quinta-feira, 9 de junho de 2011

APÓS QUATRO ANOS STF manda soltar Cesare Battisti


O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, ontem, a imediata soltura do ex-ativista italiano Cesare Battisti, que deve ser libertado hoje. Em uma sessão tensa de seis horas de duração, os ministros afirmaram que a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de negar a entrega de Battisti ao governo italiano é ato soberano e não podia sequer ser analisado pela Corte.

A decisão pôs fim a um processo que durou quatro anos, colocou o ex-presidente Lula em conflito com o tribunal, gerou uma crise diplomática entre o Brasil e a Itália, motivou discussões ríspidas entre ministros e acusações de que o Judiciário estaria interferindo em poderes soberanos do Executivo e do presidente da República. Durante todo esse processo, Battisti permaneceu preso na penitenciária da Papuda, em Brasília.

Segundo o ministro Luiz Fux, a Itália contestava, não apenas um ato do ex-presidente, mas processava a República brasileira. E não caberia ao Supremo julgar um processo como este. "Isso não é da competência do Supremo Tribunal Federal; isso é da competência da Corte de Haia", acrescentou, citando a Corte Internacional de Justiça com sede em Haia (Holanda).

No mesmo sentido votaram o ministro Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Carlos Ayres Britto e Marco Aurélio Mello.

Continue lendo...

Proprietários de terras reclamam dos responsável pela construção de cercas em Catarina


início das obras de pavimentação da CE 277, no trecho entre a cidade de Catarina e a Localidade de Cachoeira de Fora, em Arneiroz, começou a provocar as primeiras queixas. Fazendeiros que possuem terras às margens da estrada estão reclamando do serviço de substituição das cercas de arame. Devido a largura da pista de rolamento, acostamentos e as faixas de domínio, a construtora está recuando o cercado das propriedades, para fazer uma nova e esse trabalho não está agradando por causa da quantidade de fios. “A cerca deveria ter 8 fios de arame farpado, não 6 como está sendo feito e isso não vai segurar nossos animais”, disse um dos proprietários. Ele admitiu que alguns estão se arregimentando para entrar com uma ação na Justiça como forma de encontrar uma solução para o problema.


Rapto de duas crianças mobiliza moradores e Polícia durante madrugada em Itatira

O rapto de duas crianças mobilizou policiais militares e dezenas de moradores no distrito de Lagoa do Mato, em Itatira, há 212 quilômetros de Fortaleza, durante a madrugada desta quarta-feira (8). Um jovem identificado como Pedro raptou dois meninos, de 8 e 10 anos, e os levou para uma casa abandonada no meio da mata, na comunidade de Suçuarana, distante 5 quilômetros da cidade.

De acordo com testemunhas, por volta das 19 horas de terça-feira (7), os garoto, que são irmãos, brincavam na Av. Abolição, perto de casa, quando o jovem chegou e os levou à força para uma floresta na periferia da cidade. Amigos das crianças que presenciaram o rapto acionaram a Policia Militar.

A partir daí, iniciou-se uma operação de busca no meio da mata fechada, que se estendeu até a madrugada. Cerca de 50 moradores contribuíram com os policiais, alguns deles segurando lanternas e pedaços de paus. A criança de 10 anos conseguiu fugir. A outra continuou sob o poder do marginal. O menino que escapou contou à Polícia que o criminoso batia neles e os ameaçava de morte no caminho. O garoto também informou que o marginal estava armado com uma faca e portava uma corda.

Continue lendo...

Em Abaiara, Polícia encontra 109 pedras de crack na casa de traficante

O acusado informou que a droga era comprada na ''Feira do Rolo'', em Juazeiro do Norte. O traficante de drogas conhecido como Cambota da Pedra foi preso em Abaiara, a 498 quilômetros de Fortaleza, na terça-feira, 7, por volta das 23h. Gilberto Luciano de Jesus, de 26 anos, foi preso no centro da cidade com duas trouxas de maconha prontas para a venda.

Policiais militares encontraram mais drogas na casa do acusado, após a prisão. As informações são da Polícia Militar de Brejo Santo.

Foi encontrada na casa 109 pedras de crack que estavam escondidas no vaso sanitário – pesando um total de 61,4g –, 17 trouxas de maconha prontas para a venda, uma motocicleta usada para distribuição, R$ 200 provenientes da venda de drogas, 26 DVD’S e 38 CD’S piratas – que eram vendidos e o dinheiro era usado como capital de giro para compra de mais drogas.

O acusado informou que a droga era comprada na “Feira do Rolo”, em Juazeiro do Norte e era distribuía nas cidades de Abaiara, Missão Velha, Milagres e Brejo Santo. Após a prisão, ele foi conduzido para a Delegacia Regional de Policia Civil de Brejo Santo.

A Polícia Militar conseguiu evitar que detentos da Cadeia Pública de Quixadá, no Sertão Central cearense, desfrutassem de quatro tabletes de maconha e de dois litros de cachaça. De acordo com o capitão Silva, o fato aconteceu por volta das 11 horas de ontem, 7.

Segundo o capitão Silva, o crime foi praticado por um casal que circulava em uma motocicleta e em questão de segundos jogaram os produtos ilícitos e evadiram-sem em seguida. Viaturas foram acionadas com objetivo de prender os acusados, mas não obteve exito na operação.

As investigações a partir de agora são de responsábilidade da Polícia Civil de Quixadá que devem buscar a origem final, ou seja, pra quem era o material.

Recentimente a Polícia Civil prendeu dois tráficantes com drogas e que as mesmas também teriam destinatário final a Cadeia Pública de Quixadá. Nesta ação os investigadores da Polícia Civil já descobriram o nome do traficante e para quem a droga seria entregue na cadeia.

Icó, Cedro, Ipaumirim, Jaguaretama e Jaguaribe são atendidos pelo plantão do MP-CE


O Ministério Público do Ceará (MP-CE) atenderá, através de plantão, no mês de junho, em datas específicas, assim como nos meses anteriores, aos municípios de Icó, Ipaumirim, Jaguaretama e Jaguaribe. A Promotoria de Justiça do Cedro abriu o atendimento nos dias 5 e 6 deste mês.

O PLANTÃO - A escala de plantão dos membros do Ministério Público das Comarcas do interior do Ceará, para o período de 8 de janeiro a 26 de junho de 2011, são garantidos através do anexo único da Portaria n° 206/2011. O documento tem a assinatura da Procuradora-Geral de Justiça, Maria do Perpétuo Socorro França Pinto.

COMARCA DE ICÓ - Da Comarca de Icó, considerada a sede, neste caso, são atendidas as comarcas de Baixio, Cedro, Icó, Ipaumirim, Jaguaretama, Jaguaribe, Orós, Pereiro e Solonópole.


CALENDÁRIO - A seguir, as datas de atendimento:

11 e 12 de junho___1ª Promotoria de Justiça de Icó

18 e 19 de junho___Promotoria de Justiça do Justiça do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Icó

23 de junho___Promotoria de Justiça de Ipaumirim

25 de junho____Promotoria de Justiça de Jaguaretama

26 de junho___Promotoria de Justiça de Jaguaribe


Justiça suspende concurso público em Ibiapina

O concurso público para preenchimento de diversos cargos em Ibiapina (Serra da Ibiapaba) foi suspenso pela Justiça, em razão do pedido de anulação da licitação ou contrato administrativo com o Instituto Nordestino de Educação Políticas, Administrativas e Sociais Ltda (INEPAS), empresa executora do exame.

A ação, do promotor de Justiça Venusto da Silva Cardoso, da comarca de Ibiapina, questiona irregularidades na aplicação de provas. De acordo com o promotor, a Justiça tem o prazo de 30 dias para ajuizamento da ação.

O concurso já havia sido anulado uma vez por recomendação do próprio Ministério Público, tendo em vista a falhas na segurança das provas devido à ausência de lacres nas bolsas de armazenamento. Após, foram reaplicadas novas provas e outros problemas vieram a ocorrer.

Segundo o teor da ação, foram constatados problemas na certificação de lacre das provas e na elaboração do seu conteúdo; suposto beneficiamento direto de parentes que ocupam cargos na Prefeitura; aplicação de novas provas e problemas de conteúdo de prova divergente do edital; e problemas de publicação do resultado do certame.

Elefantes matam homem e deixam feridos


Dois elefantes selvagens mataram um homem e deixaram outras pessoas feridas, no sul da Índia, informaram meios de comunicação do país. O canal de TV New Delhi Television mostrou imagens do corpo de um homem ao pé de um dos animais na cidade de Mysore, no Estado de Karnataka.

A agência Press Trust of India afirmou mais tarde que um dos animais estava preso dentro de uma fazenda e o outro havia recebido tranquilizantes. A agência afirma que várias pessoas ficaram feridas, porém não há detalhes disponíveis.

Centenas de pessoas morrem todos os anos na Índia, quando animais selvagens saem pelas cidades, conforme seus hábitats diminuem de tamanho e eles andam mais para conseguir comida. Os parques onde vivem elefantes muitas vezes são invadidos por pessoas que depredam as florestas ou criam gado nessas áreas. As informações são da Associated Press.

Papa nomeia novos bispos para o Brasil

O Papa Bento XVI nomeou dois novos bispos para o Brasil: dom Roberto Francisco Ferrería Paz para a diocese de Campos e dom Francisco Biasin para Barra do Piraí.
O novo bispo de Campos substitui Roberto Gomes Guimarães, que se aposenta. Dom Roberto Franciso Ferrería, de 58 anos, nasceu em Montevidéu, Uruguai, mas tem nacionalidade brasileira. É formado em Teologia e Direito Canônico.

Já dom Biasin sucede João Maria Messi, que também se aposenta.

Nascido em 1943 em Padua, Itália, iniciou a vida sacerdotal em sua cidade natal, mas se mudou nos anos 70 para o Brasil.

Ministro dos Transportes vem ao Ceará nesta quinta. Encontro com Cid Gomes não está na agenda

O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, cumpre agenda oficial, no Ceará, nesta quinta-feira (09/06). Ele dará ordem de serviço para reconstrução e recuperação de trechos da BR-222, além de autorizar licitações de obras que garantirão a reestruturação da malha rodoviária federal do estado.

O ministro estará acompanhado do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antônio Pagot.

Longe de Cid
O governador Cid Gomes, que já criticou publicamente Alfredo Nascimento, não deve receber o ministro como é de praxe em visitas institucionais. A assessoria de imprensa do ministro diz que não existe nenhuma previsão de encontro entre os dois.

Copa do Brasil No sufoco, Vasco leva o título


Mesmo perdendo por 3 a 2, time cruz-maltino sagra-se campeão da Copa do Brasil e garante vaga na Libertadores

A Copa do Brasil tem um novo e inédito dono e a Libertadores da América 2012 tem o primeiro time brasileiro classificado. É o Vasco da Gama, que depois de oito anos sem um grande título volta a levantar uma taça mesmo com uma derrota por 3 a 2 para o Coritiba, em um jogo dramático no Estádio Couto Pereira, na capital paranaense. Na partida de ida, o Cruz-maltino havia vencido por 1 a 0, em São Januário, no Rio de Janeiro.

O Alviverde começou pressionando, mas tomou um susto aos 11 minutos, após um contra-ataque carioca. Éder Luis fez a jogada na direita e serviu Alecsandro, que só empurrou para o gol. O empate veio aos 29 minutos, depois de falha da zaga vascaína que deixou Bill subir e testar para as redes. O gol animou os donos da casa que pressionaram até o gol de Davi, aos 44 minutos, aproveitando rebote de Fernando Prass.

A virada animou novamente o torcedor e, principalmente o time, que voltou pressionando no segundo tempo em busca do gol que daria o título. Porém, um banho mais gelado do que a noite curitibana, aos 12 minutos, com um chute de Éder Luis, de longe, que desviou e matou Edson Bastos. O duelo não estava encerrado e William, de fora da área fez um golaço para o Vovô. A partir daí pressão verde e branca, mas insuficiente para reverter o resultado.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Quiterianópolis sedia encontro de comunicadores do interior


Por - Amaury Alencar - colaboração Diomar Araújo

Foto – Aécia Leal – Blog Saboeiro Existe

A cidade de Quiterianópolis, a 415 km de Fortaleza, sediou na última sexta-feira (03), o V Encontro de Jornalistas e Radialistas do Interior, promovido pela Associação de Jornalistas do Interior (Aceji), Sindicato dos Correspondentes de Emissoras de Rádio, Jornal e Televisão do Ceará (Sincorce) e prefeitura do município. Cerca de 350 profissionais de comunicação participaram de palestras e debates sobre segurança pública, saúde, educação, meio ambiente e liberdade de imprensa.

O presidente da Aceji, João Ferreira, disse que a entidade pretende estreitar os laços com os comunicadores do interior promovendo encontros e cursos de qualificação em todo o Estado. Já o presidente do Sincorce, Alfredo Costa, exaltou a importância do serviço prestado pelos radialistas, destacando a liberdade de imprensa como um princípio fundamental aos profissionais e à sociedade.

Prefeitos de seis municípios, vereadores, além do deputado federal, Domingos Neto, e do vice-governador, Domingos Filho, prestigiaram o evento. O vice-governador parabenizou as entidades co-promotoras pela iniciativa e disse que o Governo do Estado está aberto a parcerias nos próximos eventos. “Os profissionais de comunicação exercem um papel importante de intermédio entre a população e poder público, e o Governo do Estado está pronto para ajudar todas as iniciativas que venham a fortalecer o setor”. Já o prefeito da cidade, Chico Vieira, agradeceu a valorização dada à cidade no dia do aniversário de 24 anos. “Este encontro foi um marco na história da nossa cidade e não podia ter sido realizado em momento melhor”.

Ao final ficou acertado que Crateús receberá o Congresso Estadual de Radialistas e Jornalistas do Ceará, em novembro. Antes, outros dois encontros serão realizados nos município de Parambu e em outra cidade a ser definida. Diversas personalidades foram homenageadas pelos relevantes serviços prestados à sociedade cearense.

Homenageados com a comenda jornalista Dutra de Oliveira:

· Empresário Andrei Salviano filho, filho do dep. federal Manuel salviano;

· Vice-governador do Estado do Ceará, Domingos filho;

· Dep. federal Domingos Neto;

· Dep. estadual Wellington Landim;

· Chefe do Centro de Pesquisa Paleontológica da Chapada do Araripe, Arthur Andrade;

· Chefe da Estação Ecológica da Aiuaba, Manoel Alencar;

· Prefeito de Aiuaba, Ramilson Araújo;

· Prefeito de Jucás, Helânio Facundo;

· Prefeito de Independência, Valdir Coutinho;

· Prefeito de Crateús, Carlos Felipe;

· Prefeito de Quiterianópolis, Francisco Vieira;

· Sra. Mônica Aguiar mãe do vice-governador Domingos Filho;

· Presidenta da Fundação Bernardo Feitosa de Tauá; Dolores Feitosa;

· Diretora do colégio Antonio Araripe de Tauá, educadora Irmã Orlidina;

· Secretário de Finanças de Quiterianópolis, Francisco Vieira Filho;

· Radialista e vereador de Crateús, Conegundes Soares;

· Radialista João de Deus, Crateús;

· Secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará, coronel João Vasconcelos;

· Superintendente estadual do SEBRAE-CE, Dr. Carlos Cruz.

Além de outras autoridades da vida política do estado e 350 comunicadores de diversas regiões.

Catarina: portão de estabelecimento comercial foi alvejado a tiros

Por Diomar Araújo

Pelo menos três disparos de arma de fogo, a priori ‘pistola’ foram efetuados durante a madrugada desde domingo (5), no portão do Frigorifico Holanda, localizado na Praça da Igrejinha, em Catarina. O proprietário do estabelecimento disse desconhecer o motivo. Policias militares lotados no destacamento de Catarina estiveram agora pela manhã no local onde aconteceu a ocorrência. Não há informações de quem possa ter efetuado os disparos.

A policia vai instaurar um inquérito para apurar os fatos.

GRINGO Despedida com empate


O Corinthians foi ao Rio para enfrentar um Flamengo em festa pela despedida de Petkovic do futebol. Boa oportunidade para roubar pontos de um grande adversário na luta pelo título e assumir a liderança do Campeonato Brasileiro. Mas o time carioca organizou uma celebração comedida e jogou com seriedade. O resultado foi um duelo movimentado e disputado, que culminou com o placar de 1 a 1, neste domingo, no Engenhão.

O empate no Engenhão deixou o Corinthians na liderança do Brasileirão, com sete pontos - pelo menos até o jogo entre Atlético/MG e São Paulo, que somam seis pontos cada e se enfrentam na quarta-feira, no encerramento da terceira rodada do campeonato. Mas o técnico Tite ganhou duas preocupações: os atacantes Jorge Henrique e Liedson deixaram o campo no segundo tempo com contusões e serão avaliados durante a semana. Do lado outro lado, o Flamengo chegou aos cinco pontos ganhos.

Antes de a bola rolar, uma bonita homenagem da torcida do Flamengo a seu ídolo maior dos últimos anos. Um belo mosaico nas cores da bandeira sérvia e com o nome de Petkovic escrito coloriu as arquibancadas do Engenhão. "Agradeço ao Flamengo. Mas a festa acaba aqui. Vamos jogar", disse o agora ex-jogador, que treinou durante a semana para poder jogar os primeiros 45 minutos do jogo deste domingo e, assim, poder encerrar a carreira.

O Corinthians, porém, pretendia estragar a festa de Petkovic. Logo aos 46 segundos, aproveitando erro de saída de bola de David, William chutou forte, o goleiro Felipe espalmou e Liedson quase marcou no rebote. Aos seis minutos, foi a vez de Jorge Henrique invadir a área flamenguista e chutar para fora.

O jogo era extremamente rápido e vertical. E o clima das arquibancadas lotadas dava um ar de decisão para um confronto válido apenas pela terceira rodada do campeonato. Os corintianos dominavam as ações iniciais, com forte marcação na saída de bola flamenguista e graças à boa movimentação do quarteto ofensivo formado por Danilo, William, Liedson e Jorge Henrique.

Mais notícias esportivas...

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR Eliésio Fonteles é eleito prefeito de Alcântaras


Alcântaras. Este Município da Zona Norte amanhece com um novo prefeito. Foi eleito, ontem, em uma eleição suplementar o candidato da coligação PSB/PMDB, Eliésio Fonteles. Os quase 8.400 eleitores foram as urnas entre 8h e 17h, e, ao final, preferiram entregar os destinos administrativos ao candidato Eliésio Fonteles, que obteve 3.036 dos votos válidos. O segundo colocado, Antonio Marcos obteve 2.976 votos (indeferido com recurso), enquanto que o terceiro, Charlys Moreira, somou 102 votos.

"Chego a prefeitura pela vontade do povo. Agora vamos trabalhar para implantar o que foi prometido durante a campanha que é dotar os distritos de subprefeitura e recuperar todas as estradas do Município. O tempo é pouco, mas acredito que com ajuda daqueles que me elegeram, o tempo será suficiente", disse o novo prefeito, Eliésio Fonteles. A diplomação deverá acontecer até o dia 19 e a posse no dia seguinte.

Pela manhã os dois principais candidatos, Antonio Marcos e Eliésio Fonteles, estiveram na missa, celebrada pelo padre Edmilson Eugênio na Igreja São Vicente de Paulo, onde ouviram do celebrante as palavras sobre o momento político vivido na cidade. "A minha preferência é pelo desenvolvimento da cidade. Sei da vontade de cada um de vocês em chegar ao cargo de prefeito. Porém esse desejo tem que ser com muita cautela. Muitas das vezes motivado pela razão a gente acaba esquecendo o ensejo do outro. Torço por aquele que quando eleito faça o melhor por esta cidade".

Continue lendo...

Rateio para morte de Mainha


Investigação mostra que inimigos do pistoleiro se juntaram para pagar pelo seu fuzilamento, em janeiro passado

Um rateio para a morte. Esta é a linha de investigação que a Polícia Civil segue com o objetivo de desvendar o mistério que domina a morte do homem tido até hoje como o maior pistoleiro de aluguel da história do Ceará e do Nordeste, Idelfonso Maia Cunha, o Mainha.

Na tarde do dia 4 de janeiro último, ele foi executado, com nove tiros de pistola, quando transitava pelas ruas do bairro Novo Maranguape montado em um burro. Desde então, o caso está sendo apurado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) com o apoio de setores de Inteligência.

Na semana passada, o Diário do Nordeste teve acesso exclusivo às mais recentes informações da investigação que aponta o nome de, pelo menos, três pessoas como suspeitas de ligação com o crime. Suas identidades no entanto, serão preservadas nesta reportagem, já que os acusados ainda não foram denunciados pelo Ministério Público.

Uma delas é um policial militar já autor de vários crimes e temido na região do Vale do Jaguaribe. Outra, é filha de um político da mesma região, assassinado em dezembro de 2009 em sua fazenda. O terceiro implicado seria o homem que executou Mainha. Preço do crime: R$ 45 mil.

A morte de Mainha, segundo apurou a Reportagem, ´interessava´ a várias pessoas, principalmente aos acusados de terem matado um fazendeiro e ex-prefeito de um Município da região jaguaribana. Também estava interessado na morte do acusado o PM que é acusado de ter fuzilado dois irmãos na cidade de Jaguaretama (um deles, ex-vereador daquela Município).

Continue lendo...,