sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Caatinga da fazenda Triunfo no município de Ibaretama será fonte de projeto nacional














As pesquisas do Projeto Biomas, parceria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, a CNA, com a Embrapa, já estão em andamento nos seis biomas brasileiros. “Avançamos com o projeto que vai mostrar que é possível produzir com sustentabilidade, ampliando o uso da árvore nas propriedades rurais”, afirma satisfeita a coordenadora executiva do Projeto Biomas pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Claudia Rabello.
O coordenador nacional do Projeto Biomas, Dr. Gustavo Curcio, também comemora. “Acabamos de escolher a última propriedade rural no Bioma Pantanal. Estamos muitos motivados com o andamento do projeto. Neste momento, são mais de duzentos pesquisadores em todo o país envolvidos em pesquisas com a árvore na propriedade rural brasileira.”
Em novembro, começam a ser implantados os experimentos no Cerrado e na Mata Atlântica e nos outros quatro biomas, a partir do ano que vem.
As pesquisas nos biomas:
Caatinga
O Projeto Biomas ultrapassou a fase de análise de solos e da vegetação da propriedade onde as pesquisas da Caatinga vão acontecer nos próximos anos – a fazenda Triunfo, de Francelino Gomes Cavalcante, no município de Ibaretama, no Sertão central cearense
“Dentro das áreas experimentais a gente busca fazer um mapa de distribuição das fisionomias da vegetação e tenta definir quais são as espécies que mais frequentemente ocorrem em cada uma dessas fisionomias”, explica o Dr. Alexandre Uhlmann, da Embrapa Florestas.
Cerrado
A rede de pesquisadores também já fez o mapeamento de solos e da vegetação na propriedade sede do bioma Cerrado, a fazenda Entre Rios, de José Brilhante Filho, a 60 quilômetros de Brasília.
“O projeto com essa proposta de trazer a árvore para o ambiente rural, tem como consequência toda essa informação em um nível básico de mostrar a importância da árvore, a importância da água, a importância da integração lavoura-pecuária e árvore. Acho que é o principal componente que a gente pode trazer para a sociedade. Porém, isso leva tempo”, afirma o Dr. Felipe Ribeiro, pesquisador da Embrapa Cerrados e coordenador do Projeto Biomas no Cerrado.
Sobre o Projeto Biomas
O projeto é uma parceria entre Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os estudos já estão sendo desenvolvidos em cinco dos seis biomas brasileiros. Os pesquisadores buscam soluções para a produção sustentável de alimentos, a partir da reintrodução da árvore nas propriedades rurais do Brasil.

IGUATU.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário