em termos de investimentos, já que muitas casas estão sendo construídas nessas localidades, inclusive com terrenos bem valorizados. Construções como o Hospital Regional do Cariri (HRC), o Cariri Shopping, agora com a duplicação, além do Centro de Convenções do Cariri, grandes redes de supermercados, o Departamento de Trânsito (Detran), investimentos em revendedoras de veículos, fizeram com que a área entre o bairro Triângulo e São José, em Juazeiro, fosse valorizada ainda mais.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

PROVAS DO CONCURSO PÚBLICO DE CATARINA, FORAM APLICADAS NESTE 01 DE ABRIL.


Durante todo o dia 01 de abril, centenas de pessoas visitaram o município de Catarina para fazerem a prova do Concurso Público da Prefeitura Municipal.
Ao todo 1071 pessoas se inscreveram para o Concurso.

As provas aconteceram em dois períodos, manhã e tarde, e foi aplicada nas Escolas Paes de Andrade e Francisco Rodrigues Pereira.
Foi informado pelo Instituto SERAP que em 72 horas sairá no site da empresa o gabarito com as respostas da prova do Concurso Público.

O Blog do Vereador Valmir externa votos de Boa Sorte a todos os Concurseiros que fizeram as provas!

Demóstenes Torres deve dar explicações ao DEM nesta segunda


O líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO) (Foto: José Cruz/ABr)
O líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres
(GO) (Foto: José Cruz/ABr)
 
O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) deve dar explicações ainda nesta segunda-feira (2) ao seu partido sobre gravações telefônicas que apontam tentativas de beneficiar o empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso pela Polícia Federal sob a acusação de comandar um esquema de jogo ilegal.

O líder do Democratas na Câmara, deputado ACM Neto, afirmou que o DEM deu prazo até esta noite para que Demóstenes se explique sob pena de abertura de processo de expulsão.

"Nós demos ao senador Demóstenes o prazo de segunda-feira à noite, para que ele traga explicações contundentes e consistentes ao partido. O que nós achamos que é muito difícil ele fazer. Caso ele não consiga trazer uma defesa contundente ao partido, o caminho será abertura de processo de expulsão do senador."

FONTE: BLOG DO LINDOMAR RODRIGUES

145 políticos podem perder o mandato no CE


Até agora, apenas dois dos processos julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral resultaram em cassação de cargos


Soma 145 o número de políticos cearenses que ainda correm o risco de perderem seus mandatos por infidelidade partidária, segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará, que, até o momento, contabilizou o recebimento de 213 ações para perda de cargo eletivo por desfiliação de partido. Apenas dois dos 68 processos julgados pelo Tribunal resultaram em cassação.

A primeira decisão pela cassação de mandato foi no julgamento de uma ação contra o vereador de Paraipaba, Urias Alves Moreira, que trocou o PMDB pelo PSB. A outra foi contra o vereador do Município de Varjota, Antônio Edmar Lopes, que deixou o PSB para se filiar ao PMDB. Segundo os dados do TRE,62 ações de perda de cargo foram julgadas improcedentes ou extintas e outros 145 processos aguardam decisão do Tribunal.
Dentre os casos que ainda faltam ser julgados, estão os dos deputados estaduais Cirilo Pimenta, Moésio Loiola, Osmar Baquit e Gony Arruda, que deixaram o PSDB e se filiaram ao recém-criado PSD, e o deputado Perboyre Diógenes, que saiu do PSL para o PMDB. Na lista, também consta ação contra o vereador Salmito Filho, que deixou os quadros do PT e se filiou ao PSB, alegando perseguição pessoal dentro do partido.

Disputa pela Prefeitura de Fortaleza divide os irmãos Ferreira Gomes


Enquanto Cid Gomes prega a manutenção da aliança com o PT; Ciro e Ivo Gomes defendem o fim da aliança com os petistas.
Por: Kyara Aires

Os irmãos da família Ferreira Gomes, nomes mais influentes do PSB no Ceará, divergem em suas opiniões quanto ao futuro das eleições municipais de Fortaleza. O governador Cid Gomes defende, solitariamente, a manutenção da aliança com o PT na capital cearense. Cid insiste em ser fiel ao projeto nacional de aliança entre as duas legendas.
Do outro lado, o ex-ministro Ciro Gomes e o caçula da família, Ivo Gomes, chefe de gabinete do governo do Estado, defendem o fim da aliança com os petistas. Dentro do partido a insatisfação com a aliança é majoritária.
Enquanto isso, a base aliada da prefeita Luizianne Lins não se entende em torno do nome do candidato à sucessão municipal. No páreo cinco nomes: Artur Bruno, Camilo Santana, Elmano Freitas, Acrísio Sena e Guilherme Sampaio. Mas a decisão de Luizianne já está traçada: o secretário de Educação Elmano Freitas.
Elmano surgiu com a desistência de secretário de articulação política, Waldemir Catanho. O secretário de Educação não coleciona nenhum mandato eletivo em seu currículo e emerge como uma proposta nova, desligada do arquétipo de político presente no imaginário do eleitor.
Cid Gomes já declarou que, dentre os pré-candidatos, prefere o secretário estadual de Cidades, Camilo Santana. Mas Luizianne descarta que a decisão seja imposta por demais partidos.
Durante o encontro do PSB, na semana passada, Ciro Gomes disparou questionamentos sobre a indicação de Elmano. “É isso mesmo? A Luizianne quer levar a debate público uma candidatura majoritária do responsável institucional por uma administração sob crítica generalizada da cidade? Quem é o candidato? De onde o senhor veio?”, disse Ciro.
O primogênito da família Gomes disse que, apesar da insatisfação, quem possui a “magistratura” para decidir manter ou não apoio ao PT de Luizianne é o governador Cid Gomes. Ciro garante que a decisão de seu irmão será acatada.
“Se ele (Cid) disser: atenção pessoal, minha palavra é aliança, ele terá pouquíssimas defecções, ou nenhuma. Eu, por exemplo, me alinharei imediatamente, embora vá pedir a ele permissão para viajar para o estrangeiro”, disse.
Nos últimos dias dessa semana o irmão caçula, Ivo Gomes, usou o Facebook para expor seu descontentamento com a Prefeitura de Fortaleza. “Continuidade do atraso. Nem a pau, Juvenal. Continuidade de clientelismo? Já são 20 anos. Tá bom! Continuidade de governo de patota? Fortaleza tá grande demais”, declarou Ivo.
Na sexta-feira (30) o alvo das publicações foi à educação. Ivo disse que não compactuaria com a prática de aparelhar escolas com políticos e justificou suas declarações dizendo que a “educação do povo é inegociável”.

Fonte: Ceará Agora