terça-feira, 4 de setembro de 2012

Péssimo estado de rodovias contribui para acidentes no CE


A malha viária do Estado está com áreas danificadas em todas as regiões, sem asfalto e com buracos


Tauá As estradas do Ceará continuam no alvo de reclamações dos motoristas que precisam trafegar pelo Interior do Estado. Em todas as regiões, existem rodovias em péssimo estado, com buracos que estão causando graves acidentes com mortes. Em Tauá, a dona de casa Maria Adelaide, 54 anos, saiu gravemente ferida e veio a falecer em um acidente envolvendo duas motos pilotadas por dois jovens na localidade de Bom Jesus, neste Município, na última semana.



Adelaide sofreu traumatismo craniano, foi transferida para o Instituto José Frota (IJF), em Fortaleza, mas não resistiu aos ferimentos. As duas motos estavam sendo pilotadas por filhos da vítima. Um deles, ao tentar desviar dos buracos, acabou tendo problema e foi atingido pela outra moto pilotada pelo irmão. A tragédia ocorreu na BR-020, tendo como causa a buraqueira na rodovia. Acidentes como esses são comuns nos trechos próximos a esta cidade, com veículos e motocicletas.



A população dos Inhamuns continua enfrentando problemas devido ao mau estado da BR-020, rodovia que corta boa parte dos Municípios desta região. O asfalto foi recuperado há menos de dois anos, mas logo ficou em situação precária, e o trânsito se torna mais difícil a cada dia. Esse é o grande medo do motorista Nilberto Nunes, que viaja toda semana de Canindé com destino a Tauá. "Saio de casa e minha esposa enche os olhos de lágrimas pensando que não vou voltar para ela. A buraqueira tem sido a grande causa dos acidentes graves", comenta.



É fácil ver longos engarrafamentos, carros pesados tombados no meio do asfalto, como na semana passada, com uma carreta, outros entrando na contramão, carros mergulhando os pneus nas crateras, muita chateação e trânsito lento.



Jose Pereira da Silva diz que já presenciou vários acidentes na BR-020. "Durante a noite, já tive que vir socorrer viajantes que tiveram seus carros quebrados. Prova da pouca vida útil do conhecido asfalto "sonrisal", aquele que derrete com as primeiras chuvas´´, critica ele.



As rodovias estaduais, de acordo com o Departamento Estadual de Rodovias (DER) estão em bom estado. A CE-187, que corta vários Municípios dos sertões de Crateús, já se encontra com buracos no trecho que liga Crateús a Tamboril, apesar de ter sido pavimentada há pouco mais de um ano. Sobre o trecho, a assessoria do órgão disse que "diariamente os Distritos Operacionais do DER fazem trabalho de conservação que inclui ações de tapa buraco".



Banabuiú



Na região Centro do Estado, o trecho da rodovia BR-122, de acesso da cidade de Quixadá a Banabuiú, é considerado o pior da região. Segundo o chefe de gabinete da Prefeitura de Banabuiú, Altamiro Sales, há mais de 15 anos não recebe novo capeamento. O problema só não é mais grave porque o Departamento Estadual de Rodovias (DER) realiza a recuperação.



De acordo com o representante da administração municipal, o governador Cid Gomes se comprometeu em recapear o trecho de 43Km, mas, como é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), o serviço só poderá ser realizado mediante autorização do órgão do Governo Federal.



No Vale do Jaguaribe, há nove anos, a rodovia estadual 358, que liga Limoeiro do Norte a Tabuleiro do Norte, foi asfaltada e reinaugurada. Há oito anos, importante trecho da estrada está totalmente destruído e o motorista segue na forma carroçável. Até agora, não existe data para restauração da rodovia, que tem um dos piores trechos rodoviários do Vale do Jaguaribe.



A estrada ruim favorece acidente e assalto. Toda semana, motociclistas são vítimas de uma quadrilha que age impunemente na região. A ligação entre os dois Municípios corta o Rio Jaguaribe por meio de uma ponte do tipo passagem molhada.



Desde os períodos chuvosos de 2004, um ano após a inauguração, as águas levaram a manta asfáltica. O trecho até foi restaurado dois anos depois, e as águas levaram novamente o material.



Por um trecho de 300 metros, a rodovia asfaltada vira estrada carroçável arriscada, justo por onde passa o rio. De acordo com ambientalistas, uma das maiores causas da erosão foi o desvio no curso do rio, que passa mais próximo de Tabuleiro do Norte.



A ação foi admitida pela própria equipe de engenharia, após indagação da reportagem do Caderno Regional no ano de 2003. As águas no "lado" de tabuleiro favoreceriam o ponto turístico. A rodovia ainda não entrou em nenhum programa de recuperação do DER, conforme admitido pelo próprio órgão.



Depois de muita reclamação e transtornos, finalmente, o trecho de 35Km da rodovia BR-230, conhecida por Transamazônica, entre as cidades de Várzea Alegre e Farias Brito, no Sul do Ceará, começou a ser recuperado. Desde 2009, que os buracos na via foram aumentando e em alguns pontos transformaram-se em verdadeiras crateras, exigindo paciência e atenção dos motoristas.



O trecho da BR-230 entre Várzea Alegre e Farias Brito intercala a rodovia estadual CE-060 (Estrada do Algodão), e é importante porque faz a ligação para a região Sul do Estado (Cariri cearense). De Iguatu a Várzea Alegre, o asfalto está em boas condições, e a partir de Farias Brito até a cidade de Crato é uma via nova, reconstruída recentemente.



Zona Norte



Os motoristas que saem de Sobral rumo à Capital possuem duas opções de caminho: a BR-222, que passa por um recapeamento; e a CE-178, cujas obras de restauração acabaram ano passado. Os problemas de locomoção entre as duas cidades não são atuais. No ano passado, a BR foi palco de um rally que contou com a presença do governador do Estado, Cid Gomes.



O pior trecho, de acordo com os motoristas, são os 30Km que ligam Itapajé a Umirim, seguido pelo que liga Itapajé a Patos. Ambos estão em obras de restauração, manutenção e sinalização.



De acordo com a assessoria do Departamento Estadual de Rodovias (DER), a boa condição da CE-178 se dá devido a manutenção permanente que é feita. Segundo os dados do Departamento, o Estado possui, atualmente, 11 Distritos Operacionais atuando diariamente.



No Ceará, há 2.181Km de rodovias federais sob responsabilidade do Dnit. As estradas mais danificadas são as BRs-222 que liga Fortaleza à região Norte, a BR-020 e a BR-116, que liga a Capital ao Sul do Estado. Pelo menos em 400Km dessas duas vias, há trechos danificados, apresentando buracos e deficiência na sinalização.



O trecho de 20km próximo ao triângulo de acesso à cidade de Ipaumirim, na BR-116, está estragado, obrigando os motoristas a trafegarem na contramão e em ziguezague os inúmeros buracos. As rodovias estaduais apresentam, no geral, situação de regularidade, com trechos reconstruídos e outros com serviço de tapa-buracos, segundo o DER. A reportagem entrou em contato com as assessorias de imprensa do DNIT e do DER, mas, até o fechamento desta edição, não houve retorno de informações.



Mais informações:



Dnit em Brasília
Assessoria de Comunicação
Fone: (61) 3315. 4161
DER - Fortaleza
Fone:  (85) 31015310



Impactos negativos no setor produtivo



Crateús Quando moradores do Interior precisam viajar para Fortaleza têm que enfrentar uma série de dificuldades por via rodoviária. Há trechos bastante inseguros. Os motoristas devem trafegar devagar devido aos buracos. Em marcha lenta, ficam expostos a assaltos, que têm aumentado nos últimos meses. Na BR-020, o trecho mais crítico é entre Cruzeta e Canindé.



Carreta virada na BR-020. Produtos ficam perdidos ou são entregues com atraso, causando prejuízos na economia dos Municípios no Interior FOTO: ANTº CARLOS ALVES




Próximo à Madalena, a rodovia está bem deteriorada e os motoristas, muitas vezes, têm de utilizar o acostamento. Para o lado do Piauí, também há trechos danificados.



"Os gastos com a manutenção dos veículos também aumentam muito, assim como o consumo de combustível e o risco de acidentes, então, não é possível que essa situação perdure. O mais revoltante é que não tem dois anos que essa estrada teve trechos recuperados e já está assim, quase intrafegável", ressalta Jefferson Massilon, empresário e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Tauá.



O poder público também se ressente do mau estado da BR-020. Veículos têm que ser recuperados, as viagens se tornam bem mais longas, trazendo insegurança e prejuízos para a economia dos Municípios. "A economia e o comércio de Crateús e região sofrem com o mau estado da rodovia, temos muitos prejuízos", afirma o chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Crateús, Romildo Marçal.



A quadra invernosa de 2010 e 2011 e o intenso fluxo de veículos contribuíram para estragar ainda mais o trecho da BR-230. O asfalto já dava sinais de desgaste. O trecho ficou comprometido e os motoristas procuraram alternativa de tráfego. A redução trouxe prejuízo para o comércio local, em particular postos de gasolina, restaurantes e lojas de conveniências.



O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Várzea Alegre, Luís Fernando Costa Cavalcante, disse que havia o temor entre os empresários da cidade ficar isolada. "A nossa preocupação é enorme, mas, finalmente, começaram a fazer um serviço de tapa-buraco", disse. "Esse trecho danificado trouxe muito prejuízo para o comércio local com a redução do fluxo de veículos por Várzea Alegre. Os motoristas preferiram viajar por Caririaçu", afirmou.



Falta de manutenção



O gargalo histórico ocorre entre Várzea Alegre e Farias Brito. "Já fizemos muitas manifestações e pedidos para a recuperação desse trecho", observou Fernando Costa. "Esperamos que o serviço não seja mal feito e que fique apenas no tapa-buraco, porque o asfalto precisa de uma nova camada".



O prefeito de Várzea Alegre, Zé Hélder Máximo, chamou a atenção para a necessidade de serviços de manutenção das rodovias. "Não adianta apenas fazer serviço emergencial ou mesmo reconstruir se não houver manutenção permanente", disse. "Quando chega o período das chuvas, os buracos começam a reaparecer".



De acordo com a Superintendente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Sobral, Daniela Costa, a situação das estradas que ligam a cidade a Fortaleza prejudica a economia local. "A situação da pista torna o transporte mais difícil. Os motoristas têm que andar com uma velocidade mais baixa. A vida do condutor fica em risco", explica.



Conforme ela, o setor produtivo sente a situação como um descaso do poder público. O preço da mercadoria aumenta, no mínimo, 15%, de acordo com os dados da superintendente.



"Além da BR, o transporte também é feito pela CE-178, que liga Sobral a Itapipoca, que aumenta a distância consideravelmente apesar das boas condições da estrada", declara.



Para o secretário de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Município, Pedro Aurélio Ferreira Aragão, a situação da BR-222 é um problema para a cidade. Segundo ele, devido à política de atração de investimentos para o polo industrial de Sobral, sempre há negociações ocorrendo e que, no momento final de algumas, os investidores desistem devido às condições precárias da rodovia.



"O principal prejuízo causado é no escoamento de nossa produção. Para os investidores, tentamos explicar que esse é um problema passageiro, mas, devido à grande demora de correção, ficamos sem argumentos", finaliza.

DN ONLINE

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