segunda-feira, 6 de junho de 2011

Quiterianópolis sedia encontro de comunicadores do interior


Por - Amaury Alencar - colaboração Diomar Araújo

Foto – Aécia Leal – Blog Saboeiro Existe

A cidade de Quiterianópolis, a 415 km de Fortaleza, sediou na última sexta-feira (03), o V Encontro de Jornalistas e Radialistas do Interior, promovido pela Associação de Jornalistas do Interior (Aceji), Sindicato dos Correspondentes de Emissoras de Rádio, Jornal e Televisão do Ceará (Sincorce) e prefeitura do município. Cerca de 350 profissionais de comunicação participaram de palestras e debates sobre segurança pública, saúde, educação, meio ambiente e liberdade de imprensa.

O presidente da Aceji, João Ferreira, disse que a entidade pretende estreitar os laços com os comunicadores do interior promovendo encontros e cursos de qualificação em todo o Estado. Já o presidente do Sincorce, Alfredo Costa, exaltou a importância do serviço prestado pelos radialistas, destacando a liberdade de imprensa como um princípio fundamental aos profissionais e à sociedade.

Prefeitos de seis municípios, vereadores, além do deputado federal, Domingos Neto, e do vice-governador, Domingos Filho, prestigiaram o evento. O vice-governador parabenizou as entidades co-promotoras pela iniciativa e disse que o Governo do Estado está aberto a parcerias nos próximos eventos. “Os profissionais de comunicação exercem um papel importante de intermédio entre a população e poder público, e o Governo do Estado está pronto para ajudar todas as iniciativas que venham a fortalecer o setor”. Já o prefeito da cidade, Chico Vieira, agradeceu a valorização dada à cidade no dia do aniversário de 24 anos. “Este encontro foi um marco na história da nossa cidade e não podia ter sido realizado em momento melhor”.

Ao final ficou acertado que Crateús receberá o Congresso Estadual de Radialistas e Jornalistas do Ceará, em novembro. Antes, outros dois encontros serão realizados nos município de Parambu e em outra cidade a ser definida. Diversas personalidades foram homenageadas pelos relevantes serviços prestados à sociedade cearense.

Homenageados com a comenda jornalista Dutra de Oliveira:

· Empresário Andrei Salviano filho, filho do dep. federal Manuel salviano;

· Vice-governador do Estado do Ceará, Domingos filho;

· Dep. federal Domingos Neto;

· Dep. estadual Wellington Landim;

· Chefe do Centro de Pesquisa Paleontológica da Chapada do Araripe, Arthur Andrade;

· Chefe da Estação Ecológica da Aiuaba, Manoel Alencar;

· Prefeito de Aiuaba, Ramilson Araújo;

· Prefeito de Jucás, Helânio Facundo;

· Prefeito de Independência, Valdir Coutinho;

· Prefeito de Crateús, Carlos Felipe;

· Prefeito de Quiterianópolis, Francisco Vieira;

· Sra. Mônica Aguiar mãe do vice-governador Domingos Filho;

· Presidenta da Fundação Bernardo Feitosa de Tauá; Dolores Feitosa;

· Diretora do colégio Antonio Araripe de Tauá, educadora Irmã Orlidina;

· Secretário de Finanças de Quiterianópolis, Francisco Vieira Filho;

· Radialista e vereador de Crateús, Conegundes Soares;

· Radialista João de Deus, Crateús;

· Secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará, coronel João Vasconcelos;

· Superintendente estadual do SEBRAE-CE, Dr. Carlos Cruz.

Além de outras autoridades da vida política do estado e 350 comunicadores de diversas regiões.

Catarina: portão de estabelecimento comercial foi alvejado a tiros

Por Diomar Araújo

Pelo menos três disparos de arma de fogo, a priori ‘pistola’ foram efetuados durante a madrugada desde domingo (5), no portão do Frigorifico Holanda, localizado na Praça da Igrejinha, em Catarina. O proprietário do estabelecimento disse desconhecer o motivo. Policias militares lotados no destacamento de Catarina estiveram agora pela manhã no local onde aconteceu a ocorrência. Não há informações de quem possa ter efetuado os disparos.

A policia vai instaurar um inquérito para apurar os fatos.

GRINGO Despedida com empate


O Corinthians foi ao Rio para enfrentar um Flamengo em festa pela despedida de Petkovic do futebol. Boa oportunidade para roubar pontos de um grande adversário na luta pelo título e assumir a liderança do Campeonato Brasileiro. Mas o time carioca organizou uma celebração comedida e jogou com seriedade. O resultado foi um duelo movimentado e disputado, que culminou com o placar de 1 a 1, neste domingo, no Engenhão.

O empate no Engenhão deixou o Corinthians na liderança do Brasileirão, com sete pontos - pelo menos até o jogo entre Atlético/MG e São Paulo, que somam seis pontos cada e se enfrentam na quarta-feira, no encerramento da terceira rodada do campeonato. Mas o técnico Tite ganhou duas preocupações: os atacantes Jorge Henrique e Liedson deixaram o campo no segundo tempo com contusões e serão avaliados durante a semana. Do lado outro lado, o Flamengo chegou aos cinco pontos ganhos.

Antes de a bola rolar, uma bonita homenagem da torcida do Flamengo a seu ídolo maior dos últimos anos. Um belo mosaico nas cores da bandeira sérvia e com o nome de Petkovic escrito coloriu as arquibancadas do Engenhão. "Agradeço ao Flamengo. Mas a festa acaba aqui. Vamos jogar", disse o agora ex-jogador, que treinou durante a semana para poder jogar os primeiros 45 minutos do jogo deste domingo e, assim, poder encerrar a carreira.

O Corinthians, porém, pretendia estragar a festa de Petkovic. Logo aos 46 segundos, aproveitando erro de saída de bola de David, William chutou forte, o goleiro Felipe espalmou e Liedson quase marcou no rebote. Aos seis minutos, foi a vez de Jorge Henrique invadir a área flamenguista e chutar para fora.

O jogo era extremamente rápido e vertical. E o clima das arquibancadas lotadas dava um ar de decisão para um confronto válido apenas pela terceira rodada do campeonato. Os corintianos dominavam as ações iniciais, com forte marcação na saída de bola flamenguista e graças à boa movimentação do quarteto ofensivo formado por Danilo, William, Liedson e Jorge Henrique.

Mais notícias esportivas...

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR Eliésio Fonteles é eleito prefeito de Alcântaras


Alcântaras. Este Município da Zona Norte amanhece com um novo prefeito. Foi eleito, ontem, em uma eleição suplementar o candidato da coligação PSB/PMDB, Eliésio Fonteles. Os quase 8.400 eleitores foram as urnas entre 8h e 17h, e, ao final, preferiram entregar os destinos administrativos ao candidato Eliésio Fonteles, que obteve 3.036 dos votos válidos. O segundo colocado, Antonio Marcos obteve 2.976 votos (indeferido com recurso), enquanto que o terceiro, Charlys Moreira, somou 102 votos.

"Chego a prefeitura pela vontade do povo. Agora vamos trabalhar para implantar o que foi prometido durante a campanha que é dotar os distritos de subprefeitura e recuperar todas as estradas do Município. O tempo é pouco, mas acredito que com ajuda daqueles que me elegeram, o tempo será suficiente", disse o novo prefeito, Eliésio Fonteles. A diplomação deverá acontecer até o dia 19 e a posse no dia seguinte.

Pela manhã os dois principais candidatos, Antonio Marcos e Eliésio Fonteles, estiveram na missa, celebrada pelo padre Edmilson Eugênio na Igreja São Vicente de Paulo, onde ouviram do celebrante as palavras sobre o momento político vivido na cidade. "A minha preferência é pelo desenvolvimento da cidade. Sei da vontade de cada um de vocês em chegar ao cargo de prefeito. Porém esse desejo tem que ser com muita cautela. Muitas das vezes motivado pela razão a gente acaba esquecendo o ensejo do outro. Torço por aquele que quando eleito faça o melhor por esta cidade".

Continue lendo...

Rateio para morte de Mainha


Investigação mostra que inimigos do pistoleiro se juntaram para pagar pelo seu fuzilamento, em janeiro passado

Um rateio para a morte. Esta é a linha de investigação que a Polícia Civil segue com o objetivo de desvendar o mistério que domina a morte do homem tido até hoje como o maior pistoleiro de aluguel da história do Ceará e do Nordeste, Idelfonso Maia Cunha, o Mainha.

Na tarde do dia 4 de janeiro último, ele foi executado, com nove tiros de pistola, quando transitava pelas ruas do bairro Novo Maranguape montado em um burro. Desde então, o caso está sendo apurado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) com o apoio de setores de Inteligência.

Na semana passada, o Diário do Nordeste teve acesso exclusivo às mais recentes informações da investigação que aponta o nome de, pelo menos, três pessoas como suspeitas de ligação com o crime. Suas identidades no entanto, serão preservadas nesta reportagem, já que os acusados ainda não foram denunciados pelo Ministério Público.

Uma delas é um policial militar já autor de vários crimes e temido na região do Vale do Jaguaribe. Outra, é filha de um político da mesma região, assassinado em dezembro de 2009 em sua fazenda. O terceiro implicado seria o homem que executou Mainha. Preço do crime: R$ 45 mil.

A morte de Mainha, segundo apurou a Reportagem, ´interessava´ a várias pessoas, principalmente aos acusados de terem matado um fazendeiro e ex-prefeito de um Município da região jaguaribana. Também estava interessado na morte do acusado o PM que é acusado de ter fuzilado dois irmãos na cidade de Jaguaretama (um deles, ex-vereador daquela Município).

Continue lendo...,

Nenhum comentário:

Postar um comentário