sábado, 2 de julho de 2011

Morre o senador e ex-presidente da República Itamar Franco


Aos 81 anos, ex-presidente estava com pneumonia aguda. Ele estava internado desde o dia 21 de maio para tratar de leucemia.


O senador e ex-presidente da República Itamar Franco (PPS-MG) morreu aos 81 anos neste sábado (2), em São Paulo.
Itamar estava internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, desde o dia 21 de maio para tratar de uma leucemia. De acordo com os médicos, o ex-presidente reagiu bem ao tratamento da leucemia, mas desenvolveu uma pneumonia grave. Por conta disso, acabou sendo transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Ele passou o aniversário de 81 anos, completados em 28 de junho, na UTI do hospital.
Na sexta-feira (1º), boletim médico divulgado pelo hospital dizia que o estado de saúde de Itamar era grave e que o senador respirava com ajuda de aparelhos.
De acordo com o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o corpo do ex-presidente deve ser velado em Juiz de Fora, neste sábado, e depois seguirá para o Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, onde será novamente velado no domingo. 

Biografia: Itamar Franco foi presidente da República entre 1992 e 1994, depois do impeachment do ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello. Itamar foi também governador de Minas Gerais, senador durante 16 anos, prefeito de Juiz de Fora por dois mandatos e embaixador do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Portugal e na Itália.

O governo: Como presidente, implantou o Plano Real – o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso era o ministro da Fazenda –, que estabilizou a moeda e acabou com a inflação, assinou a Lei dos Genéricos e a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), que abriu caminho para a criação de programas de transferência de renda.
A doença:
Leucemia é um tipo de câncer que atinge os glóbulos brancos, parte do sistema de defesa do organismo, na medula óssea. A doença impede ou prejudica a formação de glóbulos vermelhos e brancos e de plaquetas, causando anemia e abrindo espaço para infecções e hemorragias.

Eleito vice-presidente nas eleições de 1989, Itamar Franco tomou posse em 15 de março de 1990 junto com Fernando Collor de Mello, então governador de Alagoas. A chapa foi eleita com 42% dos votos em um segundo turno disputado contra o petista Luiz Inácio Lula da Silva.
Após denúncias de corrupção e com a popularidade fragilizada por conta da situação caótica da economia, em função dos sucessivos planos econômicos frustrados e a hiperinflação, em setembro de 1992 Collor sofreu impeachment em votação na Câmara dos Deputados.
Itamar Franco, então, assumiu a presidência, aos 62 anos, primeiro interinamente, entre outubro e dezembro de 1992. Em 29 de dezembro de 1992, o político mineiro se tornou, efetivamente, presidente da República.
Entre os ministros escolhidos por Itamar estava Fernando Henrique Cardoso, que acabaria por sucedê-lo na Presidência. FHC ainda foi escolhido para o Ministério da Fazenda, de onde comandou a implementação do Plano Real.
Polêmicas: Itamar Franco teve problemas em sua gestão. Em 1993, suspeitas de fraude no Orçamento derrubaram Henrique Hargreaves da Casa Civil. O ministro, inocentado, voltou ao cargo três meses depois.

Outra polêmica aconteceu durante o carnaval de 1994. O então presidente foi um dos convidados de honra para assistir o desfile das escolas de samba no Rio. Itamar acabou flagrado por fotógrafos de mãos dadas com a modelo Lílian Ramos, que estava sem calcinha. As fotos e relatos repercutiram em jornais e televisões do mundo todo.

Um episódio marcante foi registrado em 23 de agosto de 1993, quando Itamar Franco desfilou por Brasília em uma versão conversível do carro popular. Com a intenção de oferecer um carro mais barato ao consumidor brasileiro, Itamar pediu ao presidente da Autolatina - consórcio das montadoras Volkswagen e Ford-, Pierre-Alain de Smedt, que voltasse a fabricar o Fusca no Brasil. O carro havia saído de linha sete anos antes.
Fonte: G1

CATARINA PASSARÁ A CONTAR COM 11 (ONZE) VEREADORES A PARTIR DE 2012 (CÂMARA MUNICIPAL APRESENTA PROJETO)


A Câmara Municipal de Catarina, apresentou na última Sessão Ordinária, dia 18 (dezoito) de Junho de 2011 (dois mil e onze), o PROJETO DE EMENDA que modifica a redação do Inciso I, do Artigo 29, da LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE CATARINA ficando assim dada a nova redação:
"Art. 29. ....................................................................................................................................
I - Número de 11 (onze) vereadores para a população de até 30.000 (trinta mil) habitantes, observando-se as disposições previstas no Art. 29, Inciso IV, alínea "b" da Constituição Federal.

A emenda produzirá seus efeitos a partir do Processo Eleitoral de 2012 (dois mil e doze). Todos os vereadores assinaram o PROJETO, que de acordo com os mesmos é de grande importância para o municipio passar a contar com mais vereadores, pois o vereador é o elo dos poderes mais próximo da população. O PROJETO foi discutido na última Sessão Ordinária e será novamente discutido e desta vez votado na primeira Sessão Ordinária do mês de Agosto, após o recesso, no dia 13 (treze).

ACOMPANHANDO (OBRA DO ASFALTO CATARINA/CACHOEIRA DE FORA CONTINUAM A TODO VAPOR)


Continua a todo vapor a construção do asfalto da estrada que liga a cidade de Catarina a Vila de Cachoeira de Fora, em Arneiroz.


São 39 quilometros de estrada, que vão proporcionar uma ligação rápida entre a região dos inhamuns com a região centro-sul.


A construtora responsável pela obra de construção do asfalto é a Maciel Engenharia, Terraplanagem e Construções LTDA. Cada vez mais está se realizando um antigo sonho dos moradores de Catarina e de outros municipios vizinhos, uma conquista da Administração Municipal que certamente ficará como um grande marco no desenvolvimento do Municipio que ficará mais visto. Já estão se instalando novos empreendimentos na cidade, gerando dessa forma emprego e renda para a população.


Além do mais o asfaltamento vai proporcionar a volta do intercâmbio entre Tauá e Catarina,que deixou de ter aquela ligação direta por causa da precariedade da estrada. 


A empresa ganhadora ofereceu um valor global de R$20.030.197,62.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Astronautas deixam estação para evitar choque com lixo

Não está ainda claro quando o lixo espacial deve se aproximar da estação

Os seis tripulantes da estação espacial internacional (ISS, na sigla em inglês) foram forçados a deixar o local nesta terça-feira, 28, e seguirem para a espaçonave de resgate Soyuz, por causa de entulho espacial que se aproximava rapidamente, informou a agência russa Interfax. "O lixo espacial foi detectado muito tarde para uma manobra", explicou a agência, citando uma fonte não identificada do setor espacial russo.

"Os seis tripulantes da ISS receberam instruções para se transferir para os veículos da Soyuz", acrescentou a fonte. Um funcionário do controle espacial russo afirmou por telefone que esses incidentes já ocorreram antes e não representam uma emergência. "Se isso for verdade, eles serão seguidos pelo procedimento normal para esvaziar a estação se necessário", afirmou uma porta-voz do controle da missão. "Esta não é uma operação de emergência. Eles têm instruções estabelecidas para isso", explicou.


Não está ainda claro quando o lixo espacial deve se aproximar da estação, nem quando precisamente ele foi detectado. A tripulação é formada por três russos, dois norte-americanos e um japonês. Em março de 2009, três tripulantes tiveram de deixar por um curto período a estação espacial pelo mesmo motivo.

Fonte. O Povo



Iguatuense irá participar do Campeonato Mundial de Jiu Jitsu em São Paulo



Os atletas Iguatuenses seguem mostrando suas forças nas artes marciais, elevando cada vez mais o nome da cidade na modalidade.
O garoto prodígio, André Ribeiro, detentor de diversos títulos no Jiu Jitsu, traz mais uma medalha dourada para cidade; sagrando-se campeão, no último dia 18, da Seletiva do Mundial de Jiu Jitsu, uma das maiores competições do país, que fora realizada no Ginásio Aécio de Borba, na capital cearense.
O atleta foi campeão da categoria pena (até 70 kilos), concorrendo com atletas de todo o país, e ficou em 3ª lugar na categoria absoluto (sem limite de peso), além da conquista, ele carimbou sua vaga para o Mundial de Jiu Jitsu.
“Estou muito feliz por essa vitória que há muito tempo venho treinando, é o esforço do dia a dia, sendo recompensado. Com essa conquista, realizo mais um objetivo da minha vida, e vou treinar bastante, para alcançar mais esse sonho (mundial de jiu jitsu)”, disse.
No último domingo, 26, André Ribeiro, e seus alunos, estiveram presentes no SESC de Juazeiro do Norte, para participarem do 1º Circuito Caririense de Jiu Jitsu. Na ocasião, os seis (06) atletas Iguatuenses, Andre Ribeiro (categoria absoluta), Ricardo Roger (categoria médio), Alisson Montenegro (categoria pesado), Cavalcante Jr. (categoria pesadíssimo), Paulo Scarcela (categoria pluma) e Carlos Eduardo (categoria meio pesado) sagraram-se campeões em suas devidas categorias.
O garoto multicampeão, André Ribeiro, possui conquistas que impressionam e dão orgulho a todos nós, o atleta é Heptacampeão Cearense, Bi Campeão Norte-Nordeste, 3º Lugar no Brasileiro de Jiu Jitsu, além de várias outras conquistas, inclusive na modalidade MMA.
Neste próximo semestre, ocorrerá o Mundial de Jiu Jitsu, em São Paulo (durante os dias 16 a 19 de Julho), o Pan-americano em Brasília (Novembro) e a Seletiva World Pró, que dá direito ao campeão, viajar com todas as despesas pagas para competir em Abudhabi.
A equipe do Portal de Notícias Iguatu.Net, parabeniza e deseja boa sorte, em nome de todos os Iguatuense,  a esse garoto com talento inestimável.

iguatu.net

terça-feira, 28 de junho de 2011

CONSELHO MUNICIPAL DE DIREITOS DO IDOSO DE CATARINA, REALIZARÁ CONFERÊNCIA!

O Conselho Municipal de Direitos do Idoso de Catarina, realizará a II Conferência Municipal de Direitos do Idoso, no dia 29 (vinte e nove) de Junho de 2011 (dois mil e onze), às 07h30min no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), com o tema: "O Compromisso de Todos por um envelhecimento Digno no Âmbito Municipal".
A nossa Assitência Social é uma das melhores do Estado, sendo que está sempre trabalhando pelo conforto dos que necessitam de qualquer tipo de Assistência no Municipio de Catarina.

GANHADOR DA QUINA DA MEGA SENA EM CATARINA AINDA NÃO APARECEU


A população de Catarina, está a procura do ganhador do prêmio da quina da Mega-sena milionária sorteada na última quarta-feira, 22. O valor a ser pago é de R$ 25.649,30. Ele ainda não apareceu para receber o prêmio. O temor é que o ganhador nem se dê conta, já que o prêmio principal ficou acumulado. Ele tem 90 dias para procurar uma Agência da Caixa.

PT de Senador Pompeu-CE deve prestar contas sobre prefeito foragido

O prefeito foragido de Senador Pompeu, Antônio Teixeira (PT), continua oficialmente filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). A prefeita de Fortaleza e presidente do PT Ceará, Luizianne Lins, declarou na noite desta segunda-feira (27) que a comissão executiva do partido só vai decidir o futuro do prefeito foragido quando ouvir a comissão executiva petista do município.

"O PT de Senador Pompeu deve ser chamado para prestar (contas com a cúpula do PT cearense), que é o procedimento do partido. Mas é importante deixar muito claro que o PT não coaduna (apoia) nenhum tipo de desvio de verba pública. O partido vai imediatamente atrás do caso, não faz vista grossa, não jogar para debaixo do tapete", afirmou a prefeita Luizianne.

De acordo com Luizianne, a próxima reunião do partido deve definir se Antônio Teixeira permanece ou não partido. A afirmação foi feita após a reunião da comissão executiva do PT, realizada na sede do partido na noite desta segunda-feira. A reunião foi realizada a portas fechadas. Na pauta, estavam possibilidade de mudança no estatuto do partido e as eleições municipais de 2012.

G1.com

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Modernização dos serviços é a prioridade

mudanças na assembleia

Deputados ressaltam os trabalhos dos últimos presidentes do Legislativo cearense, na valorização do Poder

Em menos de um semestre à frente da administração da Assembleia Legislativa, o deputado Roberto Cláudio (PSB) já fez algumas mudanças na Casa que, na opinião dos deputados mais antigos no Parlamento cearense, demonstram o seu estilo de presidir a Casa. Dentre as novidades anunciadas por Roberto Cláudio está o concurso público ainda neste ano.

Ele assumiu o comando da Casa após duas administrações, que para a maioria dos deputados, marcaram a Assembleia. Os ex-deputados Marcos Cals (PSDB) e Domingos Filho (PMDB). Tanto Cals quanto Domingos, ficaram na presidência por quatro anos. O mandato de presidente da Assembleia é de dois anos, podendo ser reeleito até o fim da legislatura, ou seja, por mais dois anos.

Marcos Cals presidiu a Assembleia na época do governo de Lúcio Alcântara, 2003 a 2006. Foi o tucano quem implantou a TV Assembleia, permitindo que as sessões e outras atividades fossem transmitidas ao vivo para os cearenses. "Um marco histórico, difícil de ser superado", observa o deputado Heitor Férrer (PDT).

Foi também na gestão de Marcos Cals que iniciaram as primeiras modificações no espaço físico da Assembleia, alterações que ganharam maior dimensão quando Domingos assumiu o comando da Casa em 2007, construindo o Complexo de Comissões e a implantação da FM Assembleia, dentre outras obras.

Comissões

"Domingos Filho sequenciou a ação de Marcos Cals, com a edificação das salas das comissões com exemplar funcionalidade, a instalação da rádio Assembleia, que põe diariamente a programação do Legislativo no ar. Foram duas administrações incomparáveis", destaca o tucano Fernando Hugo.

Agora, a administração de Roberto Cláudio, na avaliação de alguns, está mais preocupada com a tecnologia, em dar mais condições de trabalho tanto aos servidores quanto aos parlamentares, além de tornar as ações da Casa mais dinâmicas.

Uma das primeiras medidas tomadas pelo novo presidente da Assembleia foi levar para mais perto do plenário uma consultoria técnica para auxiliar os deputados. Ele também mudou a logomarca do Legislativo cearense, que foi substituída pelo brasão do Estado do Ceará.

Assim que assumiu a presidência tratou de iniciar um estudo para definir as necessidades dos servidores em alguns espaços daquele Poder. O resultado desse levantamento foi o concurso para 100 vagas, sendo 63 para chamamento imediato e 37 para cadastro de reserva.

Outra mudança foi um programa de gestão para o Legislativo cearense, que prevê programa de estágio para estudantes universitários, a digitalização dos documentos, reforma administrativa, atualização cadastral dos funcionários e a implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade. "Foi feito o corpo da Assembleia e agora Roberto Cláudio está cuidando da alma do parlamento", pontua Heitor Férrer (PDT).

