sexta-feira, 20 de abril de 2012

Prefeitura de Iguatu e Correios lançam selo pelo centenário de Eleazar de Carvalho

Hoje, a partir das 17 horas, será lançado, nesta cidade, em sessão solene da Câmara Municipal, a ser realizada no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Iguatu (CDL), selo e carimbo dos Correios em homenagem ao centenário de nascimento do maestro Eleazar de Carvalho, que nasceu em 28 de junho de 1912. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Iguatu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Durante o mês de maio, todas as correspondências postadas nesta cidade terão o carimbo com a foto estilizada, imagem de partituras e a inscrição “Centenário de Eleazar de Carvalho”. O selo traz foto e inscrição “Maestro Eleazar de Carvalho – 100 anos” e será usado em todas as correspondências enviadas pela Prefeitura no decorrer deste ano. O Município adquiriu 12 mil selos. Colecionadores e moradores também poderão ter acesso a esses selos. Considerado um dos maiores regentes da história do Brasil, Eleazar de Carvalho nasceu em Iguatu, em uma casa na Praça da Matriz de Senhora Sant´Ana. “Essa homenagem é uma forma de reconhecermos a importância do maestro para a música clássica no mundo, pois Eleazar de Carvalho foi diretor e regente das maiores orquestras nos Estados Unidos, na Europa e em São Paulo”, frisou a secretária de Cultura, Diana Mendonça. “Queremos manter em Iguatu a memória viva de seu filho ilustre”. Ela disse que outros eventos alusivos ao centenário do maestro serão promovidos, mas ainda com programação a ser definida.
É provável que ocorra a Semana Maestro Eleazar de Carvalho. No próximo dia 1º de maio vai acontecer uma aula inaugural de reativação da Escola de Música Erudita Maestro Eleazar de Carvalho, que foi instalada pela viúva do maestro, Sônia Muniz, em 2005 e funcionou até 2009. “Teremos aula de violoncelo, viola clássica e baixo. As inscrições estão abertas”, anunciou.
Cultura musical
Para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, a possibilidade de homenagear o maestro Eleazar de Carvalho é uma oportunidade de proporcionar à população que utilizam os serviços dos Correios um meio de homenagear um filho ilustre de Iguatu, que prestou relevantes serviços à cultura musical.
O diretor regional da empresa, Francisco Haroldo Aragão, vai participar hoje da solenidade de lançamento do selo e do carimbo ao lado do Prefeito de Iguatu, Agenor Neto.
O carimbo comemorativo é uma marca postal que registra e documenta acontecimentos socioculturais, históricos e permanece ativo por um período de 30 dias a partir da data de lançamento. Depois, segue para o Museu Postal e Telegráfico em Brasília, perpetuando o acontecimento na História. O selo personalizado é composto por duas imagens distintas: um selo postal e uma imagem do homenageado, personalidade, sinais ou obras de arte. A Prefeitura não informou o valor do investimento para a aquisição do carimbo e do selo comemorativos.
A viúva do maestro Eleazar de Carvalho, por telefone, lamentou a ausência no acontecimento de hoje, em decorrência de compromissos anteriormente firmados. Disse estar muito emocionada com a homenagem que a Prefeitura de Iguatu está fazendo com o maestro no ano de seu centenário de vida. “É uma emoção muito grande, algo fantástico, saber que o berço do maestro o reconhece e o homenageia”, frisou. “Estou muito feliz e Eleazar de Carvalho, onde estiver, também está contente porque ele sempre fez questão de dizer que era de Iguatu”.
Sônia Muniz destacou a importância do trabalho do maestro na implantação do Festival de Inverno de Campos do Jordão e de outros eventos que deram oportunidade para a formação de jovens músicos. “Ele foi o maestro que fez o movimento musical clássico no Brasil, abrindo espaço e oportunidade para formação de jovens e muitos aprenderam, cresceram e se destacaram”, frisou. “A música clássica é elitista, mas todos podem aprender, é preciso ter oportunidade e os mais pobres têm mais talentos, dom de Deus”.
FIQUE POR DENTRO
Maestro teve formação internacional
O maestro Eleazar de Carvalho nasceu em Iguatu em 28 de junho de 1912 e começou os seus estudos musicais na Marinha, na Banda de Fuzileiros Navais. Pouco tempo depois já ingressava na Escola Nacional de Música, onde se formou com méritos.
Obteve formação com o maestro russo Sergei Koussevitzky, em Tanglewood, Massachusetts, de quem foi assistente e depois diretor do Festival e da Orquestra Sinfônica de Tanglewood. Dirigiu por 24 anos a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e por 20 anos foi o diretor do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Foi professor de regência da Juilliard School e Yale University e detentor do título de diretor e regente Emeritus da Sinfônica de Saint Louis. Esteve à frente das maiores orquestras do mundo: Orquestra de Boston, Filarmônica de Viena, Filarmônica de Israel e todas as importantes orquestras de países como França, Bélgica e Itália.
Mais informações:
Prefeitura Municipal de Iguatu
Secretaria de Cultura
Núcleo de Arte, Rua 21 de Abril
S/N, Bairro Prado
Telefone: (88) 3581. 7649
HONÓRIO BARBOSAREPÓRTER DO DIÁRIO DO NORDESTE
FONTE: IGUATU.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário