sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ATERRO SANITÁRIO DE CATARINA VIRA LIXÃO A CÉU ABERTO


O “Aterro Sanitário de Catarina”, encontra-se um verdadeiro lixão a céu aberto.

Na minha missão Vereador que é fiscalizar o município e devido as constantes cobranças de moradores que vivem próximo do local que era pra ser destinado a um aterro sanitário em Catarina, me dispus  a ir até o local comprovar um verdadeiro desrespeito com a população e com o meio ambiente. O que era para ser um aterro sanitário, na verdade é um lixão a céu aberto, onde o mal cheiro eclode e espalha-se por toda a vizinhança, causando transtorno para quem mora na região, principalmente na parte da noite.

O que é um aterro Sanitário?

Aterro sanitário é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nele são dispostos resíduos domésticos, comerciais, de serviços de saúde, da indústria de construção, e também resíduos sólidos retirados do esgoto.
A base do aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados (chorume) acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade - PEAD, sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos. O chorume deve ser tratado e/ou recirculado (reinserido ao aterro) causando assim uma menor poluição ao meio ambiente.
Seu interior deve possuir um sistema de drenagem de gases que possibilite a coleta do biogás, que é constituído por metano, gás carbônico(CO2) e água (vapor), entre outros, e é formado pela decomposição dos resíduos. 
Sua cobertura é constituída por um sistema de drenagem de águas pluviais, que não permita a infiltração de águas de chuva para o interior do aterro. No Brasil, usa-se normalmente uma camada de argila.

Em Catarina no local destinado ao aterro sanitário, o lixo encontra-se totalmente descoberto, vários dejetos prejudiciais a saúde, carcaças de animais em estado de putrefação, sendo que grande parte destes resíduos está sendo queimada e a fumaça tóxica está sendo respirada por quem ali passa e por quem mora na região. Em conseqüência disto aparecerão problemas de saúde, citando também que tal ato está em total desconformidade para com o meio ambiente. Isso é o que podemos chamar de aterro sanitário descontrolado, ou seja, um verdadeiro lixão a céu aberto.

Fica aqui a minha indignação como também de todos os moradores da região circunvizinha ao ‘aterro sanitário’ e espero desde já que imediatamente sejam tomadas providências pelo Senhor Prefeito Municipal.
Abaixo Segue um vídeo do descaso do "Aterro Sanitário de Catarina."

Nenhum comentário:

Postar um comentário