FONTE: Diário do Nordeste

Feriado com 91 acidentes nas estradas do Ceará

Feriado prolongado de Corpus Christi foi violento nas estradas do Estado. O balanço das polícias rodoviárias Federal e Estadual registraram 91 acidentes, com 47 feridos e 13 vítimas.

Nas rodovias federais, foram 37 acidentes com 20 feridos e quatro vítimas. As mortes foram decorrentes de atropelamento, nas Brs 116 e 222. Segundo assessor de imprensa da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Darlan Antares, o grande índíce de acidentes envolvendo pedestres deve-se a, principalmente, embriaguez de pedestres e motoristas. Antares também ressalta a "falta de sinalização, passarelas e estrutura das rodovias".

Rodovias estaduais

Nas rodovias estaduais (CEs), foram 54 acidentes com 27 feridos e nove mortes. Segundo o comandante da Polícia Rodoviária Federal, coronel Túlio Studart, houve um aumento de 27% no número de acidentes se comparado ao do ano passado, em que foram registrados 44. O número de mortos também foi superior, em 2010 foram 7 vítimas.

De acordo com Studart, o aumento do número de acidente deve-se à "imprudência dos condutores. Em todos os casos de vítimas, o condutor cometeu uma infração de trânsito ou estava embriagado".

Lei Seca

A PRF também realizou 53 autuações, com seis prisões, de condutores por descumprimento à Lei Seca. Segundo Studart, houve um aumento de 381% no número de procedimentos de Lei Seca em relação ao ano passado.

A Operação Corpus Christi da PRE teve início às 20 horas da quarta-feira (22) e chegou ao fim às 23h59min do domingo (26).

FONTE: Diário do Nordeste

Inscrições para o ProUni terminam nesta sexta-feira

A divulgação da lista dos pré-selecionados em primeira chamada está prevista para o dia 27 de junho

Nesta sexta-feira, 24, é o último dia de inscrições para os interessados em concorrer a uma das 92 mil bolsas oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) no segundo semestre de 2011. O prazo termina às 23h59 e o processo é feito exclusivamente pela internet.


Do total de bolsas oferecidas pelo ProUni nesta edição, 46.970 são integrais e 45.137 parciais, que custeiam 50% da mensalidade. O benefício integral pode ser pleiteado por candidatos que tenham renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo. Já as parciais destinam-se a estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos.


Além de atender aos critérios de renda, o candidato precisa ter atingido o mínimo de 400 pontos na média das cinco provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter tirado zero na redação. Ao inscrever-se, o estudante pode escolher até três opções de curso e instituições diferentes, elegendo suas prioridades.


A divulgação da lista dos pré-selecionados em primeira chamada está prevista para o dia 27 de junho. Os aprovados deverão comparecer às instituições de ensino para as quais foram selecionados até 6 de julho, a fim de comprovar as informações prestadas durante as inscrições. Haverá ainda mais duas chamadas, nos dias 12 e 25 de julho, para preencher as vagas remanescentes. O cronograma completo e a lista das vagas disponíveis podem ser consultados no site do programa.

Agência Brasil


FONTE: Jornal o Povo

domingo, 26 de junho de 2011

CADASTRAMENTO PARA VOTAÇÃO DO CONSELHO TUTELAR DO MUNICÍPIO DE CATARINA.

Começará na manhã desta segunda feita 27/06, cadastro das pessoas interessadas a votarem no conselho tutelar. Segundo a coordenação do conselho tutelar da criança e do adolescente do município de Catarina - Ce, o cadastramento começara das 08h00min as 12h00min e das 14h00min as 17h00min.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EFETUAR O SEU CADASTRO:

Titulo de Eleitor e um documento oficial que contenha foto.

LOCAL DE CADASTRO:

Cede do município

CRAS (Centro de Referencia da Assistência Social), das 08h00min as 12h00min e 14h00min as 17h00min.

ZONA RURAL:

Sitio Figueiredo das 08h00min as 12h00min

Sitio São Gonçalo das 14h00min as 17h00min.