Polícia ´invadiu´ a casa que servia de cativeiro e libertou empresária. O chefe da quadrilha e os comparsas se renderam
Uma operação integrada e sigilosa de três organismos da Segurança Pública terminou por desarticular, na madrugada de ontem, uma organização criminosa interestadual responsável por sequestros em Estados do Norte e Nordeste do País. O grupo mantinha em cativeiro, há 16 dias, a empresária Vanessa Rabelo, 29.
Eram aproximadamente 4h30 e ainda estava muito escuro, quando agentes, delegados e oficiais das coordenadorias de Inteligência (Coin) e de Operações Policiais (Copol), além da Divisão Antissequestro da Polícia Civil (DAS), invadiram uma casa rústica instalada em meio a um matagal na zona rural do distrito de Cristais, no Município de Cascavel (a 83Km de Fortaleza), e resgataram ilesa a refém.
A empresária estava acorrentada a uma cama e havia sido levada para aquele local há dois dias. Antes, passou por outro cativeiro, enquanto a quadrilha negociava com a família da vítima os valores e condições de pagamento do resgate exigido.
Prisões
O chefe da quadrilha é um homem bastante conhecido das autoridades policiais e já envolvido em, pelo menos, outros seis sequestros no Ceará, além de mais dois casos recentes no Estado do Pará. Trata-se de Francisco Pedro Barreto de Freitas, o ´Véio de Chico Peba´, natural de Morada Nova e apontado pela Polícia cearense como de altíssima periculosidade. Na sua ficha constam também crimes de roubo de cargas e assaltos a banco.
Ele foi o primeiro a ser detido. Depois, foram capturados Jair Maurício da Silva, 28; e Fagner Oliveira da Silva, 29. Os dois faziam a guarda do cativeiro. O desmantelamento da quadrilha só foi possível com o trabalho sigiloso realizado desde a data do arrebatamento da vítima, no último dia 2, quando a empresária foi atacada pelos sequestradores logo após deixar o filho numa creche, no Papicu. A caminhoneta dela foi cercada pelo bando.
Além do chefe da quadrilha e dos outros dois componentes do grupo capturados, a Polícia já descobriu a identidade de mais membros da facção criminosa. Entre eles, pode estar o bandido Jandercleiton Rabelo Maciel, natural de Quixadá, e apontado como o ´braço-direito´ de ´Véio de Chico Peba´. Os dois tiveram prisão preventiva decretada no Pará, em 2011, acusados de sequestrar um fazendeiro no Município de Mãe do Rio.
Sequestros
Francisco Pedro Barreto de Freitas era fugitivo do Ceará e responsável pelos sequestros de empresários locais e também do filho de um deles. A operação que culminou na desarticulação da quadrilha foi autorizada e acompanhada pelo secretário da Segurança, Francisco Bezerra.
Secretário elogiou o trabalho da Polícia
O êxito da operação policial foi comemorado e elogiado pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco José Bezerra. Ainda no começo da manhã de ontem, logo após o desfecho da ação em Cascavel, ele compareceu à sede da Divisão Antissequestro e fez questão de cumprimentar cada um dos policiais que participaram das diligências que culminaram na libertação da refém e na prisão dos suspeitos.
O delegado geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, comandou pessoalmente a operação em Cristais. Da equipe fizeram parte também os delegados Rommel Kerth (DAS), Andrade Júnior (Copol), Santos Pastor (Coin), e o coordenador da Coordenadoria de Inteligência.
Durante o cerco no cativeiro, os policiais apreenderam uma pistola de calibre Ponto 40 com dois carregadores municiados.
Família
Ainda na manhã de ontem, o gerente de marketing do Grupo Rabelo, Evandro Colares, concedeu entrevista coletiva para falar sobre o fim do sequestro. Em nome da família, agradeceu aos jornalistas por não terem publicado nada sobre o caso.
A empresária disse que, dentro do possível, foi bem tratada. Contou que somente um dos sequestradores falava com ela durante a permanência no cativeiro. "Ela chegou fisicamente bem, mas psicologicamente fica o trauma", ressaltou Colares, que chegou a se emocionar.
FERNANDO RIBEIRO
EDITOR DE POLÍCIA
FONTE: DN ONLINE
FONTE: DN ONLINE
Nenhum comentário:
Postar um comentário