terça-feira, 14 de agosto de 2012

Mensalão: Brasileiros não acreditam que réus serão condenados






Segundo um levantamento divulgado pela Datafolha, 73% da população acredita que os acusados de participar do escândalo do mensalão devem ser condenados. No entanto, apenas 11% acreditam que os réus serão presos.
Já em relação à hipótese de absolvição dos réus, apenas 5% votam para que eles sejam inocentados e 43% estão certos de que este será o resultado do julgamento.
Do total de entrevistados, 14% querem a condenação dos réus, e 37% não defendem a pena de prisão para os acusados.
Caso o Supremo Tribunal Federal julgue os acusados culpados, eles poderão ser condenados à prisão ou à prestação de serviços comunitários. Também existe a hipótese de os réus serem condenados à prisão em liberdade, caso os crimes já estejam prescritos.
De acordo os dados da pesquisa, 82% dos brasileiros acreditam que o mensalão envolveu o uso de dinheiro público para comprar votos no Congresso e apenas 7% confiam na linha de defesa dos réus, que negam a prática de corrupção e sustentam que houve apenas caixa dois de campanha.
O julgamento não deverá influenciar nas eleições deste ano, afirmam 50% dos entrevistados. Outros 41% dizem que o resultado terá alguma influência.
Segundo o nível de informação sobre o caso, 81% dos brasileiros tem conhecimento do mensalão, mas apenas 18% se consideram bem informados.
A opinião sobre a cobertura da imprensa está dividida: 45% a consideram completa, e 42%, incompleta. Para 46%, o trabalho dos meios de comunicação é parcial. Para outros 39%, é imparcial. Já 46% consideram a cobertura “séria” e 38%, “sensacionalista”.
O Datafolha entrevistou 2.562 pessoas. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Fonte: O Estado CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário